TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Estrutura e Processos Organizacionais

Por:   •  28/5/2020  •  Trabalho acadêmico  •  1.201 Palavras (5 Páginas)  •  143 Visualizações

Página 1 de 5

Introdução

O caso demonstra um modelo de novo negócio a ser incluído no mercado, conforme modelo de Michael Porter, existem algumas forças que podem desequilibrar o modelo de negócio e que as companhias devem se manter atentas para essas forças não derrubarem os seus negócios. O empresário não deve criar dependência do seu fornecedor e cliente, deve-se manter em alerta a seus novos entrantes e também a produtos ou serviços substitutos.

Sr. Arthur tem 70 anos e é dono de uma livraria física. Essa loja está localizada em um ótimo ponto da cidade, com uma segmentação em romances nacionais. Em certo período, o movimento da livraria começou a cair, pois dava-se início as compras virtuais de livros. Em meio aos novos competidores virtuais, existiam também alguns que trabalhavam próximos ao seu negócio.

O dono da loja consiste de dois tipos de pensamentos.

Pensamento 1:

“Essas mudanças não vão dar certo, as pessoas preferem pegar o livro com as mãos, sentem prazer com isso, acredito que essas novas empresas virtuais “não vão muito longe”! Pode ser até que eu perca alguns poucos clientes ou vendas, mas, no final, tudo vai dar certo. Estou pagando para ver!”.

Pensamento 2:

“Muita coisa mudou de um tempo para cá e temos que mudar também. Essas mudanças serão essenciais para me manter no mercado, para que eu sobreviva a essa nova tendência. Talvez possa criar um site ou um e-commerce da minha loja, com até mesmo serviços e produtos diferenciados. Não podemos ficar parados no tempo”!

Diante desses pensamentos, devem ser levados em consideração alguns pontos, como a possibilidade de uma falência, caso o empresário não opte por investir em seu negócio.

Há também uma possibilidade do empresário não conseguir acompanhar o crescimento dessa nova tendência e começar a perder espaço de mercado.

Desenvolvimento

No primeiro questionamento proposto no caso, é o de que qual dos pensamentos citados acima é o mais correto e por quê? E se existiria espaço para as duas opções?

Sobre o primeiro pensamento, ele é o mais correto e o que deveria ser levado em consideração pelo Sr Arthur. O comércio está em constantes evoluções e não se pode para no tempo. Assim, se ele não mudar, sua livraria será devastada pelo novo modelo de negócios.

As mudanças organizacionais consistem em alguns pontos fundamentais:

• Gerenciar da melhor maneira possível as mudança;

• Pontos estratégicos;

Para de fato realizar as mudanças corretas nesse novo modelo de, o primeiro ponto seria definir uma equipe que seja bem preparada para a realização das devidas mudanças e definir uma gerência, para ter uma liderança para conduzir toda essa modificação. Serão de muita importância, ter um apoio de nível estratégico, para poder distribuir da melhor maneira possível os afazeres de cada pessoa do processo.

• Gerência;

• Equipe especializada na área de e-commerce;

• Marketing empresarial;

• Compra, venda e pós-venda.

Vale lembra que a empresa necessita que essas novas equipes tenham um grande conhecimento em áreas que antes não eram exploradas pela falta de recursos.

No segundo questionamento, temos uma pergunta:

1. Qual das duas opções você acredita ser mais usual? Por quê?

A população atual, ainda se permanece muito resistente diante das mudanças, porém com o passar do tempo ela esta melhorando, temos como, por exemplo, o Uber. Algo importante dessa mudança é entender que o erro é parte do aprendizado, que é um termo utilizado por todos “É errando que se aprende”. Com isso, vamos adquirir certa experiência e buscar/adquirir conhecimento necessário para arriscar em mudanças.

O modelo de mudança no tempo atual permanece mais habitual, pois as empresas estão passando por novas mudanças diariamente.

A comunicação com todas as áreas da empresa é de suma importância, pois todos fazem parte de negócio e se estão envolvidos com o futuro que será tomado. Robbins (2011) deixou claro em um estudo feito com as empresas da Alemanha, no qual conseguiu identificar que as modificações são sempre mais eficazes quando elas justificam seus investimentos para as classes subordinadas, isso faz com que a relação entre a diretoria e processo se intensifique.

Não é porque seu negócio está caminhando bem que não significa que não precisa melhorar, numa tentativa expandir suas visões para coisas atuais e inovadoras. Dessa maneira, pode evitar que você seja passado para trás.

Na terceira questão temos a seguinte pergunta:

1. Que tipo de conselho você daria ao dono da livraria e em

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.8 Kb)   pdf (44.2 Kb)   docx (11.5 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com