TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A GESTÃO DE PESSOAS AVALIAÇÃO DE DESEMPENHO 90º

Por:   •  3/10/2020  •  Trabalho acadêmico  •  336 Palavras (2 Páginas)  •  144 Visualizações

Página 1 de 2

UNIVERSIDADE PRESBITERIANA MACKENZIE

POS GRADUAÇÃO GESTÃO ESTRATÉGICA DE NEGÓCIOS

GESTÃO DE PESSOAS

AVALIAÇÃO DE DESEMPENHO 90º

SÃO PAULO – SP

Agosto de 2020

AVALIAÇÃO DE DESEMPENHO 90º

O MODELO

Esta avaliação é praticada pelo líder da hierarquia imediata. Trata-se de um método bastante tradicional nas empresas e a responsabilidade é atribuída ao líder imediato, que assume o compromisso de avaliar todos os seus subordinados e emitir um parecer a respeito de cada um. Normalmente, é aplicada anualmente pelas empresas e a efetividade da avaliação depende do desempenho do líder.

ASPECTOS POSITIVOS

Numa equipe, é o líder imediato que melhor conhece os membros a qual trabalha. Neste aspecto, ele é o mais capacitado para fazer a avaliação. Também é a liderança imediata que melhor conhece os indicadores de desempenhos que são esperados para cada função exercida. Pela proximidade com seus subordinados, o mesmo consegue identificar as facilidades e dificuldades que cada um apresenta, diante de determinada situação.

ASPECTOS NEGATIVOS

Infelizmente, alguns líderes não possuem preparo necessário para lidar com pessoas e consequentemente, isso acaba afetando a avaliação de desempenho.

A proximidade do líder também pode causar distorções na avaliação e alterar os resultados. Pode gerar incompatibilidade entre o gestor e o avaliado, levando a uma avaliação de caráter mais pessoal ao invés de profissional.

O líder por ser o único avaliador, pode gerar desconfiança por parte dos subordinados, principalmente quando a organização já apresenta problemas com a liderança.

GESTÃO POR COMPETÊNCIA

A gestão por competências é importante para desenvolver nos membros da equipe qualificações técnicas e comportamentais para exercer uma determinada função. A avaliação 90º quando bem aplicada, pode servir de muita valia para identificar e gerenciar competências na equipe. Por exemplo, numa equipe onde o nível educacional dos subordinados o impede de compreender e responder a um formulário de avaliação, a presença do líder como avaliador é muito importante, desde que ele conduza corretamente a avaliação.

Uma das melhores maneiras que demonstrar que a empresa está de olho nos colaboradores é a avaliação de desempenho, onde é possível identificar e traçar objetivos para o desenvolvimento de cada membro do grupo.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.4 Kb)   pdf (33.9 Kb)   docx (8.1 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com