TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A GESTÃO CONHECIMENTO ANHANGUERA

Por:   •  19/5/2015  •  Trabalho acadêmico  •  3.442 Palavras (14 Páginas)  •  419 Visualizações

Página 1 de 14

Desafio:

GESTÃO DO CONHECIMENTO

Curso: Administração

Disciplina: Gestão do Conhecimento

Semestre:

Ano: 2011/1

  1. Nome do tutor presencial: Sílvio Rosa
  2. Nome do tutor a distancia EAD: Alex Zompero Bezerra
  3. Nome do professor EAD: Mônica Satolani
  4. Nome do professor EAD: Walker Soares do Nascimento

Grupo

RA

ANTONIA P. LIRA NUNES

 2623481171

CARLOS JOSE COSTA

 2354473126

DAIANE CATARINA DE SOUZA

2374476339

ELAINE XAVIER

 2321332903

TAMIRIS DE CASSIA MARQUES

 2603477236

Sorocaba

2011 / 1º

1. Introdução

Este trabalho conceitua em texto, as pesquisas e leitura do conceito de conhecimento, de gestão do conhecimento, da espiral do conhecimento e suas etapas. Apresenta uma abordagem sobre os conceitos de conhecimento, criação do conhecimento organizacional, sua importância para as empresas hoje e como podem ser utilizados nas organizações na prática. O estudo foi realizado utilizando-se como base o “Desafio da Disciplina de Gestão do Conhecimento” (Franco e Carreira, 2011 CEAD) a partir de artigos relacionados, conteúdo da disciplina ministrada em sala de aula e temas sugeridos.

A Gestão como um dos alicerces das organizações, concretizam os esforços de inovação das empresas, sua sobrevivência nos ambientes competitivos e fazem-se necessárias para sua adaptação às novas realidades e incentivam a serem pró-ativas por essência, quer esses esforços incidam sobre Produto, Procedimentos ou sua Gestão.

“A Gestão do Conhecimento está ligada à capacidade das empresas em utilizarem e combinarem as várias fontes e tipos de conhecimento organizacional para desenvolverem competências específicas e capacidade inovadora, que se traduzem, permanentemente, em novos produtos, processos, sistemas gerenciais e liderança de mercado”. Segundo Terra (2000)

“As organizações contemporâneas devem dirigir suas atenções ao aprimoramento do capital humano, visando à geração distinta de valor e a criação de vantagem competitiva de ordem sustentada, com a globalização deu origem a uma dinâmica e competitividade de tal ordem acentuada que conduziu a uma era em que inovar não é questão de opção, mas de sobrevivência” Segundo Drucker (2000).


2. Conceitos de Conhecimento

Para conceituar e compreender os conceitos de conhecimento baseou-se nos seguintes tópicos; Dado, Informação e Conhecimento, distinguindo os.

Dados: são fatos crus, não analisados, são quantificáveis e os únicos passíveis de uma real definição, símbolos, nomes, marcas, números, texto, fato, código, imagem, sons ou quantidades (ROBBINS 2000, p. 151). Para uma organização, dado é o registro estruturado de transações, pode ser definido como um “conjunto de fatos distintos e objetivos, relativos a eventos” (DAVENPORT & PRUSAK, 1998, p. 2). Dado é a descrição bruta e exata de algo, antes que tenham sido organizados ou arranjados de maneira que as pessoas possam entender e usar. (ROSINI E PALMISANO, 2003). Os dados emergem da percepção inicial do observador sobre a natureza do objeto. Os dados em si não são dotados de relevância, mas são importantes porque é a matéria-prima essencial para a criação da informação.

Informações são dados organizados de modo significativo que leva à compreensão, representação estruturada, contextualizados, classificados, e sumarizados em forma e esquema, resultado devidamente tratado servindo de subsídio útil para tomada de decisões e para melhor noção do objeto estudado. Informação são dados podendo ser audível ou visível, e onde existe um emitente e um receptor. É o insumo mais importante da produção humana. “São dados interpretados, dotados de relevância e propósito” (DRUCKER, 1999, p.32). É um fluxo de mensagens, um produto capaz de gerar conhecimento. É um meio ou material necessário para extrair e construir o conhecimento. “Afeta o conhecimento acrescentando-lhe algo ou reestruturando-o” (MACHLUP, 1983).

Conhecimento: deriva da informação assim como esta, dos dados. O conhecimento não é puro nem simples, mas é uma mistura de elementos; é estruturado; é intuitivo, portanto difícil de ser colocado em palavras ou de ser plenamente entendido em termos lógicos. Ele existe dentro das pessoas e por isso é complexo e imprevisível. Segundo Davenport e Prusak (1998, p. 6), “O conhecimento pode ser comparado a um sistema vivo, que cresce e se modifica à medida que interage com o meio”. “Os valores e as crenças integram o conhecimento, pois determinam, em grande parte, o que o conhecedor vê, absorve e conclui a partir das suas observações” (NONAKA E TAKEUSHI 1997, p. 63) observam que “o conhecimento, diferentemente da informação, refere-se a crenças e compromisso“. O conhecimento são casos, regras, processos, modelos, informação úteis. “O conjunto de ferramentas conceituais usadas pelos seres humanos para criar, colecionar, armazenar e compartilhar a informação” (LAUDON,1999).

Proposição de Davenport e Prusak diferenciação entre dados, informação e conhecimento (Figura 1).

Dados, Informação e Conhecimento.

Dados

Informação

Conhecimento

Simples observações sobre o estado do mundo

Dados dotados de relevância e propósito

Informação valiosa da mente humana
Inclui reflexão, síntese, contexto.

Facilmente estruturado

Facilmente obtido por máquinas

Frequentemente quantificado

Facilmente transferível

Requer unidade de análise

Exige consenso em relação ao significado

Exige necessariamente a mediação humana

De difícil estruturação

De difícil captura em máquinas

Frequentemente tácito

De difícil transferência

FONTE: (Davenport, Prusak - 1998 - p.18)

Figura 1

...

Baixar como (para membros premium)  txt (24.9 Kb)   pdf (213.1 Kb)   docx (110.3 Kb)  
Continuar por mais 13 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com