TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A FILOSOFIA E ÉTICA

Por:   •  15/9/2015  •  Trabalho acadêmico  •  1.685 Palavras (7 Páginas)  •  259 Visualizações

Página 1 de 7

...............................................................................................................................

ENSINO PRESENCIAL COM SUPORTE EAD

ADMINISTRAÇÃO – FILOSOFIA E ÉTICA

BEATRIZ DA MOTA CÂNDIDO - RA 217302012

PORTFÓLIO 1

FILOSOFIA E ÉTICA

...............................................................................................................................

Guarulhos

2015

BEATRIZ DA MOTA CÂNDIDO

PORTFÓLIO 1

FILOSOFIA E ÉTICA

Trabalho apresentado ao Curso de Administração da Faculdade ENIAC para a disciplina de Filosofia e Ética.

Prof.ª: Valkiria Bento Luiz

Guarulhos

2015

1) Pesquisar e apresentar modelos e práticas de Responsabilidade Social das Empresas, sob o enfoque do trabalho, ambiente, mercado e comunidade e discutir a respeito da conduta das empresas e dos trabalhadores.

Observação: Não basta dizer que a empresa faz ações, há a necessidade de detalhar a ação promovida pela empresa. (Mínimo de 6 empresas)

Fundação Bradesco: É uma empresa fundada pelo banco Bradesco desde 1956, onde oferece educação gratuita. Sua missão é promover a inclusão social para a população carente.

Instituto Unibanco: O projeto Jovem do Futuro, em parceria com o Ministério da Educação e governos estaduais, contribuindo para a gestão escolar dos impactos.

Volkswagen: O pilar do desenvolvimento social foi criado em 2008 para contribuir com desenvolvimento das comunidades ao redor das fábricas. E também possui a Fundação Volkswagen onde tem parcerias com escolar públicas para o crescimento profissional dos filhos de seus colaboradores e também dos arredores das fábricas.

3M: A empresa 3M possui um programa de Voluntários 3M, onde seus colaboradores são incentivados a ser voluntários nas comunidades carentes, mostrando o orgulho em trabalhar na empresa, e buscando que as ações sociais possam ajudar a contribuir para as melhorias destas comunidades, e das pessoas que estão sendo voluntários.

Randon: Possui alguns programas sociais como: Instituto Elisabetha Randon tem como missão implementar e desenvolver ações culturais e educação, junto com a secretaria de Educação do Rio Grande do Sul. Programa Florescer prepara crianças e adolescentes para o exercício de cidadania, ajudando ao crescimento e preservação da cidade e do meio ambiente.

Pfizer: Expedicionários da Saúde, um grupo de médicos voluntários, levam medicina especializada, para as regiões afastadas da Amazônia, fazendo assim a responsabilidade também dos nossos governos.

2) Falar em Educação Especial é tocar em um assunto polêmico. Isso porque a educação de pessoas com algum tipo de necessidade especial já passou por diversas fases: exclusão, marginalização, integração e inclusão. Dados do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) não deixam dúvidas de que o movimento de inclusão no Brasil é irreversível, já que a cada ano o número de estudantes com necessidades especiais cresce na rede regular de ensino. Presume-se que esse crescimento não é por acaso. A Constituição Brasileira de 1988 garante o acesso ao Ensino Fundamental regular a todas as crianças e adolescentes, sem exceção. E também enfatiza que a criança com necessidade educacional especial deve receber atendimento especializado complementar, de preferência dentro da escola.

A inclusão escolar é objeto de preocupação a respeito do seu significado e do modo de torná-la uma realidade em nosso sistema educacional. Pensando sobre esses aspectos, responda:

a) Faça uma breve pesquisa de três tipos de deficiência (física, mental, auditiva, visual, entre outras).

Deficiência visual: É a perca parcial ou total da capacidade visual de um ou ambos os olhos, mesmo sendo realizados diversos tratamentos não é possível à reversão do quadro.

Deficiência auditiva: É quando uma pessoa nasceu com a audição perfeita, e devido a alguma lesão ou doença perde por completo ou apenas reduz muitos desses casos são revertidos com os aparelhos auditivos. E temos também o caso dos bebês que nascem com está deficiência, onde fica maior a dificuldade de correção e comunicação.

Deficiência motora: É a disfunção física ou motora, podendo ser congênito ou adquirido, devido ao acidente ocorrido, ou alguma doença que ouve necessidade de amputação ou lesões neurológicas.

b) Quais as dificuldades encontradas pela equipe escolar no processo de inclusão?

As dificuldades encontradas nos ambientes escolares vão desde as péssimas condições físicas das instituições, pois essas escolas foram construídas para sociedade cheia de barreiras de preconceitos o que dificulta a adaptação necessária. A falta de formação dos professores também tem sido fator que dificulta a aprendizagem e adaptação das crianças com necessidade especiais, além do que são poucos docentes que atuam nesta área da educação e muitos não querem trabalhar com pessoas com deficiências, alguns por medo, receio, preconceito, faltam de entusiasmo, baixo salários, além disso, os professores que estão na sala de aula não estão preparados para realizar este tipo de atividade ,o que os coloca em posição desconfortável e consequentemente prejudica o processo de inclusão

...

Baixar como (para membros premium)  txt (11.5 Kb)   pdf (58.6 Kb)   docx (17.2 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com