TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Estrutura e Processos Organizacionais

Por:   •  18/1/2020  •  Trabalho acadêmico  •  1.778 Palavras (8 Páginas)  •  138 Visualizações

Página 1 de 8

ATIVIDADE INDIVIDUAL

Matriz de atividade individual

Disciplina: Estrutura e Processos Organizacionais

Módulo: 5

Aluno: Camila Silvestre

Turma: Pós ADM 30

Tarefa:

Pesquisa in loco

McDonald’s

Burguer King

Restaurante familiar

metas da organização (rapidez, atendimento, clima, etc.) 

Atendimento e entrega do produto de maneira rápida. Esses produtos são padronizados, o que facilita a rapidez e faz com que os consumidores já saibam da qualidade do serviço/produto que estão/vão consumir.

O atendimento e a produção também são padronizados. Entretanto, aqui o consumidor espera um pouco mais para receber seu pedido, o que dá impressão de que é “feito sob medida” e não em massa como no Mc Donalds. O cliente também é chamado pelo nome, o que traz certa proximidade.

Cliente faz o pedido no balcão, recebe-o na mesa. O restaurante possui padrões para seguir, porém preza mais pela preferência do cliente, este pode acrescentar ou tirar ingredientes facilmente. O clima é agradável, despojado e estrutura física adequada.

estrutura de autoridade

Existe o gerente geral do restaurante que comanda os processos para que o atendimento seja rápido e os padrões seguidos (estrutura linear). A autoridade é hierárquica uma vez que precisa fazer algo (supervisionar o trabalho) e se submeter a outros (dono da franquia e padrões da marca). Percebe-se facilmente a posição de cada funcionário por meio de seu crachá.

Aqui também há um gerente que monitora os procedimentos para tentar melhorar a experiência do consumidor com a marca. As funções de cada integrante também são facilmente identificadas.

O dono do restaurante acompanha todos os processos e, quando necessário, desempenha a função de caixa. Quando está fora, a pessoa responsável pelo caixa, além dessa função, supervisiona as demais. A maneira mais fácil de identificar a função de cada um da equipe é por meio dos acessórios que utilizam (por exemplo, touca para quem está todo tempo na cozinha), já que não usam outro meio de identificação das funções.

estrutura da organização (mecanicista, orgânica)

Modelo mecanicista (departamentalização, formalização, verticalização e centralização). Cada processo é bem definido e precisa ser seguido por causa da padronização da rede.

Por causa da padronização da rede, a estrutura também é mecanicista, pois existe padrão, departamentalização de cada etapa do processo de preparo e centralização das decisões focadas no gerente.

Um pouco das duas, acredito. Por mais que as funções sejam bem definidas, existe a flexibilidade de exercer outras caso haja necessidade.

trabalho em equipe ou individual (as pessoas trabalham juntas ou sozinhas?)

Trabalho em equipe, pois cada um desempenha uma função que depende do trabalho do outro.

Também trabalho em equipe.

Apesar de também ser trabalho em equipe, a rotatividade entre as funções é maior que do que nas redes globais.

interdependência (até que ponto os empregados dependem uns dos outros nas suas tarefas?)

A interdependência é muito alta.

A interdependência é muito alta.

Existe interdependência, mas os “padrões” são mais fáceis de serem rompidos.

tarefas (rotineiras ou não rotineiras)

Sim, como as funções são sempre as mesmas, a rotina acaba sendo a mesma também. O trabalho é rotineiro, simples e repetitivo.

Sim, mesmas funções, consequentemente, rotina. Ou seja, sempre vai ter alguém recebendo os pedidos, outros fazendo e outros entregando.

Sim, tarefas rotineiras, pois cada um tem sua função. Talvez os funcionários sejam testados em outras áreas com mais frequência do que nas outras redes.

especialização dos empregados nas tarefas

Funcionários são treinados para saber executar todas as funções (atendimento, preparação do lanche, sorvete, etc).

Também são treinados para entender e saber do todo.

Cada um tem sua função definida (atendimento, cozinha e entrega).

padronização (até que ponto as tarefas e os produtos são variados?)

Existe muita formalização dos processos, por se tratar de uma grande rede de alimentos, para que a variação seja a mínima possível. Os produtos não podem variar muito de um lugar para o outro, por isso seguir o protocolo a risca é muito importante.

A rede também é conhecida por ter pouca variação de uma unidade para outra. É nisso que a padronização se baseia: os consumidores sabem que tipo de produto/serviço estão esperando. E isso facilita também a definição de como os processos devem ser executados.

Existe certa padronização dos produtos oferecidos, mas existe também adequação quanto à época do ano e fornecedores, por exemplo.

habilidade exigida (técnica, social)

Os processos são simples, só é preciso pouco treinamento antes para ter noção do trabalho.

No Mc Donalds, dificilmente a pessoa que atende é a mesma que prepara o sorvete, por exemplo. Já no Burger King é a mesma pessoa. Em ambas os funcionários precisam conhecer todo o trabalho, mas no Burger King as funções se misturam mais.

Os funcionários são treinados para trabalhar na sua função, seja na cozinha, servir, etc. O caixa entende mais de todo o processo para auxiliar os funcionários quando o dono não está presente.

tomada de decisões (centralizada/descentralizada)

As decisões são tomadas de forma centralizada pelo gerente que supervisiona as tarefas.

Acredito também na estrutura linear em que o gerente toma as principais decisões baseadas na uniformidade e diretrizes da marca.

Não pude identificar de maneira clara, mas acredito que seja centralizada já que os papéis, mesmo que sofra alguma alteração, são bem definidos entre os funcionários.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (11.8 Kb)   pdf (203.6 Kb)   docx (968.5 Kb)  
Continuar por mais 7 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com