TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Gestão Ambiental

Por:   •  14/4/2021  •  Dissertação  •  1.019 Palavras (5 Páginas)  •  94 Visualizações

Página 1 de 5

Rio de Janeiro

2021

1º Síntese - Resíduos de lixo

Antes de definirmos resíduo vale entender a diferença desse termo para lixo, que segundo a Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT) é definido como restos das atividades humanas, considerados pelos geradores como inúteis, indesejáveis ou descartáveis. Já o resíduo é tudo aquilo que pode ser reutilizado e reciclado e permite destinação para outros fins.

Há diversos tipos de resíduos e de formas de reaproveitamento dos mesmos. Porém, mesmo após 10 anos da formulação da Política Nacional de Resíduos Sólidos, segundo a Associação Brasileira das Empresas de Limpeza Pública (Abrelpe), o Brasil ainda conta com 2.970 lixões a céu aberto em funcionamento, com 3.001 municípios que fazem uso de unidades de destinação inadequadas, em lixões ou aterros controlados.

Com isso, um dos caminhos para reverter essa situação é uma constante conscientização de que práticas simples, adotadas diariamente, podem ajudar e ter uma diferença significativa nesse cenário. O princípio dos 5R’s, que consiste em cinco ações: repensar, recusar,reduzir, reutilizar e reciclar, é um dos principais caminhos para auxiliar na mudança de comportamento diante do consumo e a forma com que as empresas lidam com os resíduos gerados.

Atualmente, encontramos empresas que possuem iniciativas não só de reaproveitamento de resíduos como também já iniciam suas atividades com o branding totalmente voltado para o eco friendly. A B.O.B (Bars Over Bottles), que é uma empresa de cosméticos (shampoo, condicionador e sabonete) sólidos que visa reduzir o uso de embalagens, zerar o uso de plástico e acabar com a contaminação da água com ingredientes químicos.

2º Síntese - 4º poder de influência sob o consumidor que “governa” a sociedade: A mídia.

Muito já se sabe do poder de influência da mídia no comportamento do consumidor, seja para compra de um novo produto, serviço ou até mesmo influência partidária. Porém, com uma sociedade com cada vez mais acesso à informação, internet e interação nas redes sociais, vê-se uma outra configuração de relação. Onde o consumidor, que é papel principal desse esquema, ocupando uma posição atuante.

Recentemente um caso ganhou bastante notoriedade nas redes sociais e que exemplifica bem essa relação entre mídia x consumidor. O Ifood, patrocinador oficial do reality show - Big Brother Brasil, em uma das suas ativações no programa gerou muito burburinho nas redes sociais pela quantidade de embalagem plástica e lixo gerado apenas com 1 refeição da participante Carla Diaz, gerando assim uma repercussão negativa para a marca no programa e fora dela. Dias depois, o apresentador Tiago Leifert, em outra ativação da marca, fez questão de frisar que 100% das embalagens utilizadas naquela ativação eram biodegradáveis, algumas delas feitas até de mandioca.

Além do programa, a marca fez questão de frisar diversos compromissos ambientais a curto e longo prazo como o projeto Regenera que tem como objetivo acabar com a poluição plástica e neutralizar a emissão de carbono até 2025, motos elétricas e o incentivo aos parceiros para substituição de embalagens plásticas por recicladas. O que reforça a ideia de que o consumidor está cada vez mais atento aos comportamentos das marcas, seja as que ele consome ou não.

3º Síntese - Consumismo, Meio Ambiente E Pandemia

Com cerca de 130 milhões de infectados pelo covid-19 no mundo, a mudança de comportamento quanto a nossa responsabilidade frente a essa situação, é urgente. A pandemia vem reafirmando que o ritmo de vida da população antes do coronavírus é insustentável. Esse vírus não é fruto do acaso, mas sim, consequência de hábitos extremamente consumistas e destrutivos da sociedade.

Diante da reabertura de estabelecimentos após o período de lockdown, observamos a formação de filas enormes e o aumento do fluxo de pessoas em lojas que em sua maioria não vendem produtos

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.6 Kb)   pdf (46.4 Kb)   docx (10.1 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com