TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A GESTÃO DA QUALIDADE NA ADMISTRAÇÃO

Por:   •  24/2/2022  •  Resenha  •  1.254 Palavras (6 Páginas)  •  76 Visualizações

Página 1 de 6

[pic 1]

[pic 2]

GESTÃO DA QUALIDADE

Nayanne Fernanda S. R. Moreira

RESUMO

O presente artigo tem como objetivo entender a Gestão da Qualidade. Em sua essência, é uma filosofia de negócios que defende a ideia de que o sucesso a longo prazo de uma empresa vem da satisfação e fidelidade do cliente. A Gestão da Qualidade exige que todas as partes interessadas em um negócio trabalhem juntas para melhorar processos, produtos, serviços e a cultura da própria empresa. A gestão da qualidade é o ato de supervisionar todas as atividades e tarefas que devem ser realizadas para manter um nível desejado de excelência. Isso inclui a determinação de uma política de qualidade, criação e implementação de planejamento e garantia de qualidade, controle de qualidade e melhoria da qualidade. Também é conhecido como gerenciamento da qualidade total (TQM).Em geral, a gestão da qualidade se concentra em metas de longo prazo por meio da implementação de iniciativas de curto prazo.

Palavras-chave: Gestão da Qualidade. Gerenciamento. Planejamento.

1 INTRODUÇÃO

A “gestão da qualidade” garante produtos e serviços de qualidade superior. A qualidade de um produto pode ser medida em termos de desempenho, confiabilidade e durabilidade. A qualidade é um parâmetro crucial que diferencia uma organização de seus concorrentes. As ferramentas de gestão da qualidade garantem mudanças nos sistemas e processos que acabam por resultar em produtos e serviços de qualidade superior. Os métodos de gestão da qualidade, como a gestão da Qualidade Total ou Seis Sigmas, têm um objetivo comum - entregar um produto de alta qualidade.

A gestão da qualidade é essencial para criar produtos de qualidade superior que não apenas atendam, mas também superem a satisfação do cliente. Os clientes precisam estar satisfeitos com a sua marca. Os profissionais de marketing de negócios são bem-sucedidos apenas quando enfatizam a qualidade e não a quantidade. Produtos de qualidade garantem que você sobreviva à competição de garganta cortada com um sorriso.

A gestão da qualidade é essencial para a satisfação do cliente, o que acaba por conduzir à fidelização do cliente. Como você acha que as empresas funcionam? As empresas prosperam apenas com novos clientes? É importante para cada negócio ter alguns clientes fiéis. Você precisa ter alguns clientes que voltariam à sua organização, não importa o quê.

Os clientes retornariam à sua organização somente se estivessem satisfeitos com seus produtos e serviços. Certifique-se de que o usuário final está satisfeito com seu produto. Lembre-se, um cliente ficaria feliz e satisfeito apenas quando seu produto atendesse às suas expectativas e atendesse às suas necessidades. Entender o que o cliente espera de você? Descubra qual é realmente a necessidade dele? Colete dados relevantes que lhe darão mais informações sobre as necessidades e demandas do cliente. Os feedbacks dos clientes devem ser coletados regularmente e cuidadosamente monitorados.

2 DESENVOLVIMENTO

A gestão da qualidade garante produtos e serviços de alta qualidade, eliminando defeitos e incorporando mudanças e melhorias contínuas no sistema. Produtos de alta qualidade, por sua vez, levam a clientes fiéis e satisfeitos que trazem dez novos clientes junto com eles. Não se esqueça de que você pode economizar algum dinheiro ignorando os processos de gerenciamento de qualidade, mas acaba perdendo seus principais clientes, incorrendo em enormes perdas. O gerenciamento de qualidade garante que você entregue os produtos de acordo com as promessas feitas aos clientes por meio de vários modos de promoções. As ferramentas de gestão da qualidade ajudam uma organização a projetar e criar um produto que o cliente realmente deseja.

A Gestão da Qualidade garante o aumento das receitas e maior produtividade para a organização. Lembre-se, se uma organização está ganhando, os funcionários também estão ganhando. Os funcionários ficam frustrados apenas quando seus salários ou outros pagamentos não são liberados no prazo. Sim, o dinheiro é um forte fator de motivação. Você sentiria vontade de trabalhar se sua organização não lhe desse o salário em dia? Pergunte a si mesmo. Os salários são liberados pontualmente somente quando há fluxo de caixa livre. A implementação de ferramentas de gestão da qualidade garante alta fidelidade do cliente, portanto, melhores negócios, aumento do fluxo de caixa, funcionários satisfeitos, local de trabalho saudável e assim por diante. Os processos de gestão da qualidade tornam a organização um lugar melhor para trabalhar.

Remova processos desnecessários que apenas desperdiçam o tempo do funcionário e não contribuem muito para a produtividade da organização. O gerenciamento de qualidade permite que os funcionários entreguem mais trabalho em menos tempo.

A gestão da qualidade ajuda as organizações a reduzir o desperdício e o inventário. Ele permite que os funcionários trabalhem em estreita colaboração com os fornecedores e incorporem a filosofia “Just in Time”.

A gestão da qualidade garante uma estreita coordenação entre os funcionários de uma organização. Ele inculca um forte sentimento de trabalho em equipe nos funcionários.

A implementação bem-sucedida do modelo de Gestão da Qualidade requer um planejamento extensivo e, principalmente, a participação de todos os membros que são beneficiados fora da organização (Gestão, fornecedores, e até mesmo clientes). Sem a participação de cada funcionário, o modelo de gestão da qualidade seria um completo fracasso.

O modelo de Gestão da Qualidade começa com a pesquisa e coleta de informações sobre os usuários finais, seguido pelo planejamento e participação plena dos colaboradores para uma implementação bem-sucedida. A gestão de alto nível precisa conscientizar os outros membros da equipe sobre os benefícios do processo de gestão da qualidade, a importância da qualidade para sobreviver a longo prazo e como eles podem implementar vários modelos de Gestão da Qualidade  priorizando seus clientes e seus feedbacks.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (8.6 Kb)   pdf (238.9 Kb)   docx (4.5 Mb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com