TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Gestão Ambiental Na Administração

Por:   •  23/5/2020  •  Trabalho acadêmico  •  283 Palavras (2 Páginas)  •  85 Visualizações

Página 1 de 2

Rhaquel Berg de Souza Martins Gestão Empresarial 2° ciclo Matutino

O conceito de produção mais limpa consiste em evitar a geração de resíduos. Para isso é importante o máximo aproveitamento da matéria prima, insumos, água, energia, reutilização e reciclagem dos resíduos gerados. Escolhi a empresa Destilaria Santa Inês, para falar sobre modelos de produção limpa que ela utilizou em sua empresa, para minimizar os impactos negativos sobre o meio ambiente, incluindo também a diminuição do risco a segurança e saúde ocupacional, se beneficiando com ganhos econômicos na sua organização.

A empresa criou um sistema de reuso da água, poupando fontes e diminuindo o desperdício. Esse reaproveitamento acontece dentro do parque industrial, onde, em circuito fechado, a mesma água é reutilizada dentro de um período de 40 dias.

A Vinhaça, Torta de Filtro e o Bagaço também são reaproveitados. A Vinhaça, líquido resultante da destilação do etanol e a água da lavagem da cana, é reaproveitado para a irrigação, o que eles chamam de fertirrigação. A chamada Torta de Filtro, proveniente da filtragem do caldo da cana, e a cinza da caldeira, são incorporados na lavoura como fertilizantes orgânicos. E o Bagaço, obtido após a moagem da cana, é queimado, gerando energia que abastece toda a Destilaria.

Eles usam vários outros métodos, como por exemplo a coleta seletiva, que consiste em reaproveitar os resíduos de alguma maneira, gerando renda para a empresa. também adotaram o uso de canecas individuais em todos os setores, o reflorestamento, criou um programa de coleta ecologicamente correta para a destinação de EPIS quando são descartados, a separação de retalho e estopa em tambores identificados e coletados por empresa especializada pois podem prejudicar o solo e os lençóis freáticos e certificados (selos) ambientais.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (1.8 Kb)   pdf (24.1 Kb)   docx (7.1 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com