TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Gestão Carteira Investimentos

Por:   •  26/3/2022  •  Trabalho acadêmico  •  1.377 Palavras (6 Páginas)  •  60 Visualizações

Página 1 de 6

 TRABALHO DE SISTEMA FINANCEIRO NACIONAL – PROF. LUIS VIVANCO        

  1. Descreva o papel e as funções do Banco Central, do Conselho Monetário Nacional e da Casa da Moeda na emissão de meios de pagamento.

Banco Central é o executor das políticas definidas pelo CMN (Conselho Monetário Nacional) e fiscalizador do SFN (Sistema Financeiro Nacional).

Dentre suas atribuições, o BACEN fiscaliza as instituições e aplica penalidades caso necessário, interventor para liquidações extrajudiciais de instituições financeiras. É quem determina ou autoriza o funcionamento, instalações, transferências de sedes, fusões e incorporações das instituições financeiras, além de realizar e controlar o redesconto e da de empréstimos no entre as instituições bancárias.

Também é o responsável por emitir dinheiro e controlar a liquidez do mercado.

Conselho Monetário Nacional tem como suas funções: adaptar o volume dos meios de pagamentos atuais de acordo com a necessidade real e atual da economia nacional bem como, buscar o aperfeiçoamento do processo de desenvolvimento e aprimoramento constante das instituições e dos instrumentos financeiros;

Regular o valor interno e externo da moeda, coordenar as políticas monetárias, creditícia, orçamentária, fiscal e também da dívida pública interna e externa e também, não menos importante, zelar pela liquidez e solvência das instituições financeira nacionais.

A saber, o Conselho Monetário Nacional é composto por, Ministro da Economia, Presidente do BACEN e Secretário especial da fazenda.

Casa da Moeda é uma empresa pública e exclusiva responsável pela fabricação do nosso dinheiro, seja em papel ou moeda. No entanto, vale destacar que a produção é definida pelo Banco Central juntamente com a Casa da Moeda, ou seja, o Presidente do Banco Central, orientado pelo Governo, autoriza a quantidade de dinheiro que deverá ser impresso, a partir deste momento, a casa da moeda inicia o processo de fabricação das notas / moedas.

A casa da moeda é responsável pela emissão de selos postais, fiscais, federais, além também, de título da dívida pública federal, documentos de empresas particulares que necessitam de itens de segurança e passaportes.

  1. Com base no Sistema Brasileiro de Pagamento, descreva as operações que compõem cada Sistema abaixo e dê 2 exemplos de operações citando o tipo de Liquidez envolvida na operação:

  1. SELIC

O Sistema Especial de Liquidação e de Custódia (Selic) é uma infraestrutura do mercado financeiro brasileiro (IMF), administrada pelo Banco Central do Brasil (BCB), que se destina à custódia de títulos escriturais de emissão do Tesouro Nacional (TN), bem como ao registro e à liquidação de operações com esses títulos.

As liquidações no âmbito do Selic ocorrem por meio do mecanismo de entrega contra pagamento (Delivery versus Payment - DVP), que opera no conceito de Liquidação Bruta em Tempo Real (LBTR), sendo as operações liquidadas uma a uma por seus valores brutos em tempo real. Como depositário, o Selic enquadra- se nos conceitos de CSD (Central Securities Depository) e SSS (Securities Settlement System).

Além do sistema de custódia de títulos e de registro e liquidação de operações, integram o Selic os seguintes módulos complementares Oferta Pública (Ofpub), Oferta a Dealers (Ofdealers), Lastro de Operações Compromissadas (Lastro) e Negociação Eletrônica de Títulos (Negociação).

  1. CETIP

CETIP (Central de Custódia e Liquidação Financeira de Títulos Privados) é uma empresa de capital aberto sem fins lucrativos e tem o intuito de auxiliar na transparência e na eficiência da liquidação dos títulos privados. A CETIP é responsável pelo registro, pela custódia e pela liquidação de operações em renda fixa privada e títulos públicos estaduais e municipais. Segue abaixo, algumas das operações relacionadas à CETIP:

  • CDB;
  • RDB;
  • letras hipotecárias;
  • debêntures;
  • swaps;
  • TED;
  • DOC.

  1. C3

Por ser uma câmara de ativos com significativa contribuição para a segurança, integridade e transparência do sistema financeiro nacional, a C3 Registradora é

definida pelo Banco Central do Brasil como câmara sistemicamente importante no setor.

Para instituições financeiras, FIDCs (Fundos de Investimentos em Direito Creditório), e demais entidades autorizadas pelo Banco Central

  1. SITRAF

Ou “Sistema de Transferência de Fundos” significa o sistema

operado pela CIP, pelo qual os Participantes podem trocar entre si Mensagens eletrônicas de Pagamento. O SITRAF é um sistema de liquidação bruta em tempo real (LBTR), que contém mecanismo otimizador para compensação de tais Mensagens;

  1. SILOC

Significa o “Sistema de Liquidação Diferida das

Transferências Interbancárias de Ordens de Crédito” operado pela CIP, pelo qual se realiza o processamento dos arquivos, a compensação, liquidação bruta em tempo real (aplicável a determinadas Transferências Interbancárias) e a liquidação diferida das Transferências Interbancárias de ordens de crédito, e outras liquidações interbancárias aprovadas pelo Banco Central do Brasil, na Conta de Liquidação da CIP, exclusiva do SILOC, mantida no Banco Central do Brasil;

  1. COMPE

serviço é prestado pelo Executante, no papel de gestor da Centralizadora de Compensação de Cheques.

A Centralizadora de Compensação de Cheques Compe é regulamentada pelo Banco Central do Brasil - BCB e dela participam todas as instituições financeiras autorizadas por aquela autarquia.

O serviço de compensação é considerado como atividade essencial (Lei 7.783, de 28/06/1989).

Processos sob a responsabilidade do Executante:

  • Certificar a participação da instituição financeira na Compe;
  • Capturar, transmitir, recepcionar, tratar e aceitar imagem e informações dos cheques;
  • Realizar o fechamento do movimento compensatório;
  • Apurar os atinentes resultados bilaterais e multilaterais;
  • Manter a base de agências bancárias e respectivos feriados;
  • Manter o Cadastro de Emitentes de Cheques sem Fundos. Os sistemas da Compensação são compostos por:
  • CIN - Compensação Integrada Nacional, tem por finalidade intermediar e validar as trocas e devoluções eletrônicas de cheques entre os Bancos participantes da Compe.
  • NRA - Processamento da troca de cheques;
  • DCG- Devolução em contingência do participante;
  • DVD - Processamento das devoluções de cheques;
  • DVN - Processamento das devoluções por oposição ao pagamento identificada após o encerramento da sessão de devolução;
  • FAC - Apuração do RCO devidos pelas IF, e do resultado financeiro da Compe.

  1. Considerando que possíveis projeções da SELIC tendem a subir de 5% a 6% ao ano a partir de 2021 e 2022 e um possível aumento do IGP-M para 8% ao ano, busque e determine quais os títulos da dívida pública e privados seriam interessantes e favoráveis de investimento? Justifique através de cálculo de sua rentabilidade.

Considerando ambos investimentos, o Investimento Privado dentro no cenário proposto é mais favorável com sua rentabilidade superior ao título público.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (9.5 Kb)   pdf (177.4 Kb)   docx (72.4 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com