TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Gestão Estratégica da Tecnologia da Informação

Por:   •  17/1/2022  •  Trabalho acadêmico  •  1.228 Palavras (5 Páginas)  •  62 Visualizações

Página 1 de 5

FGV – Educação Executiva

Curso: MBA em Gestão Empresarial

Disciplina: Gestão Estratégica da Tecnologia da Informação-0520-0_01

TRABALHO FINAL – GETI

Responda às perguntas:

  1. Qual a ordem de implementação dos sistemas de informação? Faça o gráfico trabalhado em sala explicando os sistemas na cadeia produtiva. Dê exemplo de 3 softwares de cada sistema de informação.

O primeiro sistema de informação a ser implementado em um negócio é o ERP, ou sistema de gestão empresarial, que tem o objetivo de automatizar processos e integrar os dados da empresa; na sequência, deve-se implementar um sistema de informação para gerenciamento do relacionamento com cliente, CRM e, finalmente, um sistema para gerenciamento da cadeia de fornecimento, ou SCM. O sistema para análise de dados, BI, pode ser implementado durante todas as etapas de implantação dos sistemas de informação e tem a finalidade de coletar, estruturar e analisar inúmeros dados e informações relevantes para uma gestão, e sua importância se justifica em todos os demais sistemas.

[pic 1]

O ERP é um sistema operacional de uma empresa e atua como uma estrutura para integrar e automatizar muitos dos processos de negócios. Esses sistemas podem agregar atividades desde o chão de fábrica, passando pelo financeiro e até o pós-venda, o que torna possível aumentar a agilidade e a eficiência do fluxo de informações de uma organização, e gerar relatórios gerenciais de um, ou diversos setores, com um software.

CRM, ou gestão do relacionamento com o cliente, visa criar o melhor relacionamento com cliente durante todo o ciclo de vida do cliente com a empresa. Ele é voltado a gerenciar e analisar as interações com clientes, antecipar necessidades e desejos, otimizar a rentabilidade, aumentar as vendas e personalizar campanhas de captação de novos clientes.

O sistema de gestão da cadeia de suprimentos, SCM, objetiva gerenciar os fluxos de bens, serviços, informações e finanças de uma cadeia produtiva, entre a produção até a entrega ao cliente final. Sua utilização pode representar um ganho em redução de custos, uma vez que permite otimizar o estoque físico de matéria-prima na organização, a agilidade na compra de insumos e na seleção de fornecedores, a ampliação na capacidade produtiva, a eficácia no sistema de encomendas e rapidez na tomada de decisões em caso de imprevistos.

O papel principal de Business Intelligence, BI, é a geração de conhecimento e informações úteis para as tomadas de decisão das organizações baseado na combinação e análise dos dados fornecidos pelos demais sistemas de informação. Sua importância se dá, principalmente, porque pode apresentar de forma estruturada as estratégias de competitividade nos negócios da empresa.

Podem ser citados os seguintes softwares como exemplos para cada tipo de sistema de informação:

  1. ERP

SAP, Oracle, Totvs

  1. CRM

Salesforce, Pipedrive, High Sales

  1. SCM

SAP, Oracle, JDA Software

  1. BI

IBM Cognos, SAP BO, Qlik Sense

 

 

  1. Quais são os componentes básicos de um Sistema de Informação? Quais são formas de adquirir os componentes do SI? Quais são as vantagens e desvantagens de cada forma de aquisição? 

Os três componentes básicos de um sistema de informação são Hardware, Software e Pessoas. As formas de adquirir os componentes do SI são compra, leasing e outsourcing (terceirização). A principal vantagem das modalidades de compra e leasing, é relacionada à segurança de ter os sistemas hospedados em rede própria. Além disso, no caso de leasing, há maior flexibilidade financeira, por não exigir o desembolso, ou compromisso, de valores muito elevados, há também a possibilidade de substituição de tecnologia obsoleta sem tanto ônus, quando comparado à modalidade de compra. No caso de Outsourcing, o fato de não haver o sistema hospedado em infraestrutura própria, o que pode ser entendido como uma desvantagem pelas empresas devido a sensação de insegurança, esse tipo de modalidade de aquisição apresenta diversas vantagens, o que a torna a alternativa mais robusta para gerar oportunidades de negócio. São elas: reduz e controla os custos operacionais, uma vez que melhora e intensifica o foco no negócio específico da organização, libera recursos internos para outras atividades mais estratégicas, além disso, permite o pagamento como serviço “on demand”, ganha acesso a capacidades avançadas, reduz o tempo de implementação e permite escalabilidade a baixo custo.

  1. Por que gestão de mudanças é importante num projeto de TIC? Explique dando exemplos.

Considerando que as pessoas são o maior desafio em um processo de mudança organizacional, principalmente devido à resistência à mudança, a Gestão de Mudanças estabelece como as modificações no setor de TI devem ser realizadas e envolve todos os processos que devem ser executados para garantir que a alteração seja concluída da maneira mais assertiva e com os melhores resultados possíveis.

A Gestão de Mudanças nas empresas traz benefícios importantes para o setor de TI e para todo o negócio. Além de diminuir os riscos e avaliar melhor os custos, essa gestão também oferece mais disponibilidade, governança, produtividade e leva a um alinhamento estratégico e ganho de robustez.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (8.2 Kb)   pdf (83.7 Kb)   docx (25 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com