TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A GESTÃO SOCIAL

Por:   •  31/10/2017  •  Relatório de pesquisa  •  341 Palavras (2 Páginas)  •  122 Visualizações

Página 1 de 2

UC[pic 1]

GESTÃO SOCIAL – M9

DOCENTE: MARCIO SÁ

ISABELLA DE LIMA FLORÊNCIO

Aula 39 e 40: Organizações da Economia Solidária (Associações e Cooperativas)

- Estudo de caso -

  1. Identifique e sistematize os problemas enfrentados pelo grupo de costureiras antes, durante e depois do processo de intervenção da ONG.

No começo foi criado um plano de negócio, porém sua implementação não foi possível por conta de dificuldade como falta de recursos, de qualificação profissional, redução do tamanho do grupo, dificuldade de escoar a produção, falta de recursos para adquirir máquinas e equipamentos, dentre outras.

Durante o processo ainda existiam problemas como conflitos dentro do grupo por baixo ganho mensal.

Através da ONG, era vendido os produtos através do marketing e através disso várias parcerias aumentaram a demanda por produção, mas infelizmente as costureiras tão tinham experiências suficientes e por conta disso acabou tendo problemas nos processos. Outro problema eram os erros na confecção das roupas os quais geravam retrabalho.

  1. Analise o processo de incubação da cooperativa pela ONG procurando destacar os aspectos que podem estar relacionados com os pontos frágeis da cooperativa hoje.

  1. Discuta ações e estratégias de gestão simples para que a cooperativa enfrente os desafios que enfrenta hoje para que ela se mantenha e se desenvolva no mercado.

As costureiras decidiram que a produção das peças passaria a ser feita por fases, seguindo as recomendações técnicas. Decidiu-se também atender uma demanda por uma produção não tão sofisticada.

Para que a cooperativa cresça em seu mercado é necessário que ela possa dar conta da quantidade de demanda exigida, além de ser necessária o alcance da melhor qualidade em seus produtos; e para isso deveria ser feita uma análise para saber qual o melhor caminho a ser tomado, como uma capacitação por exemplo.

É sempre importante está atento ao que o mercado está exigindo para que a cooperativa possa ser mantida e sempre buscar o diferencial para que possa se tornar destaque na atuação presente.

  1. Esboce uma proposta metodológica de incubação diferenciada para o caso da Cooperativa de Costureiras, que considere as especificidades do território.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.3 Kb)   pdf (105 Kb)   docx (21.2 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com