TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Gestão Ambiental

Por:   •  27/5/2018  •  Trabalho acadêmico  •  3.626 Palavras (15 Páginas)  •  114 Visualizações

Página 1 de 15

SUMÁRIO

1.        TEMA: GESTÃO AMBIENTAL        4

2.        PROBLEMÁTICA        4

3.        JUSTIFICATIVA        4

4.        OBJETIVOS        5

4.1.        OBJETIVO GERAL        5

4.2.        OBJETIVOS ESPECÍFICOS        5

5.        PROCEDIMENTOS METODOLÓGICOS        5

5.1.        TIPO DE PESQUISA        5

5.2.        TÉCNICA DE COLETA DE DADOS        5

6.        FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA        6

6.1.        GESTÃO AMBIENTAL NO ÂMBITO EMPRESARIAL        6

6.2.        GESTÃO AMBIENTAL E TECNOLOGIA        8

6.3.        GESTÃO DE PESSOAS        10

6.4.        GESTÃO AMBIENTAL E DIREITO EMPRESARIAL        12

7.        CRONOGRAMA DE EXECUÇÃO DA PESQUISA        12

REFERÊNCIAS        13


  1. TEMA: GESTÃO AMBIENTAL

O âmbito de uma empresa é constituído por várias formas de relacionamento, desse modo, faz-se necessário considerar as disciplinas gerenciais, técnicas e o processo de produção mediante às instalações e ao meio interno e externo, incluindo ainda a relação entre mercado, fornecedores, comunidade e consumidor.

No mundo contemporâneo a questão ambiental é um tema em destaque junto aos debates internacionais. Isso se deve em detrimento da degradação dos recursos naturais, a extinção das espécies da fauna e da flora, o aquecimento da temperatura decorrente da emissão de gases poluentes e a ameaça à sobrevivência humana.

O gerenciamento ambiental necessita se apresentar em consonância com o conceito de ambiente empresarial conforme seus objetivos, pois o desenvolvimento deste conceito proporciona melhores resultados nas relações internas e externas, com melhorias na produtividade, na qualidade e nos negócios.

  1. PROBLEMÁTICA

De acordo Donaire (1999, p. 45) muitas empresas demonstram ser possível aliar sustentabilidade econômica e proteção ambiental, conforme a criatividade e as condições internas capazes de modificar as restrições e ameaças ambientais em oportunidades de negócio.

O próprio mercado vem nomeando marcas e produtos que têm menor impacto junto ao meio ambiente, o que acaba por interferir no processo de gerenciamento interno das empresas, levando-os aos processos de controle e gestão ambiental. Surge então, a necessidade que a empresa tem em promover procedimentos gerenciais utilizados para instalação e manutenção desse gerenciamento. A gestão ambiental nas empresas está associada ao desenvolvimento humano.

A gestão ambiental não se esgota na necessidade de dar bases ecológicas aos processos produtivos, de inovar tecnologias dentro da organização para se atentar ao máximo na reciclagem dos rejeitos contaminantes, que de alguma forma, seja direto ou indiretamente, acabam que poluindo o meio ambiente, sendo assim a gestão ambiental busca incorporar normas ecológicas aos agentes econômicos, incumbindo a eles o dever de valorizar o patrimônio de recursos naturais.

  1. JUSTIFICATIVA

O desenvolvimento das tecnologias no mundo contemporâneo gera facilidade e comodidade para o bem-estar da população. Porém, pode provocar consequências muitas vezes irreparáveis ao meio ambiente. Os impactos são causados principalmente pelas indústrias e outras organizações que produzem em grande escala produtos que causam danos ao ambiente como um todo.

        Nesta perspectiva, surge um grande questionamento. A Gestão Ambiental vem sofrendo um grande impacto, devido ao crescimento do Avanço Tecnológico? É preciso realizar um estudo para entender o conceito de Gestão Ambiental, avanços tecnológicos e os possíveis impactos ambientais e sociais que podem ser provocados pelo crescimento de empresas que não desenvolvem uma gestão que não prioriza a sustentabilidade, provocando prejuízos para a organização.        

  1. OBJETIVOS

  1. OBJETIVO GERAL

Identificar a necessidade da implantação da gestão ambiental nas organizações, com finalidade de reduzir seus impactos no meio ambiente.

  1. OBJETIVOS ESPECÍFICOS

Explicar a importância da gestão ambiental dentro das empresas.

Analisar os benefícios que a gestão ambiental poderá trazer para a organização.

Identificar quais áreas as empresas merecem mais atenção em relação aos impactos ambientais.

  1. PROCEDIMENTOS METODOLÓGICOS

  1. TIPO DE PESQUISA

Uma pesquisa só é possível quando há dúvidas referentes ao tema em questão, e as respostas podem ser sanadas através dos que levam o pesquisador a algum lugar com o seu trabalho científico. Todas as grandes invenções e acontecimentos realizados pelo homem foram concluídos pelo pressuposto de um questionamento, de uma dúvida inerente que gerou análises para se chegar a uma solução.

A metodologia a ser utilizada na presente pesquisa será de cunho bibliográfico, terá caráter exploratório e contará com obras de autores renomados que tratam da temática.

  1. TÉCNICA DE COLETA DE DADOS

O método científico está relacionado com a coleta de dados para que seja possível reunir as informações e comprovar um determinado conteúdo. O método está ligado com os dados embasando o objetivo de pesquisa.

Os dados a serem coletados para a realização da pesquisa terá aspectos qualitativos para definir problema, hipóteses, etc. e fornecer as informações necessárias acerca da finalidade da pesquisa.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (24.2 Kb)   pdf (170 Kb)   docx (22 Kb)  
Continuar por mais 14 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com