TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Estratégia de Negócios

Por:   •  28/3/2021  •  Pesquisas Acadêmicas  •  500 Palavras (2 Páginas)  •  79 Visualizações

Página 1 de 2

O QUE FUNCIONA E O QUE NÃO FUNCIONA NA ABORDAGEM DE MICHAEL PORTER, SOBRE ESTRATÉGIA DE NEGÓCIOS

Diante de um mercado altamente competitivo as organizações, assim como qualquer tipo de negócio vem sofrendo grandes transformações ao longo do tempo. Dessa forma, para se manterem no mercado e ficarem a frente de seus concorrentes, as empresas buscam inovar e para isso utilizam de estratégias que possam proporcionar um retorno significativo, garantindo uma vantagem sustentável que permita superar a concorrência e se manter numa posição superior no mercado. No entanto, existem estratégias que funcionam e levam a empresa ao sucesso, bem como aquelas que não funcionam e acabam induzindo ao fracasso.

         No que concerne as estratégias que funcionam nos negócios, são citadas aquelas que andam junto com a eficácia operacional, pois só assim as empresas desempenham atividades diferentes dos seus concorrentes ou similares, mas de maneira diferente e dá melhor forma, assim, produzindo mais rápido seus produtos e reduzindo falhas. Uma vez que, a estratégia só funciona quando a empresa melhora sua eficácia operacional, desempenhando dá melhor forma e em conjunto suas atividades, mas com visão e posicionamento estratégico para investir em atividades únicas ou até mesmo em produtos ou serviços variados, porém utilizando sempre um conjunto de atividades diferentes. Neste sentido, Michael E. Porter destaca que:

Estratégia é criar ajuste entre as atividades de uma empresa. O sucesso de uma estratégia depende de fazer bem várias coisas – e não apenas algumas – e da integração entre elas. Se não houver ajuste entre as atividades, não há estratégia diferenciada e há pouca sustentabilidade. A gerência se volta para a tarefa mais simples de supervisionar os departamentos independentes, e a eficácia operacional determina o desempenho relativo de uma organização. (PORTER, 1996, P.35)

No entanto, também é de suma importância o posicionamento de intercâmbio nas estratégias de negócios, mas sempre sabendo o que pode ou não fazer na tomada de decisões, para competir com os seus rivais. Outra estratégia que funciona e anda junto com as demais é fazer ajustes nas atividades para que haja a integração das mesmas na empresa, gerando vantagens competitivas e sustentabilidade nas organizações.

Por outro lado, o que não funciona nas estratégias de negócios é justamente as empresas não saberem diferenciar estratégia de eficácia. Sendo assim, acabam imitando seus rivais, gerando uma eficácia operacional insuficiente, pois não é satisfatório apenas copiar atividades de maneira similar, sem nenhum diferencial, sem fazer ajustes nas atividades e sem posicionamento estratégico, onde ninguém pode vencer. Outro problemas é a falta de intercâmbio ou até mesmo as empresas empregarem intercâmbio sem nenhum posicionamento estratégico, sem possuírem uma boa ideia e apenas copiarem dos seus concorrentes, assim eles não conseguem gerenciar as atividades incompatíveis dentro da empresa e acabam fracassando nas suas estratégias.

Referências

PORTER, E, P. O que é estratégia. In: MINTZBERG, H et al. (Org.). O processo da estratégia: conceitos, contextos e casos. Traduzido por Luciana de Oliveira da Rocha. 4.ed. Porto Alegre: Artmed, 2007. cap.1, p.34-39.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.3 Kb)   pdf (63.2 Kb)   docx (146.7 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com