TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Fabricação Chocolate

Por:   •  14/6/2018  •  Pesquisas Acadêmicas  •  4.341 Palavras (18 Páginas)  •  174 Visualizações

Página 1 de 18

UNIVERSIDADE DO ESTADO DO AMAZONAS (UEA)

ESCOLA SUPERIOR DE TECNOLOGIA (EST)

CURSO DE ENGENHARIA DE PRODUÇÃO

PROCESSO DE FABRICAÇÃO CHOCOLATE

Manaus

2018

PROCESSO DE FABRICAÇÃO DO CHOCOLATE

[pic 1]

Manaus

2018[pic 2]



SUMÁRIO

1.        INTRODUÇÃO        2

2.        DESCRIÇÃO DA MATÉRIA PRIMA        2

2.1.1 AÇÚCARES        2

2.1.2 LEITE EM PÓ        3

2.1.3 MANTEIGA DE CACAU        3

2.1.4 LECITINA DE SOJA        3

2.1.5 AROMATIZANTES OU AROMAS        3

3.        DESCRIÇÕES DO PROCESSO        4

3.1 COLHEITA E EXTRAÇÃO DAS AMÊNDOAS        4

3.2 FERMENTAÇÃO DAS AMÊNDOAS        4

3.3 SECAGEM        5

3.4 TORREFAÇÃO        6

3..5 FRAGMENTADOR E DESCASCADOR DE AMÊNDOAS        6

3.6 ALCALINIZAÇÃO E PRENSAGEM DO LICOR        6

3.7 MISTURA DOS INGREDIENTES        7

3.8 REFINAMENTO        7

3.9 CONCHAGEM        8

3.10 TEMPERAGEM        8

3.11 MOLDAGEM DO CHOCOLATE        9

3.12 VIBRADOR        9

3.13 RESFRIAMENTO EM TÚNEL COM CONTROLE DE UMIDADE        9

3.14 EMBALAGEM        9

4.        FLUXOGRAMA DO PROCESSO        10

5.        TABELA DOS EQUIPAMENTOS E SUAS CARACTERÍSTICAS        10

6.        TABELA DOS EQUIPAMENTOS COM OPERAÇÕES E LEIS ASSOCIADAS        11

7.        CONTROLE DE QUALIDADE        12

7.1 ANÁLISE DE PERIGOS        13

7.2 ETAPAS DE CONTROLE DURANTE O PROCESSO        13

7.3 ANÁLISE SENSORIAL        15

CONCLUSÃO        15

REFERENCIAL TEÓRICO        15

  1. INTRODUÇÃO

A indústria do chocolate fatura mundialmente aproximadamente U$ 60 bilhões por ano. O Brasil, no ranking mundial é o quarto maior produtor de chocolates do mundo e sempre está entre os maiores consumidores. (ABICAB, 2018). De acordo com dados da Associação Brasileira da Indústria de Chocolate, Cacau, Balas e Derivados, ABICAB, anualmente são produzidas mais de 781 toneladas de chocolate, sendo a maioria para consumo interno.

Visto a importância desse produto para o país, desenvolvemos este trabalho com o objetivo de informar detalhadamente o processo de produção do chocolate, o fluxograma desse processo, apresentar uma tabela descrevendo as operações, os equipamentos utilizados nas etapas e suas especificações, e as variáveis do processo. Outra tabela com as operações unitárias e as leis associadas, além do controle de qualidade de cada etapa do processo.

  1. DESCRIÇÃO DA MATÉRIA PRIMA

A formulação das barras de chocolate de leite é feita com 11,8 % de massa de cacau (cacau em pó e manteiga de cacau), 20 % manteiga de cacau adicionada, 48,7 % de açúcar, 0,4 % de lecitina, 19 % de leite em pó e 0,1 % de compostos de sabor.

 2.1.1 AÇÚCARES

A sacarose é um dissacarídeo formado por uma molécula de glicose e uma de frutose, sendo responsável pelo sabor doce e pelo agente de corpo dos produtos. O produto utiliza as propriedades especiais de solubilidade e cristalização da sacarose combinada com outros “açúcares”, tais como xarope de glicose e açúcar invertido. O xarope de glicose e o açúcar invertido apresentam algumas propriedades funcionais que são responsáveis pela qualidade dos produtos. Entre estas, destacam-se o poder edulcorante maior que o da sacarose, a viscosidade, a perfeita solubilidade e o controle da cristalização. Além disso podem prolongar a vida de prateleira e conferindo boas propriedades de textura e brilho.

2.1.2 LEITE EM PÓ

O leite em pó é o produto obtido por desidratação do leite de vaca, desnatado ou parcialmente desnatado, mediante processo tecnologicamente adequado, podendo ser classificado em integral, parcialmente desnatado e desnatado, de acordo com o conteúdo de matéria graxa. O leite em pó aumenta o valor nutritivo dos alimentos e influencia na viscosidade e textura, contribuindo, também, para diminuição da umidade e aumento da vida de prateleira dos produtos.

2.1.3 MANTEIGA DE CACAU

A manteiga de cacau, considerada o subproduto mais nobre da prensagem, apresenta uma tonalidade amarelo clara e possui um odor comparável ao chocolate, com a vantagem de não se tornar rançoso e ter boas características de conservação. Além disso, pode passar do estado líquido ao estado sólido sem alteração na sua natureza física e se liquefaz na temperatura de 37 °C (MARTINS, 2007). A manteiga de cacau pode constituir mais de 1/3 da formulação do chocolate, sendo responsável pela fusão do produto na boca, brilho, e pelo rápido desprendimento de aroma e sabor na degustação (MARTINS, 2007)

2.1.4 LECITINA DE SOJA

A lecitina de soja atua como um emulsificante e é um componente fundamental para a produção de chocolate, porque reduz o fat bloom, que consiste na migração de gordura para a superfície, assim como a viscosidade da massa e o valor de rendimento O efeito nas características do chocolate depende de sua quantidade e um excesso pode ter um resultado negativo nas propriedades reológicas e sensoriais, podendo deixar um gosto amargo e desagradável em concentrações acima de 0,4 g/ 100 g.

2.1.5 AROMATIZANTES OU AROMAS

São substâncias ou misturas de substâncias com propriedades odoríferas e/ou sápidas, capazes de conferir ou intensificar o aroma e/ou sabor dos alimentos. Na indústria de chocolates é bastante utilizada a vanilina em pó e para recheios aplicam -se aromas líquidos sintéticos. (LANNES, RICHTER, 2007).

...

Baixar como (para membros premium)  txt (27.9 Kb)   pdf (259 Kb)   docx (67.2 Kb)  
Continuar por mais 17 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com