TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Filosofia e Ética

Por:   •  17/2/2019  •  Trabalho acadêmico  •  308 Palavras (2 Páginas)  •  147 Visualizações

Página 1 de 2

1. Sobre as Teorias a respeito da origem da filosofia, explique por que ela não é nem oriental nem um milagre grego.

Embora a filosofia venha a ter diversas concordâncias com a linha de pensamento de diversos orientais (Confúcio, Lao Tsé, Buda e Zaratustra), a busca central e incessante pela eficácia da condição do homem levam a margem dos paradigmas da religião, misturando misticismo com racionalismo, assim indo contra o conceito básico de refletir, criticar e especular, por isso que a Filosofia não é oriental.

Apesar da sistematização da Filosofia por parte dos Gregos, a Filosofia já era presente em outros povos a tempos atrás, como por exemplo a filosofia Egípcia.

2. Quais eram as questões dos filósofos pré-socráticos?

Entender a origem das coisas fundamentando a razão e colocando de lado o sobrenatural e misticismo, eram estudiosos da natureza (Physis) e de seus elementos a fim de encontrarem o conceito base de causa e princípio para o universo.

3. Explique o que é e como funciona a maiêutica socrática.

Processo pedagógico elaborado a partir de perguntas realizadas pelo emissor induzindo o receptor a pensar e elaborar respostas que induzisse o mesmo a um caminho e assim criando novos conceitos a partir do íntimo do pensante. O parto do conhecimento.

4. Por que os Sofistas não podem ser considerados verdadeiros filósofos? O que ensinavam?

Estavam eles mais preocupados com fama e status momentâneos do que em busca da verdade e razão, diferentemente dos filósofos que estavam em busca incessante pela verdade absoluta e universal. Sofistas quanto mais sabiam, mais ganhavam. Filósofos quanto mais buscavam, mais tinham a visão que nada sabiam.

Sofistas ensinavam aos gregos, em troca de pagamento, a arte do convencimento através da conversação com base na oratória e retórica, batizada como Erística. Arte esta que os sofistas buscavam a todo instante a excelência para que assim substituísse o convencimento das massas não mais pela força, mas sim pelas palavras.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2 Kb)   pdf (28.2 Kb)   docx (7.5 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com