TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Gestão Logística

Por:   •  20/6/2018  •  Pesquisas Acadêmicas  •  486 Palavras (2 Páginas)  •  121 Visualizações

Página 1 de 2
  1. UNIVERSIDADE ABERTA DO BRASIL – UFPB VIRTUAL/CCSA/DECON[pic 1]

PROGRAMA NACIONAL DE ADMINISTRAÇÃO PÛBLICA-PNAP

CURSO DE ESPECIALIZAÇÃO EM GESTÃO PÚBLICA MUNICIPAL

DISCIPLINA: GESTÃO LOGÍSTICA

                   PROFESSORA: Dra. JACQUELINE ECHEVERRRÍA BARRANCOS

          ALUNA: VALESKA MARTINS DE FREITAS ACIOLI

          PÓLO:CAMPINA GRANDE

ATIVIDADE Nº 4 – GESTÃO DE ESTOQUE

1. Qual é a ideia principal da matéria Luiz Fernando Ballin Ortolani e para que tipo de segmento/público é dirigido?

A ideia principal da Matéria apresentada por Luiz Fernando Ballin Ortolani é a apresentação e desenvolvimento de conceitos e temas relacionados a estoques e à sua gestão pelas organizações, abordando tanto o segmento do setor privado quanto do público, em especial do setor privado.

2. Escreva um pequeno resumo da matéria do Luiz Fernando Ballin Ortolani e indique fatos/princípios/pressupostos utilizados pelo autor para dar suporte às suas idéias.

A matéria apresentada por Luiz Fernando Ballin Ortolani usa o trabalho de Detoni como referência principal e descreve estratégias de logística no âmbito da rede pública/privada para que se tenha uma gestão de estoques eficiente. É citado que uma das metodologias usadas para se ter uma gestão de estoques eficiente, é o uso de indicadores, como o “Princípio do Just in Time (JIT)”e “Postergação (Postponement)”,  que mostram a real situação do estoque a fim de favorecer a tomada de decisão.

3. Liste e defina brevemente novos termos e/ou frases usadas na matéria de Gestão de Estoques.

Dois conceitos aplicados para reduzir os efeitos negativos dos estoques e melhorar o desempenho operacional da empresa, são:

Princípio do Just in Time (JIT): consiste na disponibilização do elemento (material, componente, produto) no momento em que ele é necessário, no processo produtivo ou nos canais de distribuição e venda.

Postergação (Postponement): consiste no adiamento da diferenciação a ser introduzida no produto final ao longo do processo produtivo ou da cadeia de distribuição.

4. Como o problema de Gestão de Estoques é definido e qual é a conclusão ou preocupação descrita pelo autor?

O problema da gestão de estoques está relacionado ao dilema quanto o nível de estoque apropriado para a organização pública ou privada, em função do processo de produção, da disponibilidade de produtos para os clientes e dos grandes impactos financeiros no seu desempenho. O autor conclui que é preciso ampliar a abordagem dos estoques considerando os custos logísticos totais, uma vez que reduções nos estoques podem acarretar aumento de outros componentes do sistema logístico como: transporte, processamento de pedidos e vendas perdidas.

5. O que você achou de instrutivo na matéria de Luiz Fernando Ballin Ortolani?

O que eu achei de instrutivo na matéria de Luiz Fernando Ballin Ortolani foi a citação de indicadores que servem como parâmetros para se almejar uma gestão de estoques eficiente. Uma ferramenta que nos auxilia a ter um maior controle do estoque em questão.

 

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.1 Kb)   pdf (99.5 Kb)   docx (300 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com