TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Gestão Ambiental

Por:   •  29/4/2015  •  Trabalho acadêmico  •  494 Palavras (2 Páginas)  •  146 Visualizações

Página 1 de 2

GESTÃO AMBIENTAL

AULA 6

PROFA. VÂNIA MARIA CERQUEIRA COSTA BASQUEROTTO

AUDITORIAS AMBIENTAIS

A auditoria ambiental é um processo de verificação sistemática e documentada para obter e avaliar evidências que determinam se um sistema de gestão implantado está de acordo com a Norma ISO 14001.

AUDITORIAS AMBIENTAIS

A auditoria ambiental é um processo de verificação sistemática e documentada para obter e avaliar evidências que determinam se um sistema de gestão implantado está de acordo com a Norma ISO 14001.

ROTULAGEM AMBIENTAL

A rotulagem ambiental certifica que um produto é adequado ao uso a que se propõe.

A rotulagem ambiental certifica que um produto causa menos impacto no meio ambiente que os produtos disponíveis no mercado a ele comparáveis.

A rotulagem ambiental – também conhecida como Selo Verde – já é praticada em vários países, como Alemanha, Suécia, Japão, Canadá e Holanda, mas com formas de abordagem e objetivos diferentes.

AVALIAÇÃO DE DESEMPENHO AMBIENTAL

Os indicadores de desempenho ambiental escolhidos pela empresa devem ser específicos para uma determinada área – quantidade de efluentes e de resíduos sólidos perigosos gerados por unidade de produto, peso da embalagem produzida.

Os indicadores escolhidos devem ser:

§ relevantes;

§ cientificamente válidos;

§ de fácil comprovação;

§ com custos de medição aceitáveis em relação aos objetivos da avaliação.

AVALIAÇÃO DE CICLO DE VIDA

A avaliação de ciclo de vida é o processo de análise e avaliação dos efeitos que um produto, processo ou atividade – bem como a função que desempenha – tem sobre o meio ambiente.

Essa avaliação tem de dar conta de todo o ciclo de vida do produto, processo ou atividade, abrangendo:

§ extração e processamento de matérias-primas;

§ produção e distribuição;

§ uso e reuso;

§ manutenção, reciclagem e disposição final.

ECODESIGN

O Relatório Técnico ISO TR 14062, Integração dos Aspectos Ambientais no Projeto e Desenvolvimento de Produtos – Ecodesign –, publicado em 2002, foi produzido para os produtos e serviços que provocam impactos no meio ambiente – o que pode acontecer durante todos os estágios de seus ciclos de vida.

É todo o processo que contempla os aspectos ambientais onde o objetivo principal é projetar ambientes, desenvolver produtos e executar serviços que de alguma maneira irão reduzir o uso dos recursos não renováveis ou ainda minimizar o impacto ambiental dos mesmos durante seu ciclo de vida. Isto significa reduzir a geração de resíduo e economizar custos de disposição final.

Ecodesign é uma ferramenta de competitividade utilizada pelas empresas nas áreas de arquitetura, engenharia e design, tanto no mercado interno quanto externo, atendendo novos modelos de produção e consumo, contribuindo para o desenvolvimento sustentável através da substituição de produtos e processos por outros menos nocivos ao meio ambiente.

A ABNT publicou a NBR ISO 14062 em 2004.

Com a integração dos aspectos ambientais ao projeto e ao desenvolvimento de produtos e serviços, vários benefícios ambientais e econômicos são alcançados:

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.5 Kb)   pdf (47.5 Kb)   docx (11.4 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com