TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Gestão Ambiental (Agrotóxicos)

Por:   •  8/5/2019  •  Trabalho acadêmico  •  888 Palavras (4 Páginas)  •  130 Visualizações

Página 1 de 4

Gestão Ambiental
 (Agrotóxicos)

                                           

Fortaleza

2019

Introdução

       Os agrotóxicos, defensivos agrícolas, pesticidas ou agroquímicos, são substâncias químicas sintéticas utilizadas para matar pragas, insetos, bactérias, fungos e outras plantas. O uso desses produtos na agricultura se torna muito importante visto que impedem danos nas plantações, porém, é importante destacar que eles são tóxicos e venenosos. E a maior problemática do uso de agrotóxicos se iniciou devido às incertezas quanto a sua segurança para a saúde humana e animal, bem como para o meio ambiente. E diante de todas as polêmicas sobre esses produtos e sobre a quantidade utilizada nas lavouras é que a população faz pressão por alimentos mais seguros e com menos resíduos tem forçado as grandes redes alimentícias a fiscalizar todos os processos produtivos das frutas e vegetais, que são por eles comprados. Essa nova política de compras tem gerado produtos mais confiáveis e saudáveis aos consumidores finais.

  1. Agrotóxicos

     Os agrotóxicos foram desenvolvidos durante a primeira Guerra Mundial e utilizados na Segunda Guerra Mundial, como arma química. Após a guerra, estes produtos passaram a ser usados como defensivo agrícola.
    O primeiro composto dessa classe, denominado DDT, foi fabricado em 1874 por Othomar Zeidler, porém em 1939 que Paul Muller evidenciou suas propriedades insseticidas. A partir de então, o composto DDT foi utilizado em larga escala para combater o inseto responsável por espalhar a malária. Porém, depois de algum tempo descobriu-se que assim como todos os outros compostos, o DDT, é teratogênico, cancerígeno e se acumula no organismo.

  1. Fiscalização

 
   
Os Ministérios do meio ambiente e da saúde lutam para diminuir o uso dos agrotóxicos no país, pois além de afetar o meio ambiente, ele também afeta a saúde humana.  E infelizmente ainda hoje temos um grande problema com a falta de fiscalização rigorosa, seja pela quantidade permitida ou ainda, pela venda ilegal desses produtos.
   A ANVISA (Agência Nacional de Vigilância Sanitária) criou o Programa de Análise de Resíduos de Agrotóxicos em Alimentos (PARA), que tem como principal intuito assegurar que a quantidade de agrotóxicos utilizada nos alimentos esteja de acordo com o Limite Máximo de Resíduo (LMR) permitido
.

  1. Doenças Causadas por Agrotóxicos


   Segundo aONU são registradas 200 mil mortes por ano devido a intoxicação por agrotóxicos. Os trabalhadores rurais são os que mais sofrem com os agrotóxicos. Isso porque eles manuseiam esses produtos e, na maior parte das vezes, sem proteção adequada conforme mostra as figuras 1 sem a utilização de equipamento de proteção indiuvidual (EPI). Já na figura 2 ilustra a aplicação de agrotóxico com os devidos equipamentos no minimo necessários.


A intoxicação por agrotóxicos pode gerar diversas doenças, das quais se destacam:

  • Câncer e paralisia;
  • Problemas neurológicos e cognitivos;
  • Dificuldades respiratórias;
  • Irritações na pele e alergias;
  • Aborto e má formação do feto.
  1. Agrotóxicos no Brasil

      O Brasil é considerado uma das maiores potências no setor agropecuário do mundo. Paralelamente, o país também se encontra no topo quando o assunto é comercialização de agrotóxicos. De acordo com a Revista Pesquisa Fapesp, a comercialização dos defensivos agrícolas no Brasil movimenta cerca de US$ 10 bilhões por ano.
   
Houve também um expressivo aumento no uso entre os anos de 2010 e 2017. No ano de 2017, foram usados no Brasil cerca de 540 mil toneladas de agroquímicos, aproximadamente 50% a mais que em 2010 segundo informações divulgadas pelo Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama).
     É possível dizer que o uso de agrotóxicos no Brasil está relacionado principalmente a 
fatoresclimáticos, visto que o país possui clima tropical em maior parte do seu território. Sendo assim, não há períodos de inverno (baixas temperaturas) em algumas regiões, favorecendo o ciclo de pragas e doenças.
      No início de 2019, o Ministério da Agricultura aprovou o registro de agrotóxicos de 
elevada toxicidade. Foram registrados no Brasil cerca de 450 agrotóxicos. Desses, apenas 52 apresentam baixa toxicidade. A Anvisa manifestou que agrotóxicos banidos em países como China, Estados Unidos e países da União Europeia têm atualmente como principal destino o Brasil. Aqui são usados pelo menos dez produtos banidos nesses países. Conforme a figura 3 o ranking de classificação toxicológica utilizados no Brasil.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.5 Kb)   pdf (132.1 Kb)   docx (10.8 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com