TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Gestão Ambiental

Por:   •  7/10/2021  •  Monografia  •  715 Palavras (3 Páginas)  •  103 Visualizações

Página 1 de 3

[pic 1]

UNIVERSIDADE FEDERAL DO AMAZONAS – UFAM

PROGRAMA NACIONAL DE ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA – PNAP

FACULDADE DE ESTUDOS SOCIAIS - FES

CENTRO DE EDUCAÇÃO À DISTÂNCIA - CED

COORDENAÇÃO DO CURSO DE ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA NA MODALIDADE EaD

  1. FAA168 – GESTÃO AMBIENTAL E SUSTENTABILIDADE

UNIDADE III

ATIVIDADE III – GESTÃO AMBIENTAL E A PERSPECTIVA PÚBLICA

  1. Professor(A) Ministrante: Dr. Jonas Fernando Petry
  2. Tutor(A) à distância: Kleyse dos Santos da Silva Souza

Tutor(A) presencial: Jaira Oliveira da Silva

Nome do Acadêmico (A):

 Andressa Pereira dos Santos,

Erimária Rocha Ferreira,

 Elcimeire Pereira de Almeida e Jaqueline de Melo Lima.

Polo Cruzeiro do Sul/AC

2021

Enunciado

Pensando no seu município, bairro ou localidade que ações educativas e socioambientais seriam interessantes implementar para se atingir uma sociedade mais justa e sustentável?

Com o passar dos tempos, o crescimento desenfreado atingiu principalmente meio ambiente e trouxe consigo bastantes agravos. Com isso, faz-se necessário ações efetivas para que esses agravos sejam amenizados, além de formar uma consciência ambiental na população e essa preocupação não é atual. Essa preocupação alcança a totalidade, seja crianças, adolescentes e jovens, adultos e idosos. Assim, toda a comunidade precisa está envolvida nas modificações culturais e comportamentais.

Leff (2001) comenta sobre não haver possibilidade de solução aos crescentes problemas ambientais, haja visto suas complexidades, mas que há possibilidade de mudanças se houver uma modificação radical de comportamento, seja de valores, seja de comportamento, ou conhecimento. Tudo isso deve ser observado junto à aspectos econômicos de desenvolvimento.

Os pensamentos sobre desenvolvimento sustentável em si, já é uma busca de garantir mudanças socioambientais que sustentem as comunidades. Isso não é um processo simples, nem tampouco de curto prazo, que para Beck (1992), abrange o entendimento de um cenário marcado por múltiplos riscos.

Entende-se, assim, que a educação ambiental é uma condição necessária para que haja mudanças no atual cenário em que se tem uma crescente degradação socioambiental, que para Tamaio (2000), é mais um instrumento de mediação necessário entre culturas, interesses de determinados grupos, bem como comportamentos diferenciados para que tenham as transformações desejadas. 

Pensando em uma sociedade mais justa e sustentável, algumas ideias surgem para implementar no nosso município, e se formos pelo lado ecológico, logo a ideia de reciclagem vem à tona. Esse assunto é bastante discutido na atualidade e muito se fala em mudanças de hábitos para melhorar nosso planeta, mas o caminho a ser percorrido ainda é grande.

Para começar, devemos observar o porquê que coleta seletiva e reciclagem são tão importantes. Há em nossa cidade um excesso de lixo, bem como bastantes animais nas lixeiras, causando acidentes e doenças, há também um desperdício de lixo orgânico, que poderia ser reaproveitado. No inverno tem o agravante das chuvas, e com ela, os entupimentos de bueiros, causando alagamentos e também doenças.

Assim, poderia ser pensando em um projeto que, além de selecionar o lixo, pudesse também, reaproveita-lo. A criação de uma usina de reciclagem seria um grade reforça para amenizar não somente o excesso de lixo nas ruas, mas também geraria empregos diretos e indiretos para a população. Com ajuda de empresários locais, Microempreendedores individuais, fornecedores e coletores de matéria prima, poderia ser feito um grande projeto, que em médio prazo já teria um grande efeito.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5 Kb)   pdf (99.6 Kb)   docx (19 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com