TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Filosofia e ética

Por:   •  1/5/2017  •  Artigo  •  549 Palavras (3 Páginas)  •  2.711 Visualizações

Página 1 de 3

1. Identifique como se apresenta a “crise ética” no noticiário dos últimos tempos. Até que ponto é reconhecida também, nos meios de comunicação, uma “crise da ética”? Em que sentido as duas abordagens se chocam?

        A crise ética é apresentada no noticiário como algo que deve ser evitado, tal como o não cumprimento das normas de trânsito que ocasionam acidentes que por sua vez estão sempre sendo criticados nos noticiários, no entanto fica evidente que no dia a dia as pessoas ignoram as regras de trânsito devido ao grande estresse que o ambiente e a própria sociedade impõe como o avançar o sinal com a finalidade de evitar um assalto num determinado lugar por apresentar um elevado índice de violência, evidenciando assim a crise da ética.

2. Tendo em conta a situação em que vivemos, seja na família, seja no trabalho ou nas relações sociais em geral, qual a moral que predomina na vida prática? Antiga, medieval ou moderna? Que amostras você encontra na vida cotidiana de que há um conflito entre éticas diferentes?

Na vida prática predomina a ética moderna, a exemplo disso pode-se citar as leis que foram criadas com o intuito de proteger os indivíduos, foi algo natural que nasceu da imprescindibilidade, visando resguardar os direitos individuais perante o coletivo, como a lei Maria da Penha que resguarda a mulher da violência que no passado era algo comum. Um outro exemplo em que podemos observar o conflito entre as éticas diferentes é o casamento gay que na atualidade vem recebendo aceitação da maioria das pessoas, porém aqueles que possuem enraizadas a opinião de que o casamento deveria obedecer a ordem natural , casal de homem e mulher , dificilmente consegue aceitar essa visão moderna.

3. Tome como exemplo um fato recente da vida política nacional ou estadual em que se assinalou a “falta de ética”, e analise-o para mostrar a diferença entre uma abordagem do fato a partir da “ética de responsabilidade” e a partir da “ética da convicção”. Verifique também sob qual perspectiva ética os meios de comunicação social abordaram ou abordam o fato analisado.

        Temos recentemente o caso do ex-governador do Estado do Rio de Janeiro , Sérgio Cabral, que utilizou o dinheiro público durante seu governo em causas próprias, analisando este fato, podemos observar que o ex-governador não utilizou os recursos em prol do bem estar geral, gerando o descumprimento das leis morais. No âmbito da ética da convicção,  não se preocupou em cumprir as normas, mesmo sabendo que o não cumprimento a lei  poderia acarretar na prisão e consequentemente o deixaria infeliz.

A realização de acordos milionários desviou o dinheiro público para a própria riqueza do ex-governador, deixando inúmeras pessoas sem recursos básicos para a sua sobrevivência, não colocando em prática a ética da responsabilidade, que ensina o dever de prever as consequências das nossas próprias ações. A mídia no entanto não minimizou o caso, divulgou amplamente para o conhecimento de toda a população, repudiando a conduta do ex-governador, tratando o caso com total falta de ética, criticando também a forma como foi utilizado o dinheiro público  como na compra de jóias, grandes jantares, viagens de luxo e total ostentação da sua residência , tudo visando sua satisfação pessoal.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.4 Kb)   pdf (53.4 Kb)   docx (11.4 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com