TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Estratégia de Negócios

Por:   •  22/6/2023  •  Pesquisas Acadêmicas  •  579 Palavras (3 Páginas)  •  48 Visualizações

Página 1 de 3

UNIVERSIDADE VEIGA DE ALMEIDA

GUILHERME ÁLISON FREITAS DE SOUZA

ESTRATÉGIA DE NEGOCIAÇÃO

NOVA IGUAÇU

2023

SUMÁRIO

1- INTRODUÇÃO        

02

2 – DESENVOLVIMENTO..........................................................................

01

3 - CONCLUSÃO        

02

4- REFERÊNCIAS......................................................................................

04

  1. INTRODUÇÃO

Nos últimos tempos, a negociação tem ganhado crescente importância tanto na esfera acadêmica como empresarial. As pesquisas realizadas por estudiosos no campo da teoria das organizações têm contribuído significativamente para a produção de literatura nacional e estrangeira sobre negociação. O reconhecimento desse princípio fundamental de gestão não apenas aprimora o acompanhamento das interações entre negociadores, mas também promove a sustentabilidade dessas relações (TAMASHIRO, 2004).

Existem dois tipos de indivíduos: aqueles que negociam e aqueles que não têm consciência de que estão negociando. A negociação é uma parte intrínseca da vida. Nas complexas redes de relacionamentos da economia moderna, cada organização se insere e, por meio da negociação, elas conseguem sobreviver ao construir e manter relações tanto internas quanto externas. Negociar é a habilidade essencial que permite superar conflitos e conciliar interesses, atendendo não apenas às questões quantitativas, como preços e condições, mas também às nuances subjetivas, como respeito aos indivíduos e desenvolvimento de relacionamentos duradouros (LEITE, 2009).

  1. DESENVOLVIMENTO

Situação Problema – Ao chegar à cozinha do restaurante Bom Sabor, João, o chef, presenciou duas das suas cozinheiras discutindo por causa de uma abóbora. Uma delas queria muito as sementes para preparar uma receita especial, enquanto a outra desejava fazer uma sopa com a polpa da hortaliça. Você deverá propor dois desfechos para esse caso, sendo um que configure uma negociação distributiva e outro uma negociação integrativa, seguido de uma análise comparativa entre ambas. 

Solução do Problema de Forma Distributiva: João, o chef, reuniu as duas cozinheiras e propôs uma solução para o impasse. Ele sugeriu que dividissem a abóbora em duas partes iguais, onde uma cozinheira ficaria com as sementes e a outra com a polpa. Embora essa solução tenha resolvido o conflito imediato, não houve espaço para explorar alternativas criativas ou encontrar um acordo que beneficiasse ambos os lados de forma ótima. Foi uma negociação baseada em distribuir de forma equitativa os recursos em disputa, sem buscar maximizar o ganho conjunto.

Solução do Problema de Forma Integrativa – Decidiu-se promover uma discussão mais ampla com as cozinheiras. Ele incentivou-as a compartilhar seus objetivos e interesses subjacentes em relação à abóbora. Após ouvir suas perspectivas, João percebeu que era possível encontrar uma solução que atendesse às necessidades de ambas. Ele propôs que uma das cozinheiras utilizasse as sementes para a receita especial, enquanto a outra utilizasse a polpa para a sopa. Além disso, ele sugeriu que elas trocassem dicas e receitas, enriquecendo mutuamente seus conhecimentos culinários. Essa abordagem integrativa permitiu que ambas as cozinheiras alcançassem seus objetivos e fortaleceu o relacionamento entre elas.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.6 Kb)   pdf (59.6 Kb)   docx (215.2 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com