TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Evolução a nível global

Por:   •  18/2/2018  •  Resenha  •  1.258 Palavras (6 Páginas)  •  175 Visualizações

Página 1 de 6

[pic 2]

UNIVERSIDADE ESTÁCIO DE SÁ

Pós-Graduação em Liderança e Coaching

Fichamento de Estudo de Caso

Israel Lindolfo Levy

Trabalho da disciplina Consultoria

                                                                Tutor: Prof. João Luiz Carvalho

Belo Horizonte

2018

Estudo de Caso :

AMAZON, APPLE, FACEBOOK E GOOGLE

Potências da internet

REFERÊNCIA: John Deighton e Leora Kornfeld, 514-P07, 12 de dezembro de 2013, HARVARD BUSINESS SCHOOL.

A internet começou como um projeto de defesa da década de 50. Evoluindo para uma rede de Agência de Projetos de Pesquisa Avançada do Departamento de Defesa. Seguindo uma evolução a nível global, mas com membros restritos.

Em 1995 a internet foi privatizada resultando em uma onda de inovações sendo grande parte focada em quatro ações centrais de marketing.

        Quatro empresas administravam quatro setores do marketing digital: Google – Dominava a propaganda online, Amazon – Dominava as vendas online, Facebook – Dominava as redes sociais, Apple – Dominava o padrão para dispositivos de interface.

Estas quatro empresas lutavam para estabelecer padrões. Qualquer uma delas podia realizar um projeto dominante de todo o marketing online.

        A Amazon é considerada o início do desenho contemporâneo da internet. Sua primeira receita positiva foi datada em 2001. Embora tivesse uma contribuição modesta para a receita declarada, representava uma grande mudança nos conceitos de vendas online.

A partir de 2012 a Amazon ampliou oferecendo serviços de computação em nuvem a muitas empresas como por exemplo DropBox, Reddit e New York Times.

        Em 2011 a Amazon lançou uma rede de propaganda, que mudaria a experiência de um possível comprador, usando ferramentas, cookies, que dariam praticidade e continuidade em suas pesquisas. Anteriormente a propaganda era realizada de forma colaborativa de filtro.

        Em 2014 existiram rumores que a Amazon entraria no mercado de Smartphones.

        Quando o Google foi lançado ele era considerado uma anomalia pois fugia dos padrões estabelecidos pelos seus antecessores, os portais como Yahoo!, AOL e o MSN. E no início o Google só oferecia pesquisa por tanto não gerava receita.

        O algoritimo criado pela Google chamou a atenção que no ano 2000 o portal Yahoo! Escolheu o Google como seu mecanismo de pesquisa. Fazendo com que seu algorítimo ganhasse mais força fornecendo novos dados. Isso tornou possível com que o Google encontrasse uma forma de lucrar diretamente com o aumento de tráfego de pesquisa.        Assim o Google começou a vender propaganda de texto para anunciantes.

        Em 2003 o Google desenvolveu uma nova ferramenta, que lhe permitia oferecer propaganda não apenas nas páginas de resultados de buscas do Google e de portais parceiros, mas em qualquer página contextualmente relevante por toda a internet. Lançou também um serviço de email onde poderiam dispor de anúncios que combinassem com o conteúdo de mensagens específicas.

        A partir de 2004 o Google começou uma ampliação de sua base de conteúdos se propondo a escanear e indexar todos os livros do mundo, Froogle, Blogger, Picasa,, um serviço de agenda e um tradutor. Em 2006 compraram o YouTube, em 2007 compraram o DoubleClick e a AdMob.

        Em 2007 o Google lança um sistema operacional para celulares, Android e em 2011 adquiri a empresa Motorola Mobility fazendo com que pudesse construir telefones como prova do conceito para o sistema operacional criado. No mesmo ano lançou o Google play, serviço online de armazenamento de músicas e de compras, lançou o Google+, rede social integrada com suas ofertas.

        A Apple foi fundada em 1976. Em 2013, pelo seu crescimento, foi considerada a empresa de capital aberto mais valiosa dos EUA.

        Em 2012 a Apple vencia o Google em acesso móvel a e-commerce, mesmo o Android estivesse instalado em 72% dos telefones vendidos nos EUA. Outra disputa de e-commerce acontecia entre o Kindle (Amazon) e o Itunes (Apple) onde competiam um conteúdo mais amplo. Na batalha da pesquisa a Apple lançou a ferramenta Siri para disputar com o Google. Os aplicativos tinham um papel importante no marketing online onde a Apple liderava com cerca de 60% dos aplicativos baixados desde a segunda metade de 2008.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.1 Kb)   pdf (180.5 Kb)   docx (48.2 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com