TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Escola de Educação Profissional Senac Rio Grande do Sul

Por:   •  1/8/2023  •  Artigo  •  445 Palavras (2 Páginas)  •  110 Visualizações

Página 1 de 2

[pic 1]

Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial

Escola de Educação Profissional Senac Rio Grande do Sul

Curso Técnico em Recursos Humanos

Thiago Paz Luz Gomes

Projeto Integrador III – Etapa 8

Tutor: Patrícia  

Alto Araguaia- MT

2023

ETAPA 8 – PROJETO INTEGRADOR III

MODELO DE RELATÓRIO

Política salarial e plano de cargos e salários

Imagine que você está atuando em uma organização pequena (prestadora de serviços na área de computadores) que conta com apenas uma pessoa no setor de recursos humanos (RH), um diretor e quatro funcionários (técnicos em informática). Os técnicos têm reclamado que funcionários que desempenham as mesmas funções em outra empresa do mesmo ramo recebem salários um pouco mais altos. O RH informou que, de fato, a maioria dos funcionários, que trabalha há mais de dois anos na empresa, não recebeu reajuste salarial.

A partir do conteúdo estudado, investigue a possibilidade de ser criada uma política salarial simplificada. Para tanto, elabore um relatório a ser apresentado ao gestor (siga o roteiro a seguir).

1. Explique brevemente a serventia das diretrizes de política salarial e elenque os critérios que podem ser utilizados. Lembre-se de escrever com suas palavras e embasado no conteúdo.

A diretriz de política salarial serve como uma forma de destacar a empresa e coloca –lá no mercado, como também motivar o colaborador quanto a remuneração correspondente a sua função e formação. Podendo utilizar do critério de contração: Formação, experiência e competência no cargo. E conforme os cargos descritos na problemática acima, podemos realizar um pesquisa de mercado para saber quantos estão pagando nas empresas concorrentes, realizando alguns reajuste por competência de cargo e formação.

 

2. Explique as modalidades de reajuste salarial. Lembre-se de escrever com suas palavras e embasado no conteúdo.

São duas; uma o empregado passa a integrar o quadro da empresa depois do 1 mês da contratação chamada de proporcional e a outra chamada de retroativa ocorre entre a data base e o acordo coletivo, também pode ser proporcional . Por isso, para os casos do Diretor teremos um reajuste no salário de 20 %, já os cargos de Técnicos em Informática 15% e o Gestor de Rh uns 18% , após as pesquisas salariais concluídas.

3. Explique o que é o plano de cargos e salários e argumente por que seria importante a empresa exemplificada ter um plano de cargos e salários definido. Lembre-se de escrever com suas palavras e embasado no conteúdo.

Por que o plano garante mais confiabilidade e transparência para a empresa, seus colaboradores e os possíveis processos de recrutamento e seleção, ele também serve para elevar a produtividade, melhorar o engajamento, atrair e reter talentos, diminuir a rotatividade e desmotivação já que na problemática proposta, fica visível a insatisfação dos colaboradores.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3 Kb)   pdf (69.1 Kb)   docx (20.3 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com