TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A GESTÃO DE DESENVOLVIMENTO ECONÔMICO LOCAL

Por:   •  13/5/2015  •  Trabalho acadêmico  •  1.548 Palavras (7 Páginas)  •  104 Visualizações

Página 1 de 7

GESTÃO DE DESENVOLVIMENTO ECONÔMICO LOCAL: ALGUMAS CONSIDERAÇÕES

Trabalho apresentado ao Curso de Bacharelado em Administração , pela UNOPAR – Universidade Norte do Paraná para as disciplinas: Comunicação e Linguagem, Filosofia, Teória da Administação I e Sociologia.

Profº: Marcelo Silveira

Márcia Basto

Samara Headley

Wilson Sanches

Santaluz

2012

Introdução

O desenvolvimento economico local não é simplismente reflexo de um processo de desenvolvimento nacional em determinado local. O desenvolvimento local caracteriza-se o protagonismo dos atores locais, na formação de estratégias em decisões econômicas e seu sua implementação.

O desenvolvimento econômico baseia-se na autonomia dos agentes locais, em que caminham em opinões ao pensamento dominante.

Nos últimos anos ocorreram muitas iniciativas locais, abranjendo a degradação da situação social e do abandono de uma agenda de desenvolvimento em outra órbita que não a local. Contropondo-se as macropoliticas.

As ações inteligente, pode contribuir para redução da pobreza local.

A indução de uma metodologia participativa .

O diagnostico da situação de cada localidade tem parceria com o poder publico e o mercado.

A identificação de potencialidades, a escolha de vocações e a conjecção de palnos integrados de desenvolvimento.

É uma tecnologia social inovadora.

Vivemos hoje um período de profundas transformações no sistema capitalista. Tais mudanças devem ser entendidas a partir da crise, iniciada nos anos 70. analizando os resultados das políticas de desenvolvimento em curso nos países capitalistas do pós-guerra, quando os modelos de desenvolvimento e as práticas de planejamento da vida econômica eram realizados de cima para baixo, conduzidos pelos Estados nacionais.

O momento é marcado por fortes transformações e turbulências que condicionam os mecanismos de tomada de decisão por parte dos gestores públicos. É nesse centeio que estudos locais ganham interesse, com o município assumindo funções que antes eram de responsabilidade cie instâncias de poder superiores. Desta forma, cada vez mais os municípios ou cidades (como muitos os denominam no Brasil) constituem-se em um espaço estratégico, para o desenvolvimento,ocorrendo profundas consequências econômicas, sociais e espaciais.

O desenvolvimento econômico local pode ser um dos campos de investigação da escala local. Nas últimas décadas, por causa das transformações na economia mundial, do aprofundamento dos processos de democratização nos países europeus e da redemocratização nos países latinos-americanos, a instância local de poder emergiu como tema, caracterizando análise de relações concretas, socialmente construídas e territorialmente localizada.

Políticas para o desenvolvimento local constitui um dos produtos de uma iniciativa ampla, que envolveu centenas de pessoas em todo o país. Desenvolvido essencialmente durante o ano de 2006, esse esforço concentrou-se na identificação dos processos capazes de gerar um ambiente favorável à mobilização dos recursos subutilizados do país. O desenvolvimento econômico local não é simplesmente o reflexo de um processo de desenvolvimento nacional em uma dada localidade. O que caracteriza o processo de desenvolvimento econômico local é o protagonismo dos atores locais, na formulação de estratégias, na tomada de decisões econômicas e na sua implementação.

Os objetivos básicos das políticas de desenvolvimento local, dentro da reemergência da questão local/regional, são basicamente a geração de emprego e renda, o aumento da competitividade sistémica, e a endogeinização do processo de sustentabilidade econômica local, através da transformação do sistema produtivo local, com incremento de sua produtividade e eficiência, o fomento da diversificação produtiva, aumento do valor agregado das atividades econômicas locais, maior qualificação de trabalhadores e empregadores e com maior participação da sociedade civil nos processos decisórios (estes mais ágeis e precisos ao nível local, em especial em aspectos relacionados a sustentabilidade ambiental desse desenvolvimento as cadeias produtivas e parcerias entre atores sociais (trabalhadores e empresas) e o poder público.

O desenvolvimento local depende da capacidade de integrar o aproveitamento sustentável dos recursos disponíveis e potenciais para a mobilização em torno da necessidade e os problemas da população local. E para que haja este desenvolvimento, é necessária uma série de elementos de infra-estrutura básica:

Econômica e técnica: transportes, telecomunicações, abastecimento de água e energia, saneamento, áreas físicas disponíveis e edifícios, ruas, portos, aeroportos, terminais de carga, além da produção e difusão de informações sócio-econômicas.

Sociais: educação, capaciíação, pesquisa, serviços de apoio a produção, saúde, serviços coletivos (justiça, segurança, etc.), cultura, esportes, turismo e serviços sociais;

Ambientais: coleta de lixo, reciclagem, tratamento de água e esgoto, políticas de preservação do meio ambiente.

A chegada de uma Mineradora de ouro (Yamana Gold) gerando desenvolvimento economico.

A implantação de uma Fabrica de Calçados.

Comercio Local

Cooperativas

Promoção de investimentos e a diversificativa das atividades econômicas.

Ações estrategicas de desenvolvimento local.

O extrativismo da pedra e entre outras.

Cargo: Presidente da cooperativa ascobe

Grau de escolaridade: Superior em ADM, Curasando MBA – em Finanças Empresáriais e Banco.

Experiências anteriores: Coodenador de projetos e programa do MOC. Sobre politicas públicas Sensibilidade do poder Público e da propria sociedade civil.

Desconhecimento

...

Baixar como (para membros premium)  txt (11.7 Kb)   pdf (58.6 Kb)   docx (17.1 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com