TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Felicidade Na Administração

Por:   •  14/5/2021  •  Pesquisas Acadêmicas  •  382 Palavras (2 Páginas)  •  212 Visualizações

Página 1 de 2

Felicidade

A felicidade é caracterizada uma por uma emoção natural composta por um estado emocional positivo, sentimentos, bem-estar e de prazer, associados à percepção de sucesso e à compreensão clara de circunstancias positivas do mundo. A felicidade é um fenômeno predominante, natural e subjetivo, que está atrelada mais a fatores psicológicos, sociais e culturais do que a fatores externamente determinados. É também definida predominantemente pela ocorrência freqüente de experiências emocionais positivas sobre as negativas. Nos últimos anos os estudos acadêmicos e científicos sobre a felicidade ganharam força com a descoberta da psicologia positiva, mudando um pouco o foco de investigação em relação aos danos físicos e emocionais ocasionados por aspectos negativos como: (doença, pobreza, problemas sócio-culturais e etc.), e passando a se aprofundar mais em aspectos positivos relacionados ao bem-estar como: (saúde, qualidade de vida, satisfação e etc.).

   Segundo SCORSOLINI COMIN, F(2010)

No âmbito do conhecimento científico, o termo “felicidade” tem sido traduzido por bem-estar subjetivo. Assim, o construto bem-estar subjetivo (BES) tem sido concebido como o estudo científico da felicidade, estando fortemente relacionado à promoção de saúde. Trata-se de experiência interna de cada indivíduo que  emite um julgamento de como a pessoa se sente e o seu grau de satisfação com a vida.(Scorsolin comin,f 2010, p3).  

A construção da felicidade pode ser observada através da união de diferentes fatores e aspectos positivos, em decorrência do modo de vida do individuo em sua convivência social considerando diferentes causas por meio de desejos, necessidades e suas preferências pessoais.

 De acordo com Malvezzi (2015), a felicidade constitui fenômeno superior à qualidade de vida e ao bem-estar, pela estabilidade, enquanto característica que lhe é inerente. Para o autor, a felicidade é revestida de sentimentos positivos, perenes e contínuos de (Malvezzi, 2015, p.350)

REFERENCIAS

SCORSOLINI-COMIN, F, Santos MA. O estudo científico da felicidade e a promoção da saúde: revisão integrativa da literatura¹. Felicidade, [s. l.], 6 jun. 2010. Disponível em: https://www.scielo.br/pdf/rlae/v18n3/pt_25.pdf. Acesso em: 7 abr. 2021.

BARBOSA FERRAZ, Renata. Felicidade. Uma revisão, [s. l.], 7 abr. 2021. Disponível em: https://www.scielo.br/scielo.php?pid=S0101-60832007000500005&script=sci_arttext&tlng=pt. Acesso em: 7 abr. 2021.

RIBEIRO, Andrea darosci silva. Significados de Felicidade orientados pela Psicologia Positiva em Organizações e no Trabalho. Significados de Felicidade orientados pela Psicologia Positiva em Organizações e no Trabalho, [s. l.], 8 jan. 2018. Disponível em: https://www.redalyc.org/jatsRepo/213/21359522005/21359522005.pdf. Acesso em: 8 abr. 2021.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.8 Kb)   pdf (63 Kb)   docx (7.8 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com