TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A GERAÇÃO Y E SEUS PONTOS FORTES NAS ORGANIZAÇÕES

Por:   •  20/6/2021  •  Artigo  •  3.284 Palavras (14 Páginas)  •  117 Visualizações

Página 1 de 14

FACULDADE ESTÁCIO DO AMAZONAS

CURSO DE ADMINISTRAÇÃO

Edson Pereira de Menezes

Murilo Lisciotto

GERAÇÃO Y E SEUS PONTOS FORTES NAS ORGANIZAÇÕES

Manaus

2015

Edson Pereira de Menezes

Murilo Lisciotto

GERAÇÃO Y E SEUS PONTOS FORTES NAS ORGANIZAÇÕES

Artigo científico apresentado à disciplina Trabalho de Conclusão de Curso II, da Faculdade Estácio do Amazonas. Orientador: Prof. Msc. Carlos Augusto Pereira dos Santos.

Manaus

2015

Edson Pereira de Menezes

Murilo Lisciotto

GERAÇÃO Y E SEUS PONTOS FORTES NAS ORGANIZAÇÕES

Trabalho de conclusão de curso apresentado à Faculdade Estácio do Amazonas como exigência parcial para obtenção do Título de Graduação em Administração.

Aprovado em: ___/___/______

Banca examinadora:

__________________________________________________

Presidente

__________________________________________________

Membro

__________________________________________________

Membro

Manaus

2015

GERAÇÃO Y E SEUS PONTOS FORTES NAS ORGANIZAÇÕES

        

Edson Pereira de Menezes

Murilo Lisciotto

RESUMO

        Neste trabalho de pesquisa bibliográfica, o objetivo foi identificar os pontos fortes da chamada geração Y, para que se consiga extrair o melhor desses jovens que estão se inserindo no mercado de trabalho, de modo que se consiga transformar em vantagem competitiva para a empresa. O levantamento de dados foi feito por meio de livros, artigos científicos na internet e revistas especializadas. As evidências apresentadas revelam que hoje em dia, os jovens possuem pontos positivos e negativos, porém, com outra visão de mundo, com diferentes expectativas na carreira, onde entendem que o trabalho é um dos fatores para ter uma boa qualidade de vida, mas não a única. São muito criativos, dinâmicos e possuem uma boa habilidade para trabalhar em grupo, mas ao mesmo tempo, são muito imediatistas (fato que pode ser explicado também pela maneira como foram criados, num mundo com muita informação ao mesmo tempo e em constante mudança) o que para um gestor pode ser um defeito grave.

Palavras-Chave: Geração Y, Vantagem competitiva, Pontos positivos.

GENERATION Y AND THEIR STRENGTHS POINTS IN ORGANIZATIONS

Edson Pereira de Menezes

Murilo Lisciotto

ABSTRACT

        In this literature search of work, the objective was to identify the strengths of the so-called Generation Y, to get the best out of these young people who are entering the labor market, so that it can turn into a competitive advantage for the company. Data collection was done through books, scientific articles on the internet and specialized magazines. The evidence presented shows that nowadays, young people have positive and negative points, however, with another world view , with different expectations in career where understand that work is one of the factors to have a good quality of life, but not the only. They are very creative , dynamic and have a good ability to work in groups, but at the same time, are very short-sighted (a fact that can also be explained by the way they were created, in a world with too much information at once and ever-changing ) which for a manager can be a serious defect .

Key Words: Generation Y, Competitive Advantage, Positives points.

SUMÁRIO

1 INTRODUÇÃO        7

2 ABORDAGEM SISTEMÁTICA        9

2.1. Conceitos        9

2.2. Gerações antecessoras        9

2.3. Geração Y e suas origens        10

2.4. Pontos Fortes        12

3  AMBIENTE ORGANIZACIONAL DA GERAÇÃO Y        13

1 INTRODUÇÃO

O mundo sempre viveu transformações importantes e profundas no decorrer da história, não obstante à nossa realidade, estamos vivendo atualmente em um ambiente constante de mudanças e alto nível de dinamismo e competitividade. É interessante observar o quanto a sociedade tem sido impactada pelos modos de vida moderna, prática, ativa e de relações sociais intensas em estágios antes não vistos e experimentados, algo forte e enraizado na vida de cada indivíduo. A tecnologia vem proporcionando esses avanços exponenciais, o que trouxe um “divisor de águas” tornando quase como um efeito messiânico, separando o antes do depois e abrindo um novo horizonte diante dos olhos daqueles que nasceram em “berço digital”.

O presente artigo parte do propósito de trazer uma análise mais acurada sobre os novos ingressantes no mercado de trabalho conhecidos comumente como a Geração Y, profissionais que vem tomando espaço nas empresas com suas particularidades, diferenciais e uma perspectiva divergente das gerações antecessoras, portanto, a partir desse princípio detectou-se a problemática em questão: Quais os pontos fortes da geração Y e como aproveitá-los para o melhor desempenho da organização? Esse questionamento traz a oportunidade de avaliar os aspectos relevantes e encontrar uma possível resolução, ou um denominador comum para uma relação de aprendizado mútuo, proveitosa e colaborativa entre as organizações e o novo perfil desses profissionais ávidos por crescimento e perseverantes em alcançar status.

Ao contrário do que muitos defendem e criticam quando o tema é abordado, demonstrando até aversão ao caso, levantou-se como hipóteses da pesquisa que a Geração Y visa no trabalho uma fonte de satisfação e de aprendizado; são pessoas dispostas a quebrar paradigmas e superar seus limites; sua interação com as novas tecnologias é mais constante e isso proporciona um network amplo, assim sempre acreditam ser possível a relação com um mercado novo e desafiador e que lhe proporcione reconhecimento. Não há a intenção de esgotar ou ser este trabalho um fim para o assunto, pelo simples fato da delimitação estar focada, especificamente, sobre os pontos fortes e o aproveitamento deles dentro de uma organização,      existindo ainda diversos outros a serem explorados e tratados.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (21.2 Kb)   pdf (124.4 Kb)   docx (20.2 Kb)  
Continuar por mais 13 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com