TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Estudo De Caso - A fábrica De Chocolates

Artigo: Estudo De Caso - A fábrica De Chocolates. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  23/3/2015  •  972 Palavras (4 Páginas)  •  8.253 Visualizações

Página 1 de 4

ESTUDO DE CASO 1 – A FÁBRICA DE CHOCOLATE

Estudo de caso – trabalho referente à matéria de Processos Organizacionais, do curso de Administração da Universidade Paulista, sob orientação do professor João Alfredo de M. Uchoa.

Brasília

2014

SUMÁRIO

1. INTRODUÇÃO 3

2. DESENVOLVIMENTO 4

3. CONCLUSÃO 7

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS 8

1. INTRODUÇÃO

O objetivo desse estudo de caso é aprimorar o conhecimento teórico adquirido nas disciplinas, desenvolver o senso crítico, as competências requeridas aos alunos e apresentar a realidade do mercado.

Neste trabalho faremos um estudo do estudo de caso – A fábrica de chocolate onde será instigada a questão de empreendedorismo, perfil do empreendedor, tomada de decisão e modelos de gestão de uma fábrica de produção de chocolate.

2. DESENVOLVIMENTO

1 – Que fatores de motivação e características de personalidade estão no perfil deste empreendedor? Qual o grau de importância da participação de cada um destes fatores e características no sucesso do empreendimento?

Resposta: Os fatores de motivação e características de personalidade identificada em José são a determinação, o espírito de empreendedor a busca por inovação sem perder a verdadeira essência do produto em questão foi isso o que o fez investir em um negócio em que nada sabia. Todos esses fatores de forma individual são um diferencial, a partir do momento que se une todas estas, a tendência é o sucesso do empreendimento, o que de fato ocorreu.

2 – Você deixaria um negócio familiar, ainda que pouco rentável, para se arriscar em um meio sobre o qual nada soubesse? Quais foram os riscos envolvidos na mudança de atividade e o que poderia levar a um desfecho desfavorável?

Resposta: Essa questão do de “trocar o certo pelo duvidoso” vai muito da questão cultural de cada indivíduo, mas, se já está em algo que não é muito rentável então não tem muito a perder em se arriscar em um meio em que nada sabe, na pior das hipóteses, como é um negócio de família, pode retornar a essa atividade, mas, a chance de conseguir algo melhor é maior se o indivíduo se arriscar e não ficar no comodismo. Os principais riscos foram a falta de conhecimento sobre o produto e os processos envolvidos, que foram superados pela vontade de aprender de José teve. O fato de não conhecer nada sobre o produto e os processos poderia ter dado um desfecho nada agradável nessa história, porém sua determinação o fez vencer com grandiosidade.

3 – Que outras alternativas José poderia ter explorado para vender a produção excedente do seu primeiro ano no negócio de chocolate? Como a criatividade poderia ajudar nesse sentido?

Resposta: Notou-se que de início, o Sr. José tenha explorado pouco o varejo local, os pequenos estabelecimentos ou ainda o polo turístico que é a cidade de Gramado. Alguns pontos de criatividade que poderiam ajudar nesse início de produto no mercado seriam parcerias locais, por exemplo, em hotéis e pontos turísticos, a fim de divulgar seu produto poderia trazer algum retorno satisfatório para o momento de iniciação de divulgação do produto no mercado.

4 – Um dos grandes desafios de José foi a entrada no mercado varejista. A resistência das grandes redes a novos fornecedores, com marcas ainda pouco conhecidas, sempre foi muito forte. Como vencer esse desafio? Que estratégias você vislumbra para a entrada de uma marca nova em redes supermercadistas que exigem giro contínuo do produto e margens de lucro compensadoras?

Resposta: Esse desafio pode ser vencido investindo em estratégias de marketing mais eficaz, participação em feiras, eventos e exposições, seleção e foco em um público alvo, mantendo a qualidade do produto e não deixar a marca estagnar, promover inovações. Para que a nova marca entre no

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.4 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com