TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A GESTÃO DA QUALIDADE

Por:   •  24/4/2015  •  Trabalho acadêmico  •  866 Palavras (4 Páginas)  •  153 Visualizações

Página 1 de 4

GESTÃO DA QUALIDADE

  1. Você conseguiria fazer uma retrospectiva das eras da qualidade pelas quais sua empresa passou?

O controle da qualidade como conhecemos hoje, é completamente novo se considerarmos os séculos XVIII e XIX, quando tudo era confeccionado por pessoas habilidosas que se limitavam a produzir pequenas quantidades de cada produto. Quando havia uma inspeção de qualidade, esta era feita de maneira muito informal.

Foi nessa época que começaram a surgir as Eras da Qualidade – Era da Inspeção, Era do Controle Estatístico, Era da Garantia da Qualidade e a Era da Gestão da Qualidade.

A empresa em que eu trabalhava até há poucos dias, certamente passou pelas 3 últimas delas:

  • Era do Controle Estatístico de Qualidade – com o aumento da produtividade, houve necessidade de se fazer o controle por meio de amostragem. Há o controle da qualidade em setores específicos, onde utilizam-se ferramentas e técnicas para a avaliação de eventuais variações no processo de produção.
  • Era da Garantia da Qualidade – aqui eram abordados os estudos com relação aos custos da qualidade, ao controle total da mesma, as técnicas de confiabilidade e um programa que determinada qualidade total nos produtos e serviços. O foco da TAM passou a ser a prevenção de defeitos e isso envolvia todos os departamentos. Foram criados, então, sistemas de qualidade e conceito de qualidade total.
  • Era da Gestão da Qualidade total – quando foi adotado o programa de Crosby – Zero Defeito e definiu-se então como qualidade um conjunto de características dos produtos ou serviços de modo a satisfazer plenamente às expectativas dos clientes. O foco, neste momento, passou a ser a Gestão com conhecimento total da empresa, utilizando-se igualmente nas normas internacionais da ISO.

  1. Quais as principais características de gestão da sua empresa?

A TAM adota diversas Ferramentas de Gestão em seus processos. O departamento de Tecnologia de Gestão é responsável pela implementação e pelo gerenciamento dos conceitos, métodos e ferramentas de Gestão, criando processos padronizados e de alta qualidade.

Adotou-se na TAM a gestão de rotinas bem como a gestão de Melhorias e Inovação.

Atualmente, o Departamento de Gestão da Qualidade tem como principal característica atender às necessidades dos clientes, colocando todos os funcionários como corresponsáveis pela qualidade do produto ou serviço.

  1. Quais os aspectos da Qualidade enfatizados por todos os Gurus da Qualidade?

Walter A. Shewhart – Para este Guru, quando um processo está em estado de controle e seguindo uma distribuição particular com certos parâmetros o propósito é determinar quando o processo se afasta deste estado e as ações corretivas que devem ser tomadas.

Edwards Deming – Este Guru foi reconhecido pela melhoria dos processos produtivos nos Estados Unidos durante a Segunda Guerra Mundial, sendo, porém mais conhecido pelo seu trabalho no Japão. Lá, a partir de 1950, ele ensinou altos executivos como melhorar projeto, qualidade de produto, teste e vendas (este último por meio dos mercados globais) através de vários métodos, incluindo a aplicação de métodos estatísticos como a análise de variantes e teste de hipóteses. Deming fez contribuições significativas para o Japão tornar-se notório pela fabricação de produtos inovadores de alta qualidade. Deming é considerado o estrangeiro que gerou o maior impacto sobre a indústria e a economia japonesa no século XX.

Philip Crosby – Salientava sempre o papel dos empresários e executivos em fazer que suas empresas, colaboradores, fornecedores e eles mesmos sejam bem sucedidos. Foi o principal responsável pela adoção do programa Zero Defeito na área militar.

Juran – Idealizador da “Trilogia da Gestão da Qualidade”:

  1. O planejamento da qualidade
  2. A melhoria da qualidade
  3. O controle da qualidade

Feigenbaum – Para ele diferentes departamentos devem intervir nas parcelas do processo que resultam no produto, esta colaboração varia desde o projeto do produto ao controle pós-venda, para que assim não ocorram erros que prejudiquem a cadeia produtiva, causando finalmente problemas ao consumidor.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.8 Kb)   pdf (90.5 Kb)   docx (13.9 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com