TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Gestão Ambiental

Por:   •  11/5/2015  •  Trabalho acadêmico  •  1.324 Palavras (6 Páginas)  •  156 Visualizações

Página 1 de 6

[pic 1][pic 2]

SISTEMA DE ENSINO PRESENCIAL CONECTADO

GESTÃO AMBIENTAL

ELIAS FONSECA MAGALHÃES, JOSYANA márgara santos, KELLY nascimento de aguilar, maria MADALENA martins silva, VALDINÉIA LUIZ SANTOS

BAIRRO SÃO FRANCISCO EM ARAÇUAÍ/MG

[pic 3]

Araçuaí/MG

2014

ELIAS FONSECA MAGALHÃES, JOSYANA márgara santos, KELLY nascimento de aguilar, maria MADALENA martins silva, VALDINÉIA LUIZ SANTOS

BAIRRO SÃO FRANCISCO EM ARAÇUAÍ/MG

Trabalho apresentado ao Curso Gestão Ambiental  da UNOPAR - Universidade Norte do Paraná, para as disciplinas: Planejamento Ambiental de Áreas Urbanas e Rurais Saúde e Meio Ambiente, Estatística e Indicadores Ambientais e Seminário.

Profs.: Rosimeire Midori Suzuki Rosa Lima, Gabriel Marcos de Souza, Kênia Zanetti Molinari e Jeanedy M. Pazinato.

Araçuaí/MG

2014

INTRODUÇÃO

É de se esperar que com o desenvolvimento e a crescente demanda da população por espaços de moradia haja o crescimento desordenado e muitas vezes impróprio.

E o que se ver é a grande ocupação e o desordenamento do solo seguido do desmatamento em áreas ainda não construídas que leva a gerar impactos negativos a cidade. Se por um lado nota-se o crescimento econômico da cidade com a geração de renda através do emprego da construção civil, mas em outra situação observa-se que esse desmatamento e o crescimento desordenado de pontos imobiliários podem repercutir traços irreversíveis de desrespeito ao meio ambiente.

Guerra e Cunha (2006) dizem que os impactos ambientais urbanos têm colocado muitos estudiosos das questões ambientais para questionar o exame dos processos ambientais baseados nos atributos físicos e populacionais, além da pertinência das praticas ou procedimentos de aproximação da verdade dos processos fundados na perspectiva da complexidade e da diversidade social.

Nesse sentido, o presente trabalho teve o objetivo de analisar os impactos ambientais decorrentes da ocupação desordenada do Bairro São Francisco na cidade de Araçuaí/MG, sendo realizado com visita a campo, entrevista a moradores do bairro e fotografias da realidade encontrada.

DESENVOLVIMENTO

Araçuaí é uma cidade que vive um forte crescimento populacional  em sua zona urbana, para se ter uma ideia entre a década de 1980 até 1991 a população da cidade vivia em sua maioria na zona rural, porém, na década de 1990 e do ano de 2000, a situação se inverteu fortemente e hoje a maior parte da população vive na cidade (zona urbana). Apesar do crescimento populacional do Município não ter sido muito grande o da zona urbana foi. Ou seja, o Município em si não teve um grande aumento populacional, vide que em 1980 o município já contava com 31.367 habitantes, hoje em dia são cerca de 38 mil habitantes (ano de 2013 – Dados IBGE 2013 – 37.169 habitantes). Porém, na década de 1980 dos quase 32 mil habitantes, mais de 18 mil viviam na zona rural (roça, distritos e comunidades) e apenas 12 mil na cidade (zona urbana), já em 2013 são mais de 25 mil habitantes na cidade e 11 mil na zona rural.

Podemos observar então que houve uma grande fuga de habitantes da zona rural para a cidade, mas Araçuaí como um todo cresceu pouco se compararmos o seu município nos últimos 30 anos, saltando de quase 32 mil habitantes para quase 38 mil habitantes, apenas 6 mil habitantes há mais em 30 anos menos de 20% de crescimento, o que dá uma média de crescimento de 0,66% ao ano (nos últimos 30 anos). Mas a população da zona rural que migrou para a cidade é muito alta (muita gente). Vide que, na década de 1980 mais de 60% da população morava na zona rural, hoje cerca da metade das pessoas vivem na zona rural e mais do que o Dobro vive na Zona Urbana.

Criando assim novos bairros e aumentando o tamanho da zona urbana, mas sem nenhum tipo de ordenamento, onde bairros inteiros  considerados de classe média, tenham que conviver com esgoto a céu aberto, ruas totalmente de terra e muito esburacadas e um cenário verdadeiramente de descaso. Um descaso que vem de décadas.

São vários bairros na mesma situação mas iremos focar no Bairro SÃO FRANCISCO que é um bairro que está à espera de providências pela Administração Municipal, que deve analisar o que é possível ser feito para amenizar o sofrimento pela falta total de infraestrutura desse bairro.

É um contraste incrível, casas muito bem feitas e bonitas, no meio de ruas terríveis e esgoto correndo a céu aberto.

No Bairro São Francisco Esgoto é a água oriunda de pias e tanques de lavar roupas que irriga e deixa o mato na rua verde. O Bairro São Francisco está assim, sem ruas, sem saneamento básico e o pior sem esperança de que isso possa resolver a curto prazo. Os moradores desse bairro são pessoas trabalhadoras, que desejam e buscam uma vida melhor, sendo que o referido bairro e as casas que construíram simboliza essa nova etapa na vida de quem lá mora em sua bem construída e bonita casa, mas quando se abre a porta e sai para rua o que se vê é abandono, falta de serviços públicos e precariedade.

Sem ruas calçadas, sistema de drenagem de água pluviais, coleta rotineira de resíduos sólidos, coleta de esgoto sanitário, escola, creche, Posto de Saúde da Família (PSF), fica difícil que o bairro tenha qualidade de vida e um bom aspecto, mesmo que suas casas sejam tão bonitas quanto a do Bairro São Francisco a beleza arquitetônica fica diluída em meio aos problemas referidos.

Deve-se levar em conta que o Bairro São Francisco é um dos bairros com uma das vistas mais bonitas, assim como é um dos mais arejados do que na maior parte da cidade de Araçuaí devido à proximidade de área verde, sendo este um local realmente agradável, mas se não houver a devida fiscalização por parte do Município e dos órgãos ambientais, o que há de área verde tende a acabar devido o rápido crescimento do bairro.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (9 Kb)   pdf (232.6 Kb)   docx (137.2 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com