TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A FILOSOFIA E ÉTICA

Por:   •  22/8/2020  •  Trabalho acadêmico  •  808 Palavras (4 Páginas)  •  162 Visualizações

Página 1 de 4

1 - Sobre as Teorias a respeito da origem da filosofia, explique por que ela não é nem oriental nem um milagre grego.

        A Filosofia não é oriental pois nasceu na Grécia e  se estabeleceu como uma forma de pensar vinda do ocidente, moldou a cultura europeia. Esse modo de pensar influenciou todo continente europeu e ao longo do tempo, sucedeu-se a ramificação dessa cultura para os novos territórios colonizados.

        Vale ressaltar que a filosofia também não é um “milagre grego”, essa expressão surgiu devido à originalidade dos pensamentos filosóficos, pois parecia que a cultura teria surgido sem precedentes uma vez que nenhum outro povo ou cultura conseguiu pensar de forma tão inovadora. Mas, sabe-se que por mais diferenciadas que as ideias fossem, elas tiveram minimamente uma influência de outras culturas (como a oriental) e de outros povos. Alguns religiosos da época como Judeus e Padres defendiam que os conhecimentos orientais foram base para o surgimento da filosofia no ocidente, pois eles tinham interesse em relacionar os pensamentos filosóficos aos relatos da Bíblia ou seja, a filosofia tem em alguma medida uma influência na cultura oriental.

        Para colaborar com essa ideia, pode-se afirmar que a mitologia grega teve elementos vindos de mitos e religiões orientais, e também herdou elementos das culturas anteriores à grega (egípcios, persas, babilônicos e outros).

        Com isso a filosofia não é oriental nem um milagre grego, uma vez que ela não surgiu sem precedentes, teve influência na cultura oriental, porém nasceu, se solidificou e é um legado para o ocidente.

2 - Quais eram as questões dos filósofos pré socrático?

As questões principais a respeito dos filósofos pré socrático são:

Eram estudiosos da natureza (physis), por buscarem entender a organização racional do universo, a partir de princípios e leis que o regem, buscavam nos elementos natureza as respostas sobre a origem do ser e do mundo. Eram voltados para a cosmologia, ou seja, a busca por entender a razão que rege o universo. Outro aspectos foi que tais filósofos tentavam encontrar uma relação de causalidade entre os fenômenos da natureza e também, todos buscavam um princípio ou elemento primordial a partir do qual explicariam os fenômenos naturais.

3. Explique o que é e como funciona a maiêutica socrática.

        Também conhecida como o método socrático, consiste numa prática filosófica desenvolvida por Sócrates onde, através de perguntas sobre determinado assunto, o interlocutor é levado a descobrir a verdade sobre algo, duvidar do seu próprio saber sobre determinado assunto, revelando as contradições presentes em sua atual forma de pensar, normalmente baseadas em valores e preconceitos sociais. Deste modo, a maiêutica é associada com a técnica de “parir o conhecimento”, visto que este está presente em todo ser humano, devendo apenas ser aflorado aos poucos com a ajuda de alguns estímulos de orientação.                 

        É uma técnica de investigação filosófica feita em diálogo, que consiste em conduzir uma pessoa a um processo de reflexão e descoberta dos próprios valores. Também leva o interlocutor a vislumbrar novos conceitos, novas opiniões sobre o assunto em pauta, estimulando-o a pensar por si mesmo.

4. Por que os Sofistas não podem ser considerados verdadeiros filósofos? O que ensinavam?

        Entende-se que os sofistas não davam atenção a busca pela compreensão da natureza, do universo e da origem dos objetos do mundo, pois concentravam seus esforços na demonstração de que seriam capazes de tornar os estudantes melhores nas atividades humanas que poderiam auxiliá-los a prosperar na sociedade grega. Eles não buscavam descobrir a essência das coisas, afirmando que tal pretensão era absurda e vã, de modo que só era dado ao homem conhecer a aparência das coisas, sendo irrelevante o que eram nelas mesmas ou o que eram fora dos argumentos.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.8 Kb)   pdf (45.4 Kb)   docx (9.3 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com