TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A GESTÃO DO CONHECIMENTO - SEMINÁRIO

Por:   •  5/4/2021  •  Relatório de pesquisa  •  537 Palavras (3 Páginas)  •  70 Visualizações

Página 1 de 3

Seminário 4ª Revolução Industrial

Aluna: Yasmin Rodrigues do Nascimento

Impacto: Nacional e Global – do início até países, regiões e cidades (p.71-84)

O tema que Schwab apresenta, no texto lido por mim, é como a 4ª Revolução Industrial afeta na política nacional e global. Com isso, os governos precisam se adaptarem, pois, com mais informações chegando aos cidadãos, pode-se resultar em sistemas políticos mais difíceis de serem governados e governos menos eficazes. Com isso, o autor aponta os impactos positivos, ou as oportunidades:

  1. Uso das tecnologias digitais para governar melhor: as administrações públicas podem modernizar suas estruturas e funções para melhorar o desempenho.
  2. Promoção de maior transparência entre governo e os cidadãos.
  3. A população está mais bem informada e mais exigente.
  4. As tecnologias alteram os conceitos tradicionais de trabalho: isso possibilitou o surgimento de novos tipos de empregos.
  5. Países, regiões e cidades podem melhorar seu desenvolvimento: acompanhamento do surto de doenças infecciosas, melhores respostas às catástrofes naturais, etc.
  6. A digitalização torna o tráfego veicular mais eficiente: permite as informações em tempo real e um controle sem precedentes das infraestruturas da mobilidade urbana.

Além disso, Schwab também fala sobre os pontos negativos, ou seja, os desafios que a 4ª Revolução gerou:

  1. Permite que qualquer pessoa exerça influência: é mais fácil de alguém chegar ao poder, mais difícil de usá-lo e mais fácil de deixar de tê-lo.
  2. A autoridade pública foi prejudicada: os governos se tornaram menos eficientes e/ou eficazes.
  3. Os líderes são pressionados a comentar acontecimentos ou agir imediatamente, reduzindo o tempo disponível para obter respostas calculadas.
  4. O novo conceito de trabalho gerou um grau de proteção menor ao trabalhador: muitos são contratados temporariamente, perdendo as vantagens de segurança e longevidade empregatícia.
  5. O aumento dos cibercrimes e roubo de identidade.
  6. Surgimento de desigualdade entre aqueles que são conhecedores das inovações tecnológicas e os indivíduos que conhecem menos.  

Um novo aspecto que podemos relacionar com o tema é em relação ao modo de gerir a administração pública: a entrada de novas tecnologias traz um cabedal de maneiras de participação social na administração e na elaboração de políticas públicas aglutinando demandas diretamente das pessoas interessadas no serviço e aplicando metas para o orçamento. 

 Os governantes devem captar as possibilidades consequentes das tecnologias avançadas e a ameaça que correm seus países se menosprezarem este irreversível cenário que surge. Um exemplo disso, são os países, como Austrália, Suíça e Estônia se apressarem em aprovar leis que autorizam as moedas digitais, como o Bitcoin, com seus protocolos da confiança (Blockchain). A moeda virtual que utiliza o blockchain como livro-razão contábil, de maneira transparente distribuída e global, na qual produz conformidade e credibilidade no relacionamento entre duas pessoas, inovando o jeito de se fazer contratos, sem necessidade de participação de bancos ou financeiras.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.8 Kb)   pdf (89.4 Kb)   docx (9.3 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com