TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A FILOSOFIA E ÉTICA

Por:   •  20/9/2015  •  Trabalho acadêmico  •  2.094 Palavras (9 Páginas)  •  173 Visualizações

Página 1 de 9

[pic 1]

...............................................................................................................................

ENSINO PRESENCIAL COM SUPORTE EAD

ADMINISTRAÇÃO

 FILOSOFIA E ÉTICA

Ética e Responsabilidade Social

...............................................................................................................

                                  GUARULHOS 2015

FILOSOFIA E ÉTICA

Ética e Responsabilidade Social

Trabalho apresentado ao Curso Administração  da Faculdade ENIAC para a disciplina  de filosofia e ética.

Prof :  Valkiria

Guarulhos 2015

[pic 2]

QUESTÕES

.............................................................................................................

1) Pesquisar e apresentar modelos e práticas de Responsabilidade Social das Empresas, sob o enfoque do trabalho, ambiente, mercado e comunidade e discutir a respeito da conduta das empresas e dos trabalhadores. Observação: Não basta dizer que a empresa faz ações, há a necessidade de detalhar a ação promovida pela empresa. (Mínimo de 6 empresas)

Itaú Unibanco: O maior banco do Brasil e um dos maiores do mundo, desenvolve diversas atividades com foco em ações sociais voltadas para a população pobre. Como o banco atua em diversas àreas sociais escolhemos uma atividade desenvolvida pelo Instituto Itaú Unibanco que visa a melhoria e continuidade dos jovens nos estudos. O instituto visa proporcionar, direta ou indiretamente, um melhor desempenho acadêmico, além de incentivar a continuidade dos estudos até pelo menos o fim do ciclo básico. As tecnologias e metodologias desenvolvidas pelo instituto visam ao aprimoramento das políticas e práticas vigentes nas escolas da rede pública de ensino e têm sua eficácia comprovada por avaliações de impacto realizadas por avaliadores independentes

Ometz Group: Grupo formado por 16 empresas, presidido pelo empresário brasileiro Flavio Augusto da Silva, desenvolve diversas atividades sociais através do Instituto Geração de valor criado por ele em 2008 uma das ações reuniram cerca de R$ 100.00,00 para ajudar as vitimas das chuvas na região serrana do Rio de Janeiro. Nos dias atuais o instituto atua através das midias sociais levando seu conhecimento e lições para todos que o acompanham. Recentemente Flavio lançou um livro onde toda verba arrecadada sera revertida em construções de escola no norte e nordeste do país.

Banco Bradesco: O segundo maior banco do país, atua com ações sociais através da fundação bradesco, com intuito de desenvolver a inclusão social pela educação.  Uma das ações desenvolvidas pela fundação é a escola virtual que tem capacidade de atender milhares de pessoas com cursos semi-precenciais e onlines totalmente gratuitos levando informação e conhecimento aos mais necessitados , ajudando a desenvolver a educação no país.

General Motors: A GM é uma das maiores fabricantes do mundo e atua em diversas áreas  sociais no Brasil através do Instituto GM. O Instituto viabiliza o desejo de uma atuação solidária e socialmente responsável da GM do Brasil e de todos os seus colaboradores, em sintonia com os valores da cidadania corporativa. Diversos projetos são desenvolvidos pelo instituto como educativos, ambientais e filantrópicos nas comunidades próximas às fábricas e instalações comerciais da General Motors

Um dos programas é o sopa solidário que tem como objetivo: complementar a alimentação das crianças e adolescentes por meio de uma sopa, preparada todos os dias com os alimentos que não foram direcionados aos balcões dos restaurantes da General Motors, e que é distribuída nas entidades para o lanche da tarde.

Avon: Uma das maiores empresas de cosméticos no mundo, com atuação em diversos paises a avon atua em ações sociais voltadas para a mulher. Mas foi só em 2003 que foi fundado o Instituto Avon no brasil entidade que administra e direciona recursos arrecadados pela empresa em prol de causas voltadas para a saúde e o bem-estar da mulher brasileira por meio da mobilização de toda a sociedade: funcionários e revendedoras, entidades da sociedade civil organizada, poder público, empresariado e os próprios cidadãos.

Santander: O terceiro maior banco privado do Brasil atua em diversas ações sociais que visam melhorar o desenvolvimento do país, o santander acredita que a educação também é parte do negócio e que os esforços de seus funcionários e o investimento de recursos em projetos sociais e culturais, de forma planejada e sistemática, contribuem para transformar a realidade de milhares de cidadãos brasileiros. 

Um dos projetos do Santander é o Projeto Escola Brasil (PEB) que  é o programa de voluntariado corporativo. Seu objetivo é contribuir para a melhoria do ensino na escola pública por meio da participação voluntária de funcionários do banco, seus familiares e amigos, bem como de clientes, fornecedores e outros interessados, compondo uma rede de relações dinâmica, criativa e produtiva. Estima-se que o PEB já tenha beneficiado cerca de 190 mil alunos em todo o Brasil.

2) Falar em Educação Especial é tocar em um assunto polêmico. Isso porque a educação de pessoas com algum tipo de necessidade especial já passou por diversas fases: exclusão, marginalização, integração e inclusão. Dados do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) não deixam dúvidas de que o movimento de inclusão no Brasil é irreversível, já que a cada ano o número de estudantes com necessidades especiais cresce na rede regular de ensino. Presume-se que esse crescimento não é por acaso. A Constituição Brasileira de 1988 garante o acesso ao Ensino Fundamental regular a todas as crianças e adolescentes, sem exceção. E também enfatiza que a criança com necessidade educacional especial deve receber atendimento especializado complementar, de preferência dentro da escola. A inclusão escolar é objeto de preocupação a respeito do seu significado e do modo de torná-la uma realidade em nosso sistema educacional. Pensando sobre esses aspectos, responda:

...

Baixar como (para membros premium)  txt (15 Kb)   pdf (160.6 Kb)   docx (60.1 Kb)  
Continuar por mais 8 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com