TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A GESTÃO LOGÍSTICA

Por:   •  29/1/2018  •  Resenha  •  451 Palavras (2 Páginas)  •  176 Visualizações

Página 1 de 2

UNIVERSIDADE FEDERAL DE SÃO JOÃO DEL-REI

NÚCLEO DE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA - NEAD

CURSO DE GESTÃO PÚBLICA

LORRAINE BELZ SILVA

GESTÃO LOGÍSTICA

IPATINGA

OUTUBRO/2017

LORRAINE BELZ SILVA

GESTÃO LOGÍSTICA

Trabalho apresentado a Professora Mestre Kelly Aparecida Torres, como requisito para obtenção de créditos na disciplina Gestão Logística do Curso de Gestão Pública da Universidade Federal de São João del-Rei  - UFSJ, na modalidade de Educação à Distância.

IPATINGA

OUTUBRO/2017

TAREFA 1

As organizações são definidas por conjuntos integrados que se inter-relacionam visando almejar um único objetivo. A partir do momento em que há busca e inerência, a mudança se insere de forma natural nas organizações e a logística tem sua grande participação nas transformações. Assim, a organização deve fazer com que a mudança não se torne uma situação imóvel e sim um processo de constante atualização no ambiente organizacional, a fim de obter eficiência e qualidade no serviço prestado.

Quando há percepção da necessidade de modificações das logísticas nas organizações, automaticamente justapõe-se a necessidade de mudança nas relações de indivíduo com organização, dele com os companheiros, da organização com a sociedade, do indivíduo com a sociedade e ele com ele mesmo. No entanto, mudanças em ambientes organizacionais são exercidas por meio de relações entre indivíduos e a organização, e que influem na estrutura, estratégia e na dinâmica das organizações. No Brasil, o desenvolvimento da logística se deu quase que paralelamente ao crescimento econômico registrado nos anos 2000. Esse cenário vem se consolidando nos últimos anos através da manutenção de uma política macroeconômica consistente, com metas de inflação, câmbio flutuante, acúmulo de reservas internacionais, responsabilidade fiscal e solidez no sistema financeiro.

 A logística aglomera várias atividades que vão desde o recebimento da matéria-prima para a constituição do produto, estoque/armazenagem, até o envio do produto final e entrega ao cliente no tempo e lugar certo com o menor custo/benefício, visando agregar valor ao produto. Assim, na visão ampliada da cadeia de suprimentos, uma cadeia produtiva abrange desde o desenvolvimento de um produto, passando pelo fornecedor de insumos, até a efetiva oferta do produto ao mercado consumidor.

Sabemos que a logística permeiam todos os aspectos da vida moderna e envolvem a participação de toda a sociedade. Porém, cada organização é limitada por recursos escassos e por isso não pode tirar vantagens de todas as oportunidades que surgem: então temos o problema de determinar a melhor alocação de recursos. Assim, a eficiência é obtida quando a organização aplica seus recursos por meio da logística naquela alternativa que produz o melhor resultado.

Portanto, podemos afirmar que há uma necessidade da Logística para a Administração Pública e suas atividades tanto no âmbito de materiais e pessoas nas organizações públicas, quanto nos serviços públicos e níveis de serviço, afim de que haja um trabalho eficiente e que tenha melhor custo/benefício.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.3 Kb)   pdf (74 Kb)   docx (11.8 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com