TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Gestão Ambiental

Por:   •  24/8/2021  •  Trabalho acadêmico  •  782 Palavras (4 Páginas)  •  63 Visualizações

Página 1 de 4

UNIVERSIDADE FEDERAL DO ESPÍRITO SANTO

DISCIPLINA: Gestão Ambiental

DOCENTE: Gilton Luis Ferreira

DISCENTES: Jade Fassarella, Juliana Israel e Miquéias Ruela

ANDAMENTO DOS TRABALHOS

  1. Perspectivas
  1. Histórico da governança corporativa

Aqui será introduzido o contexto histórico do desenvolvimento da governança corporativa no Brasil a partir dos dados presentes no site do IBGC (Instituto Brasileiro de Governança Corporativa).

  1. Introduzindo o conceito de governança

Explicitação do conceito de governança segundo o artigo “O instituto da governança corporativa como instrumento de preservação do meio ambiente”;

  1. Governança e Sustentabilidade

A relação da governança corporativa e a sustentabilidade segundo Lazaro Benites, Lira Luz, Fernandes Polo e Edison (2013)

  1. Práticas
  1. Os princípios da governança

Explicação dos quatro princípios da governança corporativa brasileira, sendo eles: a prestação de contas, a transparência, a equidade e a responsabilidade corporativa

  1. A sustentabilidade como estratégia gerencial e sua relação com o ESG - Exemplo prático

Aqui discorreremos sobre os resultados da aplicação dos princípios de governança associados a sustentabilidade na empresa chilena “Masisa”

  1. Métricas

Aqui serão explicados os papéis das métricas de governança corporativa, e as principais utilizadas no âmbito da ESG. Ainda a ser retirado de outros artigos/autores.

  1. A ISO 14001 como instrumento da governança na ESG

Nesse ponto, explicaremos a relação entre a ISO 14001 e a governança, no que diz respeito à sustentabilidade, para isso utilizaremos os autores NETO e BAREATO (2009).

  1. Outros instrumentos para medição da governança corporativa no ESG

Aqui serão explicados outros instrumentos/métricas da governança corporativa no ESG, que ainda serão retirados de outros artigos/autores.


  1. Perspectivas
  1. Histórico da Governança corporativa

QUADRO DE REFERÊNCIAS

AUTOR(ES)

ABORDAGENS

(SOCIOAMBIENTALISMO E GOVERNANÇA CORPORATIVA: Neto, J. Q. T.; Bareato, L. P. P. J. R.)

A obra é dividida em 4 partes:

A primeira: introduz o tema relacionando o bom desempenho financeiro empresarial e a sustentabilidade.

A segunda, introduz o tema da sustentabilidade, por meio de um desenvolvimento histórico e conceitual.

A terceira parte correlaciona a função social e a governança corporativa, utilizando-se de conceitos e dos instrumentos para a definição de suas relações.

A última parte é a conclusão que encerra o desenvolvimento do trabalho.

(A SUSTENTABILIDADE COMO FERRAMENTA ESTRATÉGICA EMPRESARIAL: GOVERNANÇA CORPORATIVA E APLICAÇÃO DO TRIPLE BOTTOM LINE NA MASISA.: Lazaro Benites, Lira Luz, Fernandes Polo, Edison, 2013)

O artigo em questão relaciona a sustentabilidade e  a   governança corporativa com o bom desempenho econômico. Essa tese procura identificar tais conceitos como estratégias gerenciais e faz isso a partir da análise de uma empresa específica.

Ele é dividido em partes: Introdução e contextualização do tema, uma segunda parte que relaciona a governança corporativa com a sustentabilidade, uma terceira que explora a sustentabilidade como estratégia gerencial, uma quarta que relaciona isso com a aplicação do conceito de ESG na empresa analisada e uma quinta que trata das conclusões.

(O INSTITUTO DA  GOVERNANÇA CORPORATIVA COMO INSTRUMENTO DE PRESERVAÇÃO DO MEIO AMBIENTE:

OLIVEIRA, B. G.; MOI, F. P. F.)

A obra é dividida em 6 partes:

A primeira, introduz sobre a origem da governança, sua evolução no Brasil e termina relacionando com a responsabilidade ambiental e social.

A segunda, traz o conceito de governança por dois autores.

A terceira parte cita e explica os princípios da governança corporativa brasileiro, que são  a transparência, a equidade, a prestação de contas e a responsabilidade corporativa.

A quarta parte fala sobre a responsabilidade corporativa afirmando ser o princípio mais importante porque ele possibilita o crescimento mútuo e contínuo da sociedade e da empresa, o que se traduz no desenvolvimento sustentável.

A quinta parte traz o antropocentrismo versus o ecocentrismo e o que tem mudado com o passar dos anos.

A última parte é composta pelas considerações finais finalizando o trabalho.

(GOVERNANÇA CORPORATIVA: Instituto Brasileiro de Governança Corporativa)

O texto disponível no site traz, além do conceito de governança corporativa, os princípios, a evolução da estrutura de propriedade, a teoria do agente-principal, os primeiros códigos, o movimento no Brasil e o debate internacional, que juntos compõem o histórico da governança corporativa no Brasil, ao final traz um tópico sobre a governança corporativa em organizações não empresariais.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6 Kb)   pdf (82.2 Kb)   docx (10.6 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com