TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Filosofia e Ética

Por:   •  27/8/2021  •  Trabalho acadêmico  •  501 Palavras (3 Páginas)  •  72 Visualizações

Página 1 de 3

[pic 1]

Universidade Federal Fluminense (UFF)

Aluno: Camilla Pereira De Almeida Barbosa

Matrícula: 21113110039

Polo: Três Rios

Disciplina: Filosofia e Ética.

Curso: Administração Pública (APU-UFF-)

Atividade 7

1. Quais as críticas de Marx à filosofia de Hegel?

A primeira crítica vem sobre a esquerda Hegeliana, do idealismo de Hegel (das ideias que movia o mundo), pois interpretava o mundo pela ideologia. Pois Marx achava que a matéria que movia o mundo, e não o idealismo de Hegel. Marx o criticava Hegel, pois achavam que ele naturalizava o estado, as instituições politicas, como se fosse à evolução das melhores ideias.

 Marx contesta a ideia de que o capitalismo não é a melhor ideia, ele é fruto das consequências materiais, a sociedade não surge de uma ideia, mas sim as condições materiais.  

    Para Marx Hegel e os hegelianos eram conservadores, eles combatem “frases”, e não o mundo real, Marx acreditava que a vida criava uma nossa consciência...

2. Quais eram as ideias dos socialistas utópicos? Qual a diferença entre o socialismo utópico e o socialismo proposto por Marx? E a crítica de Marx ao socialismo utópico?    

Era a buscar por uma solução para os problemas sociais por eles identificados, eles questionavam a desigualdade social, porem não apresentava uma forma concreta para solucionar tais questões. Eles viam que os operários não estavam tendo voz para reivindicar seus direitos, e foram se levantando pessoas e ideias pra tentar solucionar, mas pareciam tão longe da realidade.  

A diferença é que o socialismo utópico seria o modelo “ideal”, pois os ricos e de mais influencias tentava fazer uma ponte entre os operários e empresários e empresa por direitos mais justos, mas Marx observando tudo o que estava acontecendo, e na realidade nada era resolvido, propôs que os operários se juntassem e fosse lutar por seus direitos, que juntos lutassem contra a exploração operaria que estava tomando conta da sociedade, pois pra Marx aquele que tem acaba tirando o direto de quem não tem e busca ter. Para Marx o socialismo utópico se preocupa muito em criticar sem oferecer uma saída, uma esperança de que esse sistema pode mudar.

3. O que propunham os anarquistas?  

 

O anarquismo defende a abolição da sociedade privada, ele usa de caminhos, métodos, táticas e estratégias para construir uma sociedade melhor para população, a anarquia defende que não precisa de um intermediário como o governo, mas que as pessoas poderiam ter liberdade para expressar seu querer, defender seus direitos e vontades, sem que houvesse alguém para impor isso a eles.

  A anarquia é um movimento que atribui ao individuo quanto ao coletivo (sociedade) o direito de usufruir toda liberdade possível sem nenhuma limitação de espaço ou tempo, e essa liberdade prevê o direito de não ser oprimido por qualquer tipo de autoridade, admitindo só a limitação da natureza, do bom senso e da vontade da comunidade em geral. Quando a anarquia fala de autoridade ela se refere às autoridades politicas, autoridades econômicas, autoridades religiosas, autoridades sociais e autoridades jurídicas.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.1 Kb)   pdf (88.8 Kb)   docx (41.6 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com