TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Gestão Estratégia da Tecnologia da Informação

Por:   •  11/8/2020  •  Trabalho acadêmico  •  2.212 Palavras (9 Páginas)  •  127 Visualizações

Página 1 de 9

ATIVIDADE INDIVIDUAL

Matriz de atividade individual

Disciplina: Gestão Estratégia da Tecnologia da Informação

Módulo: Atividade Individual

Aluno: Débora Alberge de Souza

Turma: 0320-0_2

Tarefa: Atividade Individual

INTRODUÇÃO

      A atividade proposta envolve um breve diagnóstico de uma Startup, sob a ótica da gestão estratégica da tecnologia da informação, buscando identificar como a TI pode ajudar a alavancar essa empresa no mercado. Para a devida análise utilizaremos os modelos de Porter de Estratégias Genéricas (diferenciação, custo e enfoque), Modelo das 5 forças Competitivas e Cadeia de Valor, além do modelo Business Model Canvas, criado por Alexander Osterwalder. Segmentaremos a empresa nos itens abaixo:

  1. Sistemas de Informação (SIs)
  2. Modelo de negócio;
  3. Processos de negócio;
  4. Experiência do cliente;
  5. Governança de TI;

     A matriz abaixo indica o modelo utilizado para análise de cada item identificado. Através dessa análise estruturada procuramos reduzir as incertezas que envolvem o mercado de Startups, visando a viabilidade comercial e de expansão através da atuação da TI.

Startup escolhida:

Food Finder

Sistemas de Informação – SIs

Modelos de negócio

Processos de negócio

Experiência do cliente

Governança de TI

Estratégias genéricas

Diferenciação e custo

Modelo das 5 forças competitivas

E-business

Matchmaking

Cadeia de valor

Sistemas BI, ERP e CRM.

RISK IT

ITIL

PMBOK

Business model canvas

Plataforma web e mobile

Relacionamento através da plataforma

STARTUP EM ANÁLISE

      A Startup escolhida para análise nessa atividade foi a Food Finder, fundada em 2017, possui sede em São Paulo-SP e é considerada uma foodtech, com objetivo de relacionar fornecedores e compradores de produtos fora do padrão comercial, próximo ao vencimento. Atua no formato B2B, exclusivo a pessoas jurídicas e conecta o setor de varejo e food service. Com isso a Food Finder promove a economia circular, sendo sua principal motivação a diminuição do desperdício de alimentos.

DESENVOLVIMENTO

CONTEXTUALIZAÇÃO

   Vivenciamos constantes e rápidas mudanças no mundo, provenientes de frentes como a globalização e avanço tecnológico, que nos desafiam à adaptação para sobrevivência nesse meio volátil. No meio empresarial não poderia ser diferente, as exigências do meio são cada vez mais complexas e a economia é cada vez mais atrelada à informação. “A empresa tem e teve sempre que se adaptar, mas a mundialização, a aceleração das descobertas tecnológica e das evoluções sócio-culturais veio acentuar bruscamente este imperativo.... Neste contexto, para sobreviver duravelmente, a empresa deve se desmarcar, criar produtos, serviços e mesmo mercados novos” (LESCA, 1989). De acordo com Kendall e Kendall (1991, p.1), “os responsáveis pela tomada de decisão estão começando a entender que a informação já não é um produto exclusivamente colateral das operações da organização, e sim, um dos promotores da mesma”. A informação é, portanto, o diferencial no sucesso de uma empresa, fundamental para seu funcionamento, gerenciamento e base de importante tomadas de decisões, tendo assim um grande papel na estratégia empresarial.

A informação auxilia a identificação tanto das ameaças quanto das oportunidades externas e internas à organização; a TI auxilia na criação de processos que oferecem novos produtos ou serviços, onde a informação é uma ferramenta que permite diferenciar produtos e serviços, ou, às vezes, é o próprio produto; enfim, é um modo de garantir que a execução da estratégia ocorra corretamente, e para adquirir conhecimento e adaptar-se a novas estratégias, tornando-se mais competitiva. (McGEE e PRUSAK, 1994).

     Diante desse cenário surgem as chamadas Startups, empresas jovens que buscam inovação, ser repetível e escalável e atuam em ambiente de extrema incerteza. A Food Finder se enquadra nesse contexto, oriundo da necessidade de adaptação às mudanças, abordando a crescente degradação do meio ambiente e preocupação em torno da escassez de alimento, além das questões sociais que envolvem pessoas que vivenciam a fome. A startup surge como forma de solução inovadora em um cenário incerto, mas baseada em dados, que fornecem informações de grande valia e que permitem abordar um nicho onde evitar e reduzir o desperdício é a fonte geradora de lucro, além dos benefícios causados à sociedade e ao meio ambiente.

“O Brasil desperdiça 42 mil toneladas de alimentos por dia, o que representam 26 milhões de dólares jogados fora todos os dias” (FAO,2014).  Assim como outras nações signatárias da ONU, o Brasil tem um compromisso internacional de redução de metade dos resíduos alimentares até 2030 (FAO, 205). ” Disponível em : https://foodfinder.eco.br/como-funciona 

      O negócio se dá no formato B2B, a empresa dispõe de uma plataforma virtual matchmaking onde são cadastrados fornecedores que oferecem descontos em produtos com data de validade próxima, ou para divulgar outras promoções e compradores interessados. As ofertas publicadas na plataforma são divulgadas e a mesma ativa notificações aos compradores para informar as promoções. A entrega é feita diretamente do fornecedor ao comprador, portanto a empresa não explora a questão logística. No momento atual a Food Finder busca ampliar equipe de desenvolvedores para atingir a escalabilidade que desejam e atuação no Mercado internacional e possui intenção em se desenvolver através de micro-franquias.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (15.4 Kb)   pdf (474.4 Kb)   docx (1.1 Mb)  
Continuar por mais 8 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com