TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Filosofia e Ética

Por:   •  8/5/2021  •  Trabalho acadêmico  •  706 Palavras (3 Páginas)  •  91 Visualizações

Página 1 de 3

Universidade Federal Fluminense (UFF)

Curso de Administração Pública

Disciplina: Filosofia e Ética

Nome do Aluno: Fabio Ribeiro Bastos Junior

Polo: Nova Iguaçu

Matrícula: 20113110120

Questões da Atividade a Distância:

  1. Como se deu a passagem da cosmologia à metafisica?

Os primeiro filósofos reconhecidos trabalhavam com uma explicação racional para a origem do mundo, o cosmo. Dessa forma, a “primeira filosofia” se apresentou como cosmologia. No intuito de buscar uma ordem, uma causa,  aos acontecimentos universais, eram atribuídos fenômenos naturais, minerais, vegetais, animais, humanos, astronômicos, entre outros na busca de uma força natural abundante e eterna, inerte às mudanças, denominada physis.

A metafísica é encarada como a “filosofia primeira”. Ela percebe o ser enquanto o ser. A mesma estuda a essência das coisas ou do sentido real e verdadeiro das coisas, daquilo que elas são em si mesmas, apesar do que aparentam ou das mudanças que possam sofrer.

A cosmologia apoiava-se nos sentidos aos buscar uma explicação racional. Ao entender que multiplicidade, mudança, nascimento e morte são apenas ilusões dos sentidos, a cosmologia passou à metafísica.

  1. O que significam as palavras metafisica e ontologia? Quem empregou pela primeira vez?

Metafísica: Derivada da expressão ta meta ta physika ( Ta: aqueles; meta: após, depois; ta physika: aqueles da física), significa   literalmente:   aqueles   [escritos]   que   estão [catalogados] após os [escritos] da física. Foi empregada pela primeira vez por Andrônico de Rodes, por volta de 50 a.C.

Ontologia: Onto deriva-se de dois  substantivos  gregos,  ta  onta  (os  bens  e  as  coisas  realmente  possuídas  por  alguém) e ta eonta (as coisas realmente existentes). Essas duas palavras, por sua vez,  derivam-se  do  verbo  ser,  que,  em  grego,  se  diz  einai.  O  particípio presente desse  verbo  se  diz  on  (sendo,  ente)  e  ontos  (sendo,  entes).  Dessa  maneira,  as  palavras onta e eonta (as coisas) e on (ente) levaram a um substantivo: to on, que significa  o  Ser. Assim, ontologia significa: estudo ou conhecimento do Ser, dos entes ou das coisas tais como são em si mesmas, real e verdadeiramente. Foi, no século XVII, que o filósofo alemão Jacobus Thomasius considerou a palavra.

  1. Por que  atribuir a Parmênides de Eléia a primeira elaboração ontológica?

Foi ele o primeiro filósofo a afirmar que o mundo percebido pelos sentidos é um mundo ilusório, feito de aparências, sobre as quais são formuladas opiniões. Foi o primeiro a contrapor a esse mundo feito de mudança perene, a idéia de um pensamento e de um discurso verdadeiros referidos àquilo que é realmente, ao Ser. Parmênides tornou a cosmologia impossível ao afirmar que o pensamento verdadeiro exige a identidade e a não-contradição do Ser. Como consequência, mostrou que o pensamento verdadeiro não admite a multiplicidade ou pluralidade de seres e que o Ser é uno e único.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.4 Kb)   pdf (81.1 Kb)   docx (9.2 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com