TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A GOVERNANÇA EM TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO

Por:   •  20/8/2019  •  Trabalho acadêmico  •  601 Palavras (3 Páginas)  •  2.102 Visualizações

Página 1 de 3

Universidade Veiga de Almeida

Análise e desenvolvimento de Sistemas

Gustavo Augusto Morais Melo Antonio

GOVERNANÇA EM TÉCNOLOGIA DA INFORMAÇÃO.

Elabore um projeto de desenvolvimento sustentável, utilizando o COBIT5, citando e explicando os cinco processos de governança.

Procedimentos para elaboração do TD

  1. Estabelecer através dos objetivos estratégicos de negócios e as metas de TI para viabilizar o projeto, as metas a serem alcançadas (alinhamento). Exemplos de metas de um projeto de desenvolvimento sustentável.
  1. Estude os cinco processos de EDM, e o propósito de cada um
  2. Cada processo, dentro do seu projeto terá um objetivo (meta), explique o que será realizado para consegui atingir a meta do processo.

  1. As metas a serem alcançadas são a redução de custos de matéria prima como plástico, equipamentos de maquinaria, energia, comunicação interna e externa. Matéria prima para a reutilização de garrafas latas enquanto uso externo, e, papelaria e energia em uso interno.

  1. Atender as necessidades dos stakeholders: As organizações existem para criar valor para os stakeholders, ou seja, para todas as partes interessadas (acionistas, auditores, fornecedores, consultores, alta administração, etc).As necessidades dos stakeholders precisam ser transformadas em estratégias corporativas. Por isso, este princípio está intimamente alinhado com o conceito de alinhamento estratégico entre TI e negócio.

Cobrir a organização de ponta a ponta: Integrar a governança corporativa de TI dentro da governança corporativa, cobrir as funções e processos dentro da empresa, não focar só nas funções de TI, mas sempre tratas as informações e tecnologias relacionadas que precisam ser tratados.

Aplicar um framework único e integrado: COBIT 5 é uma estrutura única e integrada, porque integra todos os conhecimentos anteriormente dispersos em diferentes frameworks da ISACA, tais como o COBIT 4.1, Val IT (valor de TI para o negócio), Risk IT (risco relacionado ao uso de TI), BMIS (segurança). Está alinhado com os mais atuais e relevantes padrões e frameworks utilizados de gestão corporativa: COSO, COSO ERM, ISO/IEC 9000, ISO/IEC 31000. Relacionados a TI: ISO/IEC 38500, ITIL, ISO/IEC 27000 series, TOGAF, PMBOK/PRINCE2, CMMI etc. Isso permite à organização utilizar o COBIT 5 como um integrador dos frameworks de governança e de gestão.

Possibilitar uma abordagem holística: Para apoiar a governança e a gestão de TI utilizando uma abordagem que engloba a organização como um todo, incluindo seus componentes e suas inter-relações

Separar a governança de gestão: COBIT 5 torna clara a distinção entre governança e gestão. Essas duas áreas abrangem diferentes tipos de atividades, exigem diferentes estruturas organizacionais e servem a propósitos diferentes. A governança assegura que as necessidades, as condições e as opções dos stakeholders sejam avaliadas para determinar os objetivos de negócio a serem alcançados; define a direção por meio de priorização e tomada de decisão; e provê monitoramento de desempenho e conformidade com relação aos objetivos.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.2 Kb)   pdf (82.4 Kb)   docx (9.6 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com