TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Filosofia e Ética

Por:   •  14/3/2018  •  Trabalho acadêmico  •  344 Palavras (2 Páginas)  •  157 Visualizações

Página 1 de 2

FILOSOFIA E ÉTICA
Portfólio 2

0428349 - Alex da Silva Guimarães
0427275 - Francisco Vianey Nascimento
0428345 - Janderson Flávio Silva Ferreira
0427285 - Maria Cleany Silva Sousa

Maranguape-CE,
2017


Portfólio em Grupo - Parte 02 - Práticas Gerenciais - Um enfoque na Filosofia Organizacional

4. O reitor da UFNE poderia ter tomado a decisão arbitrariamente e isoladamente? Por quê?

Entendemos que o reitor não poderia ter tomado uma decisão tão importante de maneira autocrática, sem levar em consideração as opiniões dos membros do colegiado, no caso, o conselho universitário. A universidade é um local onde há pluralidade de pensamentos e opiniões. Portanto, seria papel do reitor, como líder máximo da organização, lançar mão de habilidades humanas e conceituais, de modo a conciliar as diferentes formas de pensar dos membros do conselho, sempre com a finalidade de obter o bom desempenho da instituição.

5. Os participantes do conselho que se abstiveram de votar, poderiam ter feito isso? Por quê?

Entendemos que a abstenção de votar de alguns membros do conselho foi incorreta. A adoção de ações afirmativas pela UFNE é uma decisão de grande relevância, que poderá impactar muito fortemente os processos na universidade. Desse modo, nenhum voto poderia ser prescindido. Além disso, ao abster-se de votar, os membros também estão deixando de dar voz aos seus representados, no caso os seus respectivos centros.

6. Como a UFNE poderá contemplar em seus valores as diferentes concepções sobre seu papel que existem na instituição?

Ao elaborar o planejamento de longo prazo, é importante que se definam os valores da organização. Esses valores nortearão o modo de atuação, devendo haver um esforço no sentido de alinhar as decisões da instituição com eles. No caso da UFNE, por se tratar de uma universidade pública localizada numa região historicamente desfavorecida,  poderia ser colocado em seus valores auxiliar no desenvolvimento econômico da região, investindo em pesquisa e aproximando-se da comunidade. Poderia, ainda, ser colocada como valor a democratização do acesso à universidade, por meio de ações afirmativas. Desse modo, provavelmente se chegaria a um consenso entre os membros do Conselho Universitário.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.5 Kb)   pdf (80.7 Kb)   docx (12 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com