TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Gestão da Qualidade

Por:   •  30/11/2020  •  Resenha  •  470 Palavras (2 Páginas)  •  84 Visualizações

Página 1 de 2

a) Suponha que seu superior imediato, ao saber que você concluiu com êxito este curso, lhe convidou para contribuir com a discussão a respeito da possibilidade de Implantação da Norma ISO 9001 na sua unidade militar. Sua missão será escrever um e-mail ao seu superior apresentando suas considerações de pós e contras sobre a ideia de Implantar a Norma ISO 9001 na sua unidade.

Como forma de assessoramento quanto à implantação da norma ISO 9001 na Escola de Aperfeiçoamento de Oficiais da Aeronáutica, segue abaixo o texto da mensagem contendo as minhas considerações acerca dos aspectos positivos e negativos desta empreitada:

Boa noite Comandante,

De forma a assessorá-lo acerca da viabilidade de implantação das boas práticas preconizadas pela norma ISO 9001, no que tange à qualidade dos projetos e processos relacionados à condução do Curso de Aperfeiçoamento de Oficiais da Aeronáutica, apresento abaixo os aspectos positivos e negativos relacionados ao emprego da referida norma.

Aspectos positivos:

Com a adoção das boas práticas de gestão da qualidade definias pela norma ISO 9001 seremos capazes de reduzir, consideravelmente, as não conformidades em relação à condução das atividades relacionadas ao Curso de Aperfeiçoamento de Oficiais perante às expectativas dos nossos principais clientes.

Além disso, será possível, por meio da adoção de ferramentas e metodologias amplamente confiáveis, reduzirmos os nossos custos operacionais, identificando e empregando novas técnicas e abordagens na condução dos nossos processos de produção, o que garantirá, ainda, a ampliação do desempenho da nossa organização.

Tal abordagem permitirá um melhor relacionamento da Escola com seus clientes, haja vista a ampliação dos valores agregados em nossas entregas, resultando, ainda, na melhoria da imagem e da reputação da nossa instituição de ensino, a qual irá se destacar positivamente perante as demais instituições de ensino de pós-formação da Força Aérea Brasileira.

Aspectos negativos:

Como principal aspecto negativo, ressalto a necessidade de incremento de despesas no planejamento anual da Escola, haja vista a necessidade da contratação de órgão externo para a realização de auditoria periódica, de forma independente, requisito primordial para a obtenção da certificação.

Além disso, observo o incremento, mesmo que apenas inicial, da caraga de trabalho da equipe de gestores atual, que terá que trabalhar na adequação de toda a documentação produzida pela Escola às exigências da norma ISO 9001, bem como, garantir, de forma continuada, a conformidade e a eficácia de toda a implementação dos procedimentos que compõem o sistema de gestão da qualidade da Escola, o que pode acarretar na necessidade de ampliação do nosso efetivo.

Considerações finais:

Com tudo isso, entendo que os benefícios obtidos com a implementação da referida norma superem, de longe, os aspectos negativos apresentados, sendo extremamente vantajoso para a EAOAR o emprego das boas práticas de gestão da qualidade, estabelecidas pela norma ISO 9001, mesmo que de forma gradual, até que alcancemos todos os requisitos necessários para a obtenção da certificação na mesma.

Respeitosamente,

Rogério dos Santos Ferreira Ten Cel Int

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.3 Kb)   pdf (61.3 Kb)   docx (8 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com