TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Gestão Analítica na Procter & Gamble

Por:   •  1/7/2022  •  Trabalho acadêmico  •  737 Palavras (3 Páginas)  •  582 Visualizações

Página 1 de 3

  Gestão Analítica na Procter & Gamble

Resumo

A alta administração da P&G enfatiza fortemente o uso de dados para tomar "decisões de negócios melhores, mais inteligentes e em tempo real". A organização Global Business Services (GBS) desenvolveu ferramentas, sistemas e processos para fornecer aos gerentes em toda a P&G acesso direto a dados atualizados e análises avançadas. Além disso, o GBS incorporou analistas nas unidades de negócios para trabalhar ao lado de líderes e gerentes na condução da tomada de decisões em tempo real com base em informações. Equipado com as ferramentas fornecidas pelo GBS, Alan Torres, vice-presidente da North America Fabric Care, deve finalizar a previsão de vendas de sabão em pó da P&G. Os resultados dos dois meses desde a introdução do sabão em pó concentrado em varejistas selecionados viram um salto surpreendente nas vendas de mais de 10%.

Objetivo do aprendizado

O objetivo do caso é estimular a análise de dados para tomada de decisões de analistas financeiros.

Questões propostas:

Questão 1

De acordo com o excerto "(...) A mudança no foco estratégico e cultural da P&G foi resumida por Passerini da seguinte forma: ´Seria uma heresia nesta empresa dizer que os dados têm mais valor que a marca, mas são as fontes de dados que nos ajudam a criar a marca e mantê-la dinâmica. Por isso fontes de dados são extremamente importantes´ (...)." (pág. 9),  nota-se a relevância na coleta e tratamento de dados. No caso específico da P&G, como dados podem respaldar impactos (aos diversos setores e linhas de produtos), bem como direcionar ações em tomadas de decisões à empresa?

(Pode-se consultar fontes de referências, como internet, artigos etc.)

Questão 2

Segundo o artigo, uma das primeiras soluções desenvolvidas pela IDS (Information and Decision Solutions) à P&G, visando a consolidação e monitoramento de dados, foi o Decision Cockpit (Anexo 4, pág.16), possibilitando que gestores fossem notificados, em tempo real, acerca de informações disponíveis e detalhadas, sobre operações e seus respectivos acompanhamentos. Por meio deste Decision Cockpit, incorporando uma série de recursos estatísticos/analíticos, quais benefícios eram esperados e como poderiam agregar valor às decisões? (Pode-se consultar fontes de referências, como internet, artigos etc.)

Questão 3

Ainda sobre a implantação e usabilidade do Decision Cockpit, pela P&G, nota-se que, o tratamento de dados apoia-se em uma série de recursos estatísticos, visando a consolidação de informações e proporcionando suporte ao gestor. Nota-se, segundo a representação do Decision Cockpit (Anexo 4, pág.16), que são informadas metas a serem atingidas (Target, em Shipments- Quick Overview) ou mesmo a variabilidade estimada (intervalos de controle) em torno da média, à aceitação de produtos/market share (em NA Market MeasurementControl Chart), entre outros indicadores adotados. Detalhe algumas aplicações cotidianas envolvendo média e desvio-padrão, em contextos que nos permitam tomar decisões mais efetivas e assertivas, apresentando exemplos de sua aplicabilidade. (Pode-se consultar fontes de referências, como internet, artigos etc.)

Questão 4

        De acordo com o artigo, para se realizar o lançamento de detergente concentrado, estabeleceu-se que este ocorreria em três etapas. Na primeira etapa, o lançamento em lojas Target, principalmente; na segunda etapa, o lançamento ocorreria na maioria dos grandes varejistas/supermercados/lojas online e, na terceira etapa, lançamento em canais de varejo e distribuição restantes. Segundo enfatizou a analista de IDS Julia Wright (pág.12), entretanto, modelos estatísticos desconsideravam mudanças disruptivas de mercado, em previsões, uma vez que estes não foram desenvolvidos a fim de incorporar resultados da primeira etapa às demais. Em sua visão, o que são disrupções (notadas pela incapacidade de previsão por modelos estatísticos) e quais algumas das mudanças disruptivas de mercado, às quais a analista Julia Wright poderia estar se referindo? (Pode-se consultar fontes de referências, como material da disciplina, internet, artigos etc.)

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.3 Kb)   pdf (79.1 Kb)   docx (10.3 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com