TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Filosofia e Ética

Por:   •  19/9/2015  •  Trabalho acadêmico  •  1.764 Palavras (8 Páginas)  •  220 Visualizações

Página 1 de 8

Filosofia e ética

1) Pesquisar e apresentar modelos e práticas de Responsabilidade Social das Empresas, sob o enfoque do trabalho, ambiente, mercado e comunidade e discutir a respeito da conduta das empresas e dos trabalhadores.

Resposta.

Segundo Garcia (2005, p.71):

"Responsabilidade social de uma empresa e à forma de conduzir os negócios (gestão, modelo a ser seguido), à forma de integração social (preocupação com o meio ambiente em que está inserida) e um meio de prestar contas à sociedade (moralismo, sociedade civil reguladora das ações da empresa)."

Ou seja, deve-se criar não só uma ideia de, mas uma forma de transmitir em poucas palavras a essência da responsabilidade social.

Existem três formas de estudos conhecidos como:

  • Responsabilidade Social Corporativa onde as organizações criam programas sociais.
  • Responsabilidade Social Empresarial está extremamente ligada a uma gestão ética e transparente que a organização deve ter com suas partes interessadas, para minimizar seus impactos negativos no meio ambiente e na comunidade.
  • Responsabilidade Social e Ambiental relacionada com práticas de preservação do meio ambiente.

Modelos de empresas:

A Responsabilidade Social da Nextel é dividida em alguns programas que envolvem os funcionários, jovens e pessoas com deficiências, também tem um programa de reciclagem que tem parecia com a GM&LOG destinado a coleta de aparelhos antigos, baterias e acessórios vendidos aos seus clientes. Pois ela se preocupa com o meio ambiente.

3M Ser agente catalisador e parceiro das comunidades, dividindo fontes de recursos por meio de contribuições e envolvimento dos nossos funcionários. Tendo com programas de ações que engloba voluntariado, instituto de inovação com objetivo de expansão de qualidade, projetos sociais pelo meio ambiente, massa do bem que faz a substituição de vasilhas de isopor por plástico, escola de funilaria para adolescentes, formare educação profissionalizante em reparação automotiva para jovens e o programa de Junior Achievemente para manter os adolescentes nas escolas.

Colgate - têm em seu portfólio muitos projetos sendo a empresa líder no segmento em higiene, a empresa acredita que fazer seu papel é levar conhecimento para seus consumidores e funcionários: o Sorriso, futuro brilhante - é um programa desenvolvido globalmente pela Colgate para promover educação em saúde bucal através de materiais educativos e produtos especialmente desenvolvidos para ações sociais com este foco. Como programas tem o funcionário cidadão, apoio à comunidade, o famoso sorriso por meio da lei de incentivo à cultura.

TOK&STOK – a empresa preocupa-se cada vez mais em exercer o papel de uma empresa socialmente responsável através de seus valores, código de ética e desenvolvimento de ações de cunho social e ambiental que já representam um considerável valor de investimentos. Com projetos ecossociais que promove a constituição de uma sociedade sustentável, Tok no seu coração arrecadação de fundo para apoiar crianças com risco sociais, Projeto doação no caixa incentivo dos clientes a fazerem doações no ato da compra, Tok&Tok e doutores da alegria onde vão em ONG´s lançando uma linha de proodutos para os dias das mães.

Instituto Ethos - busca disseminar entre as empresas ferramentas de gestão e práticas responsáveis, apoiando-as em sua implementação, bem como na compreensão e na incorporação, de forma progressiva, de critérios de responsabilidade social em sua gestão. Com projetos como ciclo de oficinas tem como disseminar conhecimentos e práticas de um processo de gestão e o Banco de oficinas.

Kimberly-Clark - relacionamento sadio e cooperativo com a comunidade orienta as ações de responsabilidade social da Kimberly-Clark, por meio de iniciativas que garantem a sustentabilidade dos recursos naturais, o cuidado com o bem-estar e melhoria da qualidade de vida da população. Com muitos projetos que são ativos e o que já foram realizados, Tudo por um consciente com seu papel na sociedade, Mulher atuação busca unir e articular pessoas, Programa doações auxiliar a comunidade entorno das fábricas, Na mão certa contra exploração sexual de menores, Praticatatum projeto de música, Green Building Council diminuição de impactos sobre os recursos naturais, Plataforma de atividades viva plenamente foco cultural, Projeto vôlei para brilhar, Apoio à cooperativa de catadores, e por um Brasil mais verde.

2)A inclusão escolar é objeto de preocupação a respeito do seu significado e do modo de torná-la uma realidade em nosso sistema educacional. Pensando sobre esses aspectos, responda:

a) Faça uma breve pesquisa de três tipos de deficiência (física, mental, auditiva, visual, entre outras).

Deficiência

Segundo a Organização Mundial de Saúde, deficiência é o substantivo atribuído a toda a perda ou anormalidade de uma estrutura ou função psicológica, fisiológica ou anatômica.

  • Deficiência Auditiva

Deficiência auditiva é considerada como a diferença existente entre o desempenho do indivíduo e a habilidade normal para a detecção sonora de acordo com padrões estabelecidos pela American National Standards Institute (ANSI - 1989). A audição normal corresponde à habilidade para detecção de sons até 20 dB N.A (decibéis, nível de audição).

  • Deficiência mental

O complexo conhecido como deficiência mental aponta para problemas que se situam no cérebro e causam baixa produção de conhecimento, provocando no paciente uma dificuldade de aprendizagem  e um baixo nível intelectual.

Não se pode confundir deficiência mental com doença mental. O portador de necessidades especiais mantém a percepção de si mesmo e da realidade que o cerca, sendo capaz de tomar decisões importantes sobre sua vida. Já o doente mental tem seu discernimento comprometido, caracterizando um estado da mente completamente diferente da deficiência mental, embora 20 a 30% dos deficientes manifestem algum tipo de ligação com qualquer espécie de doença mental, tais como a síndrome do pânico, depressão, esquizofrenia, entre outras. As doenças mentais atingem o comportamento dos pacientes, pois lesam outras áreas cerebrais, não a inteligência, mas o poder de concentração e o humor.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (12.7 Kb)   pdf (129.9 Kb)   docx (17 Kb)  
Continuar por mais 7 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com