TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Gestão Integrada de Negócios

Por:   •  22/10/2018  •  Trabalho acadêmico  •  5.469 Palavras (22 Páginas)  •  148 Visualizações

Página 1 de 22

[pic 1]

[pic 2]

ANHANGUERA EDUCACIONAL

Unidade de Apoio Presencial – Polo Santo André - SP

Curso de Tecnologia em Marketing

CAIQUE EVANGELISTA PIO - RA 2499644694

KAREN FATIMA LEHM - RA 6020481148

NATANAEL NARDELLI - RA 1982614355

SILVIO DE JESUS DIAS - RA 6031512782

TATIANA DOS ANJOS VITORINO - RA 2499644756

Projeto Interdisciplinar Aplicado aos Cursos Superiores de Tecnologia II

Santo André

2017

CAIQUE EVANGELISTA PIO - RA 2499644694

KAREN FATIMA LEHM - RA 6020481148

NATANAEL NARDELLI - RA 1982614355

SILVIO DE JESUS DIAS - RA 6031512782

TATIANA DOS ANJOS VITORINO - RA 2499644756

Projeto Interdisciplinar Aplicado aos Cursos Superiores de Tecnologia II

Projeto Interdisciplinar apresentado ao curso de Tecnologia em Marketing da Universidade Anhanguera como requisito parcial à obtenção de nota para aprovação da disciplina de Projeto Interdisciplinar aplicado aos cursos de Tecnologia em Marketing.

Tutor Eletrônico: Renata Cotrim

Tutor de Sala: Sátiro Souza

Santo André

2017

resumo

A gestão integrada de negócios é um dos maiores objetivos de grande parte das empresas que estão projetando seu futuro e vêm enfrentando modificações de velocidade exponencial no mercado. Um dos mais discutidos temas da gestão de negócios é a questão socioambiental, que está ganhando importância e já é fundamental em alguns ramos de negócio, como o da indústria automobilística. Ser eficiente no negócio atualmente é também saber lidar com a sociedade e preservar o meio ambiente, prova disso é a infinidade de leis ambientais ao redor do mundo que vem obrigando as empresas investir cada vez mais para eliminar poluentes, melhorar a qualidade de vida da sociedade e gerar cada vez menos resíduos. Nenhuma empresa quer ver sua marca envolvida em escândalos ambientais e, para evitar estes danos, investem cada vez mais em melhorias de processos, o que inclui também seus prestadores de serviços. O setor de transporte de cargas, prestador de serviços por excelência, se vê envolvido e será solicitado cada vez mais nas questões ambientais já que seus clientes, que produzem num padrão de qualidade superior e estão envolvidos com o bem-estar da sociedade, não aceitarão serviços que possam causar riscos a sua boa imagem, seja devido a acidentes, desrespeito às leis ou danos aos bens comuns, principalmente ao meio-ambiente. Neste contexto, este trabalho levanta o funcionamento de uma empresa de transporte tradicional da cidade de Santo André -SP, analisa sua gestão, verifica seu envolvimento com a causa socioambiental e, por fim, sugere ações que podem melhorar a competitividade e a imagem da empresa perante os clientes e a sociedade.

Palavras Chave: Socioambiental, Transporte de cargas, Sustentável


Sumário

1.        INTRODUÇÃO        4

2.        DESENVOLVIMENTO        5

2.1.        Descrição da organização        6

2.2.        Descrição do produto ou serviço        9

2.3.        Análise SWOT        12

2.4.        Levantamento de campo        13

2.4.1.        Política socioambiental da organização        13

2.4.2.        Propostas de melhorias        15

2.4.2.1.        Identificação dos problemas na gestão socioambiental.        15

2.4.2.2.        Propostas para melhorias na área sócio ambiental.        16

2.4.2.3.        Detalhamento das melhorias propostas        17

3.        CONSIDERAÇÕES FINAIS        21

4.        REFERENCIAS BIBLIOGRÁFICAS        22


  1. INTRODUÇÃO

Manter-se competitivo no cenário econômico atual é um grande desafio para os administradores, que tem de conviver com variáveis que vão além de manter o faturamento, tais como a satisfação de colaboradores, de clientes e fornecedores e, cada vez mais, da sociedade na qual está inserida a empresa. Segundo Campos (2007 – apud Mascarenhas, 2010), a empresa é um sistema mutante que necessita se adaptar às mudanças ambientais, tecnologias inovadoras, iniciativas da concorrência, mudanças cambiais, regulamentos, normas governamentais, entre outros.

A atenção dos administradores vem se voltando cada vez mais a questão socioambiental, reflexo da sociedade contemporânea que se mostra cada vez mais interessada e até inquieta com esta questão. Grupos sociais como ONG’s, cientistas, políticos, consumidores e empresas vem se interessando e exigindo atitudes concretas que visem o desenvolvimento sustentável.

Transformar a visão corporativa buscando um comportamento ambiental responsável é uma necessidade e as empresas vêm adaptando sua governança e desenvolvendo produtos diferenciados a fim de alcançar o equilíbrio econômico, social e ambiental. Segundo Donaire (1999), os principais motivos que encorajam as empresas a atuar na proteção ambiental são: sentido da responsabilidade ecológica, requisitos legais, salvaguarda da empresa, imagem, proteção do pessoal, pressão do mercado, qualidade de vida e lucro.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (38.2 Kb)   pdf (453.2 Kb)   docx (279.1 Kb)  
Continuar por mais 21 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com