TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Gestão Ambiental

Por:   •  29/6/2021  •  Resenha  •  973 Palavras (4 Páginas)  •  82 Visualizações

Página 1 de 4

[pic 1] 

 

 

UNIVERSIDADE FEDERAL DO SUL E SUDESTE DO PARÁ – UNIFESSPA

INSTITUTO DE CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS-ICSA

FACULDADE DE ADMINISTRAÇÃO-FAD

 

 

 

 

 

 

         

 

 

 

 

 

 

 

 

 

GESTÃO AMBIENTAL

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

RONDON DO PARÁ

 2021

STEFHANY KELLY VIEIRA DE SOUZA

 

 

 

 

 

 

 

 

 

RESENHA CRÍTICA

 

Trabalho apresentado à disciplina de Gestão Ambiental, do curso de Administração como parte das exigências para a obtenção de conceito.

Docente: Sérgio Siani

 

 

 

 

 

 

RONDON DO PARÁ  2021

RESENHA

No discorrer das palestras foram abordadas temáticas relevantes no que concerne o âmbito da Gestão Ambiental. No primeiro momento foi possível adquirir conhecimento acerca do Aquecimento Global. Em conseguinte, foram disseminados conhecimentos sobre o Programa Municípios Verdes, Gestão Ambiental Municipal e Economia Circular e Oportunidade de Negócios.

É de conhecimento geral que, quando se fala em ambiente, logo se vem a mente a questão do Aquecimento global. Em termos, o Aquecimento global consiste no aumento da temperatura do planeta Terra. Mas quem seria o responsável pela elevação da temperatura do planeta? Em suma, essa elevação tem sido provocada principalmente pela ação humana.

Por intermédio de ações humanas, ocorre que, lançamentos excessivos de gases do efeito estufa na atmosfera, resultam que os gases formam uma espécie de cobertor em torno do planeta, provocando um aprisionamento de calor. Com isso, a Terra fica mais quente.

Mediante ao contexto, surge o questionamento: Quais as causas do Aquecimento global? É possível constatar que existe muitas causas no que tange o aquecimento global. De maneira sucinta foram abordadas algumas causas que diz respeito as queimadas; ao desenvolvimento urbano sem planejamento; desmatamentos; aumento dos gases de efeito estufa.

O mundo é gigante, no entanto, em lugares particulares é possível verificar que algumas ações exploram o meio ambiente exponencialmente, e isso ocasiona consequências graves. É inegável que atividades como: Mineração; Agricultura e Agropecuária são as que tem uma participação comumente em produção em larga escala, dado isso, de forma gradativa as ações dessas atividades têm muito o que contribuir negativamente para o meio ambiente.

Em âmbito global, é possível vislumbrar as consequências resultantes das provocações do aquecimento global. Consequências catastróficas que põem em risco a vida do planeta: mudanças climáticas; ecossistemas destruídos; espécies extintas; tempestades; secas; além do surgimento de novas doenças, mais fome e ainda mais miséria.

A necessidade de mudanças urgentes nas estratégias globais deve ser adotada. E dado o exposto, é primordial que toda a humanidade seja mobilizada em prol de um bem comum.

A mobilização em prol de um bem comum permite enfatizar que as palestras ministradas em aula se relacionam, e de maneira clara evidenciam o processo de manutenção para sustentabilidade ambiental.

A palestrante Juliana Coutinho disseminou seu conhecimento de forma relevante em torno do projeto de lei: Programa de municípios verdes. Objetivamente o projeto visa combater o desmatamento e fortalecer a produção rural sustentável por meio de ações estratégicas de ordenamento ambiental e fundiário e gestão.

Em detrimento do Programa Municípios Verdes, o exposto acerca do Arco de fogo relacionou a pratica objetiva do projeto, onde o tripé da sustentabilidade presente socialmente, ambientalmente e financeiramente. Nesse contexto, os resultados de planejamentos em prol de politicas publicas são muito pertinentes e tornam-se eficazes para o meio ambiente.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.5 Kb)   pdf (92.3 Kb)   docx (19.6 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com