TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Estratégias de mercado utilizadas, atualmente, pela organização

Por:   •  16/10/2018  •  Artigo  •  4.311 Palavras (18 Páginas)  •  189 Visualizações

Página 1 de 18

Sumário

1.        INTRODUÇÃO        4

2.        APRESENTAÇÃO        6

3.        DESENVOLVIMENTO        7

3.1.        GESTÃO DE MARKETING I        7

3.1.1.        Análise ambiente externo        7

3.1.2.        Público alvo        9

3.1.3.        Estratégias de mercado utilizadas, atualmente, pela organização        10

3.1.4.        Composto de marketing        11

3.1.5.        Sugestões do Grupo        13

3.2.        DIREITO DO TRABALHO        14

3.3.        SISTEMAS DE INFORMAÇÃO        15

3.3.1.        Sugestões do Grupo        17

3.4.        ADMINISTRAÇÃO FINANCEIRA E ORÇAMENTÁRIA I        18

3.4.1.        Sugestão do grupo        19

3.5.        MATEMÁTICA FINANCEIRA        20

4.        CONCLUSÃO        23

5.        REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS        24

        


  1. INTRODUÇÃO

O presente trabalho é uma análise, de uma empresa de distribuição de medicamentos, feita por acadêmicos do quarto período do curso de administração da Faculdade Única de Ipatinga. A proposta do conteúdo é detalhar a estrutura da empresa e relacionar os dados obtidos com as matérias cursadas no período.

São objetivos deste trabalho mostrar a vivência prática de matérias estudadas em sala de aula e contextualizar os conhecimentos teóricos com o conteúdo abordado.

O desenvolvimento do trabalho foi elaborado de acordo com roteiro disponibilizado pela instituição de ensino e ficou dividido em cinco partes, uma para cada disciplina do curso.

A primeira parte disserta as análises de marketing do ambiente externo da empresa, define o público alvo, descreve as estratégias de mercado da organização, fala sobre o composto de marketing e por fim sugestões do grupo acerca das análises.

Abordado na segunda parte do desenvolvimento, o Direito do Trabalho faz levantamento dos direitos trabalhistas e previdenciários relativos ao empregador, empregado e aos segurados da empresa.

A disciplina de sistemas de informação se encontra na terceira parte deste documento, e fala sobre os sistemas de gestão integrados na organização, a vantagem competitiva que possui no mercado e sobre as tomadas de decisões gerenciais com base nos dados de relatórios destes sistemas.

Sobre a administração financeira e orçamentária da organização em questão, foi discriminado, na quarta parte, a função financeira com foco na Teoria do Lucro e a Administração de Capital de Giro. Detalha o gerenciamento das finanças da empresa.

A quinta e última parte, disciplina Matemática Financeira, aponta, através de análises, as possibilidades e forma de contratação de financiamentos para compor o capital inicial e avalia investimentos através de cálculos de VPL (Valor Presente Líquido), TIR (Taxa Interna de Retorno) e Payback descontado.

Como forma de metodologia utilizada para elaboração deste documento, foi realizado pesquisas em fontes bibliográficas confiáveis, análises em visitas na empresa e levantamento de dados sobre o mercado que a organização atua.

Por fim, o trabalho revela estrutura e processos envolvidos na distribuição de medicamentos no estado de Minas Gerais.


  1. APRESENTAÇÃO

A empresa de razão social Oriente Farmacêutica Comércio de Importação e Exportação LTDA, ou nome fantasia de Oriente Farmacêutica, se localiza na Av. José Júlio da Costa, Nº 1300, bairro Iguaçu, Ipatinga/MG, possui cerca de 60 funcionários e atua com a distribuição de medicamentos e outros produtos farmacêuticos.

A estrutura matriz em Ipatinga, conta com um depósito de dois pavimentos, onde no segundo pavimento se localizam os escritórios, recepção, informática (TI), televendas, contabilidade, diretoria, servidor, comercial e financeiro da organização.

Fundada em 1990 em Ipatinga no bairro ideal, após anos difíceis, o então dono toma a decisão de vender a empresa, caso não vendesse teria que fechar. O atual proprietário adquiriu e mudou a forma de trabalho da organização, focando mais na satisfação do cliente, e negociou com as indústrias farmacêuticas, as quais na época, abasteciam a distribuidora suas dívidas. Hoje líder em seu segmento no estado de Minas Gerais, e com mais uma empresa (Útil Farma) o Grupo Oriente deixou de ser apenas mais um entre os distribuidores de Minas Gerias, para se tornar o único grupo do setor com três centros de distribuição, uma filial na cidade de Uberlândia e outra em Belo Horizonte.

Assim o Grupo Oriente conta com o melhor sistema de logística do estado de Minas Gerais.


  1. DESENVOLVIMENTO
  1. GESTÃO DE MARKETING I

  1. Análise ambiente externo

A análise ambiental externa da empresa Oriente Farmacêutica, verifica as ameaças, oportunidades e forças externas que envolvem o ambiente da empresa. O ambiente externo está fora do controle da empresa e afeta seu comportamento. Seu monitoramento deve ser realizado a todo o momento, pois impacta diretamente na sobrevivência e sucesso da empresa.

Por meio de análise de mercado, dentro do ramo de atividade da Oriente Farmacêutica, em visitas na organização e conversas com colaboradores da mesma, ressaltamos algumas variáveis que exercem influências no comportamento da empresa.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (28.1 Kb)   pdf (363.8 Kb)   docx (122.2 Kb)  
Continuar por mais 17 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com