TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Gestão Ambiental

Por:   •  5/10/2015  •  Trabalho acadêmico  •  689 Palavras (3 Páginas)  •  156 Visualizações

Página 1 de 3

Faculdade Dom Pedro

Aluno: Elissandro de Jesus Souza

Administração/Gestão Ambiental

Professor: Roberto

Trabalho

 (Reflexão Gestão Ambiental)

A premissa para a vida saudável da humanidade esta ligada diretamente ao meio ambiente o qual sofre mudanças e transformações constantemente assim seguindo seu ciclo natural.

Nas ultimas décadas, devido as grandes transformações ocorridas no meio ambiente por causa da corrida pelo desenvolvimento econômico e pelo poder, fez o homem observar de outro angulo a importância do ciclo natural do meio ambiente para sua vida no planeta.

Os recursos naturais extraídos de forma acelerada por grandes e pequenas Indústrias vêm transformando e degradando nosso habita natural o qual vai de encontro a interesses político e econômico  onde por sua vez tem como principal desafio manter um equilíbrio com a natureza. A partir dai o homem passa a se preocupar com meio ambiente propondo politicas, programas, leis, normas, regulamentos e procedimentos administrativos e operacionais visando à saúde e segurança das pessoas e se enquadrando a uma qualidade de vida sustentável no meio ambiente.

Mesmo sabendo que o homem é o principal agente causador da destruição ambiental a qual pune diretamente o próprio homem, ele sabe que precisa lutar contra si mesmo assumindo uma maturidade e desafiando seus próprios interesses em pro de um futuro melhor no seu meio ambiente.

A questão ambiental pode ser entendida a partir da ruptura entre o modelo de desenvolvimento econômico e a capacidade de suporte do sistema natural. O homem para perpetuar sua existência, viabilizou o processo de transformação do meio ambiente. Passando a existir e coexistir o meio social e o meio natural. Assim, ao se relacionar com a natureza e se inter-relacionar, o homem possui uma característica marcante que é a cultura, a partir da qual se diferencia dos demais seres vivos pelo seu conjunto de conhecimentos e crenças. A cultura representa o acúmulo de experiências, de informações e de técnicas, que vão orientar o indivíduo homem, na criação de bens materiais, valores, modos de fazer, de agir, diferentes hábitos, diversos modos de pensar e de interagir com a natureza, estabelecendo diversidades das interações na relação homem e natureza.

A responsabilidade social implica um sentido de obrigação para com a sociedade. Esta responsabilidade assume diversas formas, entre as quais se incluem proteção ambiental, projetos filantrópicos e educacionais, planejamento da comunidade, equidade nas oportunidades de emprego, serviços sociais, etc.

O grande desafio do homem com a natureza em busca do desenvolvimento sustentável no meio ambiente envolve:

[pic 1][pic 2]

[pic 3][pic 4]

[pic 5]

                                                                                                                                                                                            [pic 6][pic 7][pic 8][pic 9]

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.5 Kb)   pdf (71.8 Kb)   docx (15.1 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com