TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Gestão Ambiental

Por:   •  4/5/2021  •  Trabalho acadêmico  •  1.244 Palavras (5 Páginas)  •  84 Visualizações

Página 1 de 5

INTRODUÇÃO

O presente trabalho é sobre a proposta Produção Textual Interdisciplinar em Grupo (PTG), e têm como objeto de estudo a empresa “Praticidade” que atua há uma década na produção de copos descartáveis, canudos, pratinhos e outros. Porém a empresa ao longo do tempo, por meio de pesquisas notou que há uma leve queda na aceitação de seus produtos, devido à atenção dos consumidores às questões ambientais. Através dessa análise, descobriu que existe a necessidade de moldar-se a um modelo inovador, que busca ofertar novos produtos ecologicamente corretos e que se ajustam às leis e normas ambientais em vigência. Por meio dessa decisão, a alta administração começou a inserir uma mudança na empresa, afim de colocá-la novamente em lugar de destaque no mercado.

Este trabalho tem como objetivo desenvolver fundamentos para possível resolução das questões apresentadas sobre a situação-problema, na qual busca-se uma gestão sustentável para o desenvolvimento e crescimento da empresa “Praticidade”.  

ETAPA 1

CICLO PDCA

Segundo Chiavenato (2012), o PDCA é uma ferramenta da qualidade, também conhecida como ciclo da melhoria contínua, na qual têm como objetivo obter eficiência nos processos. Funciona através de quatro etapas: (1) planejar (to plan), (2) fazer (to do), (3) checar (to check) e (4) agir (to act).

A empresa Praticidade ao observar o interesse dos consumidores por questões ambientais, conta então com um Sistema de Gestão Ambiental – SGA e um plano de gerenciamento de resíduos sólidos previsto obrigatoriamente pela Política Nacional de Resíduos Sólidos, Lei 12.305/2010, com o objetivo de inovar na criação de novos produtos que obedeçam à legislação ambiental, produzindo de forma sustentável e reutilizável, além da destinação dos reciclados de maneira correta às cooperativas, afim de possibilitar a venda dos mesmos, melhorando à renda das famílias.

PLANEJAR

A empresa Praticidade tem definido, como:

  • Objetivos e metas: Trabalhar dentro da conformidade legal e normativa ambiental.

Deverão seguirão os seguintes passos como plano de ação e melhoria:

  1. Descrever ações e tarefas a serem desenvolvidas;
  2. Definir a equipe responsável pelo plano;
  3. Estabelecer um cronograma com prazos para realização do plano de ação;
  4. Definir recursos necessários, como: orçamento de custos, local a ser desenvolvido e materiais utilizados;
  5. Considerar riscos previstos na execução e seu respectivo plano de contingência.

FAZER

Serão colocadas em prática as ações e tarefas desenvolvidas para a produção de novos produtos, seguindo a ideia de mudança sustentável e reutilizável. Seguindo às seguintes etapas de execução:

  1. Implementar às ações dispostas no Plano de ação;
  2. Treinar todos os envolvidos no processo produtivo;
  3. Definir um sistema de acompanhamento da equipe designada;
  4. Coletar dados dos resultados obtidos.

CHECAR

Avaliar se há maior aceitação, após o gerenciamento dos resíduos sólidos e do Sistema de Gestão Ambiental que obedece corretamente às leis e normas ambientais. Para tanto, devem avaliar por meio das etapas de:

  1. Checar e acompanhar o andamento do plano de ação e melhoria, verificando o cumprimento das metas e tarefas estabelecidas;
  2. Verificar os resultados, comparando-os com os resultados esperados;
  3. Avaliar sistematicamente os resultados obtidos.

AGIR

Nesta parte do ciclo PDCA, será entendido se será padronizado ou corrigido o plano de ação, seguindo as etapas de:

  1. Introduzir ações corretivas e ajustes ou dar continuidade às ações que estiverem alcançando resultados positivos;
  2. Padronizar procedimentos, mantendo à linha de ação;
  3.  Compartilhar os resultados e aprendizado com os envolvidos no processo.

ETAPA 2

Decorrente das mudanças planejadas pela “Praticidade”, ela estabeleceu a contratação de um profissional tecnólogo em gestão ambiental, para iniciar admissão deve-se entender o processo de recrutamento e seleção, para assim definir um plano para preencher a vaga disponível.

2.1 DIFERENÇA ENTRE RECRUTAMENTO E SELEÇÃO

Segundo Chiavenato (2009), o sistema de atração e escolha entre pessoas e organização não é tão simples e trata-se de contínua interação entre as empresas e o mercado. Existem dois processos muito importantes: Recrutamento e Seleção, ambos são utilizados para suprir a seleção de pessoal, interligados, porém são termos diferentes.

Para Chiavenato (2009), o Recrutamento é um conjunto de técnicas e meios, através da divulgação para atrair candidatos qualificados e capacitados para ocupar os cargos e que ofereçam suas habilidades e conhecimentos à organização, sendo feita com base nas necessidades presentes e futuras da gestão de pessoas. Já a Seleção é o processo de escolher e classificar os candidatos adequados às necessidades da empresa, fundamenta-se em especificações do cargo a ser preenchido, cuja finalidade é selecionar competências agregadoras.

2.2 PERFIL DA VAGA

O perfil da vaga está baseado nas características e competências descritas pelo  Ministério do Trabalho na classificação CBO (código brasileiro de ocupação). Será realizado o processo seletivo para o cargo, atendendo às seguintes exigências:

  • Tecnólogo em gestão ambiental.

Breve descrição

O tecnólogo em gestão ambiental atua por meio de:

  • Elaboração e implantação dos projetos ambientais;
  • Gerenciamento e implementação do Sistema de Gestão Ambiental (SGA) nas empresas;
  • Implementação de ações de controle de emissão de poluentes;
  • Administração de resíduos e procedimentos de remediação.

Podem prestar consultoria, assistência e assessoria.

Formação e experiência

Para a ocupação do cargo, requer:

  • Formação em Engenharia Ambiental ou cursos de tecnologia na área ambiental e registro no respectivo conselho de classe, quando exigido. O exercício integral da atividade ocorre, em média, após um a dois anos de experiência.

Atividades gerais do cargo

Atuam em atividades econômicas, com foco em:

...

Baixar como (para membros premium)  txt (9.4 Kb)   pdf (79.2 Kb)   docx (13.9 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com