TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A GESTÃO DE QUALIDADE

Por:   •  22/10/2015  •  Trabalho acadêmico  •  3.070 Palavras (13 Páginas)  •  193 Visualizações

Página 1 de 13

[pic 1]

       

Universidade Anhanguera - UNIDERP

Centro de Educação a Distância

CURSO DE ADMINISTRAÇÃO

ATPS – GESTÃO DE QUALIDADE

CORDEIRÓPOLIS / SP

        2015

[pic 2]

Universidade Anhanguera - UNIDERP

Centro de Educação a Distância

ADMINISTRAÇÃO

ATPS – GESTÃO DE QUALIDADE

LARISSA COSTA                                        RA: 363245

LILIAN ARAUJO CASSIANO                                RA: 363252

LUCIANA CASSETARI                        RA: 363251

PAOLA SANCHES PERUCHI                                 RA: 363316

ATIVIDADE PRÁTICA SUPERVISIONADA

Professor Tutor à Distância da Disciplina: Profª: Monica Satolani

Tutor Presencial do Polo: Ailton Pereira

CORDEIRÓPOLIS / SP

2015

ETAPA 1:

PASSO I

  1. O que qualidade? Como seu conceito alterou ao longo do tempo?

Qualidade tem a ver, primordialmente, com o processo pelo o qual os produtos ou serviços são materializados. Se o processo for bem realizado, um bom produto final advirá naturalmente, a qualidade reside no que se faz, aliás, em tudo o que se faz e não apenas no que se tem como consequências disso, ou, em outras palavras, todos os processos de umas determinadas atividades são importantes, se os processos forem desenvolvidos com qualidade, o produto final terá qualidade. A definição de qualidade foi se alterando ao longo do tempo até formar a moderna gestão da qualidade, que deixou operações simples de inspeção para abranger todos os processos , desde marketing até serviços pós entrega, disseminando por toda a cadeia produtiva a necessidade do cliente, atribuindo a todas as áreas responsabilidade especificas para atendê-las.

  1. O que é gestão da qualidade e como foi sua evolução?

A gestão da qualidade total (TQM) é uma estratégia de administração orientada a criar consciência de qualidade em todos os processos organizacionais. O TQM tem sido amplamente utilizado em indústrias, educação, governo e serviços. Chama-se total porque seu objetivo é a aplicação não só da empresa inteira mais também a organização estendida: fornecedores, distribuidores e demais parceiros de negócios. O TQM é composto de estágios tais como: planejamento, organização de controle, liderança. Tanto qualidade quanto manutenção são qualificada de total porque cada empregado participa é diretamente responsável pela realização dos objetivos da empresa.  

Atualmente a gestão da qualidade está sendo uma das maiores preocupações das empresas, sejam elas voltadas para a qualidade dos produtos ou serviços a conscientização para a qualidade e o reconhecimento da sua importância, tornou a certificação de sistema de gestão da qualidade indispensável para micro e pequenas empresas de todo mundo a certificação da qualidade além de aumentar a satisfação e a confiança dos clientes, reduz custos internos, aumenta a produtividade, melhora a imagem e os processos continuamente, possibilita ainda fácil acesso a novos mercados. As formas pelas quais as organizações planejam, definem, obtêm, controlam, melhoram e demonstram a qualidade, têm sofrido contínua evolução, respondendo a mudanças políticas, sociais e econômicas.

  1. Quais foram os principais gurus da Qualidade?

Os principais gurus da qualidade foram:

Walter A. Shewhart, W. Edwards Deming, Joseph M. Juran, Armand Feigenbaum, Philip B. Crosby, Kaoru Ishikawa e Genichi Tagucgi.

  1. Quais são os oitos princípios gestão da qualidade? Explicar.

Principio 1- Qualidade centrada no cliente: o cliente deve ser o centro de tudo nas organizações. O atendimento de suas necessidades, não apenas faz com que seja fidelizado, como provoca para a organização má possibilidade de aumentar seu mercado.

Principio2 – Liderança: vários são os casos de mal sucedidos de implantação de gestão de qualidade, em que os sócios não se envolvem e não se comprometeram desta forma, os sócios e o alto escalão devem sempre, serem os lideres deste processo.

Principio 3- Melhoria continua: Uma organização é um sistema vivo e em permanente aprendizado, frente às megatendências mundiais, o que faz com que precise estar sempre antenada n a absorção de novas tecnologias, técnicas e processos.

Principio 4-Envolvimento das pessoas: para a implantação da gestão da qualidade, além da liderança dos sócios e do alto escalão, todos os níveis devem estar comprometidos e motivados, bem como atualizado, através de vários tipos de valorização e capacitação pessoal e profissional.

Principio 5- Enfoque pró-ativo e resposta rápida: a implantação e permanência de uma filosofia de gestão de qualidade numa organização exige iniciativa de todos, velocidade e precisão nas atividades, para que todos os processos resultantes sejam eficientes e eficazes.

Principio 6- Visão de futuro: devida as fortes variações no ambiente em que se encontra as organizações, estas necessitam acreditar no que podem, elaborar planejamento audaciosos, numa visão de futuro, para que transcendam, as faces e as tendências mundiais.

Principio 7- Gestão baseada nos fatos: A gestão da informação, a serviço da gestão da qualidade pode propiciar os resultados esperados para o atendimento do mercado, ou seja, atualmente não se admite gestão empresarial baseada em dados e em informações que não sejam de valor agregado e que não possam ser medidos e isto exige das empresas a utilização de indicadores de desempenho.

Principio 8- Responsabilidade Social: Antes do uso da responsabilidade social com fins de Marketing institucional, esta é uma necessidade ética e cidadã em qualquer país, em qualquer setor ou atividade, de forma que a esfera empresarial auxilia a sociedade, de alguma forma, a amenizar suas dificuldades e promover o bem social.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (20.3 Kb)   pdf (301.5 Kb)   docx (206.2 Kb)  
Continuar por mais 12 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com