TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Gestão Social em Administração Pública

Por:   •  30/4/2022  •  Resenha  •  476 Palavras (2 Páginas)  •  63 Visualizações

Página 1 de 2

DISCIPLINA: GESTÃO SOCIAL E ECONOMIA SOLIDÁRIA

ALUNO: GERMANO LUIZ DE OLIVEIRA

MATRICULA: 20113110366

POLO BRO-UFF-APU

ATIVIDADE AVALIATIVA 2/2

Gestão estratégica  é uma forma de gerenciar a empresa otimizando todos os seus processos para que se tornem mais eficazes e coesos com os objetivos da organização.

 Começou a ser usada em administração na década de 1950 com intuito de introduzir nas empresas uma nova perspectiva de futuro, por meio do conhecimento como expandir seus negócios e melhorar os níveis de desempenho. O ponto de origem   esta relacionado à melhoria do desempenho das organizações medindo pelo lucro (em termos absolutos) ou rentabilidade (em termos relativos) que as organizações empresariais buscam. A principal característica da gestão estratégica se funda na, racionalidade utilitária. Outra característica  e a existência de hierarquia.

Gestão Social

De acordo com Tenorio (2012) a "A definição de gestão social, vai estar apoiada na compreensão da inversão destes pares de palavras, bem como do conceito de cidadania deliberativa, que é a categoria intermediadora da relação entre os pares de palavras".

 Gestão Social é na realidade a gestão das demandas e necessidades dos cidadãos à Gestão das Ações Sociais Públicas e a politica social, os projetos são respostas a estas necessidades e demandas (Carvalho, 1999, Pg.19).

 Foram criados cursos, periódicos e eventos relacionados à gestão social no Brasil. A maior parte dos pesquisadores da área esta vinculada a rede brasileira de pesquisadores em gestão social, que organiza anualmente o encontro nacional de pesquisadores em gestão social-ENAPEGS (Oliveira; Cançado. Pereira, 2010; Cançado Tenório. Pereira, 2011. Cançado 2011).

Gestão Estratégica

-Ponto de partida, melhoria do desempenho;

-Racionalidade, utilitária/formal/instrumental/monológica;

-Relação, mundo do trabalho.

Gestão Social

-Tomada de decisão, balizada pelo interesse bem compreendido/ bem comum.

-Espaço, esfera pública.

-Benefícios, melhoria na qualidade de vida.

-Visão, complexidade/intersubjetividade.

O Brasil é um pais que tem uma das maiores carga tributária do mundo, por isso os administradores devem saber se é possível usar os conceitos de gestão estratégicos desenvolvidos para as organizações privadas.

O setor público enfrenta limites alguns intransponíveis, para implantar os instrumentos de planejamento estratégico utilizado pela iniciativa privada. O próprio processo de elaboração do planejamento estatal tem especificidades que o distingue das empresas.

Um dos aspectos fundamentais de toda a ação pública relacionada com o planejamento e a publicidade que deve ser observada por toda administração pública direta, indireta ou funcional de qualquer um dos poderes da União, dos Estados, do DF e dos Municípios.

Assim as organizações privadas, o setor público também tem de estabelecer prioridades, relacionar-se com o ambiente, inteirar-se com o cenário social, diagnosticar suas limitações explorar seus pontos fortes, desenvolver-se , e  calcificar a negociação, obter recursos e gasta-los de forma eficiente e planejar o seu futuro e o da própria sociedade.

No entanto, a cultura, as exigências legais, os componentes e o processo de elaboração, discussão e definição do planejamento no setor público diferem significativamente das organizações, fazendo com que abrangem estratégica no setor público seja diferente do paradigma da administração privada.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.5 Kb)   pdf (57.8 Kb)   docx (8.4 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com