TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A GESTÃO DE RH NAS PEQUENAS EMPRESAS

Por:   •  4/9/2018  •  Trabalho acadêmico  •  1.650 Palavras (7 Páginas)  •  259 Visualizações

Página 1 de 7

Centro de Educação Profissional Renato Ramos da Silva

CEDUP-LAGES-SANTA CATARINA

GESTÃO DE RH NAS PQEQUENAS EMPRESAS

CAMILLE WOLFF DE SOUZA

MARIA LUÍSA RAMOS NETO

LAGES SC

AGOSTO 2018

CAMILLE WOLFF DE SOUZA

MARIA LUÍSA RAMOS NETO

GESTÃO DE RH NAS PEQUENAS EMPRESAS

Trabalho apresentado à disciplina de Metodologia Científica à professora Thaís Agostini do curso e turma 1º RH 01

LAGES SC

AGOSTO 2018


SUMÁRIO

  1. INTRODUÇÃO........................................................................................................4
  2. GESTÃO DE RH NAS PEQUENAS EMPRESAS..................................................5
  1.   TREINAMENTO E DESENVOLVIMENTO............................................................5
  1. Reconhecimento de funcionários.......................................................................5
  1.    PROCESSOS EFICAZES DE CONTRATAÇÃO..................................................6
  1. AS PME E SEU PRÓPRIO SISTEMA DE RH.........................................................6
  2. IMPLANTAÇÃO DO RH NAS PEQUENAS EMPRESAS.......................................7
  3. CONCLUSÃO.........................................................................................................9

REFERÊNCIAS..........................................................................................................10

  1. INTRODUÇÃO

O presente trabalho é sobre Gestão de Pessoas, mais especificamente sobre a gestão de RH em empresas de pequeno porte, a importância deste departamento e como implantá-lo nessas organizações.

Esse trabalho tem como objetivo aprimorar o conhecimento de seus integrantes nessa área, entender mais detalhadamente como ocorrem seus processos dentro das entidades e analisar todo o cuidado que deve existir quando se trata de uma pequena empresa.


  1. GESTÃO DE RH NAS PEQUENAS EMPRESAS

Segundo o site Efix (2017) os funcionários são um componente essencial para qualquer negócio, e um bom gerenciamento de Recursos Humanos é importante, mesmo se a organização tiver um menor porte. Além disso, em uma economia de serviços, funcionários representam uma boa parte da entrega do produto. O desempenho, comprometimento e lealdade dos funcionários ao trabalho são essenciais e podem ser aprimorados com uma gestão bem-feita de RH nestas empresas. Esses fatores também ajudam na retenção de talentos após uma crise, em que muitas empresas tiveram que enxugar ao máximo o número de colaboradores.

Uma das principais funções do RH é garantir que a empresa cumpra regras e regulamentos que influenciam todos os aspectos de relacionamento com os funcionários – desde a contratação, passando pela segurança, administração de benefícios e chegando à rescisão. Mesmo empresas muito pequenas devem estar de acordo com o que é previsto na legislação brasileira e nas regras do sindicato de cada setor. (EFIX, 2017)

Enquanto pequenas empresas geralmente não estão prontas para oferecer os mesmos benefícios que uma grande organização, ainda assim, há uma dose de administração envolvida. (EFIX, 2017) A gestão de RH pode ajudar um pequeno negócio fazendo pesquisas para determinar o que é possível de ser oferecido de maneira mais rentável e gerenciar a prestação desses direitos. Além disso, o RH favorece uma empresa estando em sintonia com funcionários e os benefícios que eles mais valorizam, lhes proporcionando um bom clima organizacional.

2.1   TREINAMENTO E DESENVOLVIMENTO

Treinamento e desenvolvimento são importantes para uma empresa, mas pequenos negócios podem se surpreender ao constatar que isso é ainda mais essencial para eles, particularmente em termos de treinamentos para funcionários que exercem mais de uma função ou tarefa. A gestão de RH nas pequenas empresas traz vantagens não apenas fornecendo treinamento para funcionários, mas tendo conhecimento das muitas opções de baixo custo que estão disponíveis. (EFIX, 2017)

  1. Reconhecimento de funcionários

O site Efix (2017) diz que pequenas empresas não têm grandes orçamentos para ações de reconhecimento de funcionários e atividades que forneçam valor e mantenham os empregados engajados e comprometidos com o trabalho. Mas, mesmo ideias simples, como um programa de agradecimento, podem gerar resultados. Reservando um tempo para perguntar aos profissionais o que é importante para eles e desenvolvendo programas e atividades que atendam a essas necessidades, são ações que podem ajudar a minimizar o turnover e o absenteísmo.

- “Absenteísmo é a soma do período em que o funcionário não comparece ao trabalho por falta e/ou atraso; Turnover é a elevada rotatividade do mesmo dentro da empresa.” (CARLOS PIRES, 2013)

  1.    PROCESSOS EFICAZES DE CONTRATAÇÃO

Conforme o site Efix (2017) Uma boa contratação é aquela na qual identificamos o profissional que possui competências, conhecimento e habilidades correspondentes ao que é exigido, se encaixando no perfil da empresa. Uma boa gestão de RH nas pequenas empresas traz benefícios com o desenvolvimento e administração destes processos, ajudando a minimizar os efeitos de uma má contratação. Além disso, um processo de contratação corre riscos de passar por reivindicações de discriminação, perguntas inadequadas e até mesmo problemas na verificação de referências. O departamento de RH irá ajudar a gerenciar esses riscos, buscando evita-los significativamente.

  1. AS PME E SEU PRÓPRIO SISTEMA DE RH

Segundo Huallem (2012) O que muitos gestores não sabem é que mesmo uma empresa de pequeno porte pode, ou melhor, deve, ter um departamento de Recursos Humanos atuante e organizado para mediar as relações, compartilhar informações, criar padrões de trabalho e acompanhar sua evolução. Muitos erram ao tentar adaptar em uma PME modelos prontos que funcionam em grandes corporações. O RH de uma empresa precisa nascer com ela, estar presente desde sempre, fazer parte do seu DNA, pois isso garante que as ações sempre estarão alinhadas às necessidades de cada fase.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (12.3 Kb)   pdf (112.3 Kb)   docx (14.9 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com